<$BlogRSDURL$>

30.4.02

Inter-fada: mito ou realidade?

Segundo a mi2g, a ciber-guerra travada entre Israelitas e Palestinianos está a provocar muitas baixas.

A notícia até parece ser credível, mas os poucos números revelados pela mi2g, uma firma de consultoria na área de segurança, revelam que os sites Israelitas sofreram um número de ataques comparável com o que se passa no nosso pacífico país.

Outras falácias são desmascaradas no excelente VMyths. A não perder!

É oficial: Klez é o vírus mais activo de sempre

Segundo a Panda Software, 7% dos PCs ligados à Internet estão infectados com o vírus Klez - um número espantoso que nem os famosos Nimda e SirCam conseguiram atingir.

Eu acredito plenamente neste valor, apesar de vir duma firma que produz anti-vírus. Todos os dias recebo meia-dúzia de Klez oriundos dos mais variados remetentes: desde a redacção dum programa de TV até vários revendedores de informática.

"Be careful. It's a jungle out there"

Campeonato do Mundo: cibernautas a ver navios

Ao contrário do que se esperava, os jogos do Campeonato do Mundo de Futebol não vão ser transmitidos pela Internet. A KirchSport, proprietária dos direitos, apenas vai disponibilizar resumos de 4 minutos 2 horas depois do final dos encontros.

Os interessados nos resumos terão que pagar 19,95 dólares e, além dos resumos, terão acesso a entrevistas, documentários, etc.

29.4.02

Calcule a sua pegada ecológica

Um termo que apareceu recentemente nos media, a "pegada ecológica" determina a área necessária para garantir a subsistência dum país, cidade ou indivíduo.

Nesta página pode calcular a sua pegada. No meu caso, descobri com algum embaraço que são necessários 4.9 hectares para me suportar. Se todos fossem como eu, seriam, necessários 3 planetas Terra :-|

Microsoft considera compra da ITV

Após um grande entusiasmo no seu lançamento há cerca de dois anos, a ITV Digital encontra-se à beira da falência e a Microsoft, entre outros, está a estudar a hipótese de compra.

Relembro que a ITV detém o monopólio em Inglaterra das emissões de TV digital terrestre (DVB-T). O desinteresse do público pela TV digital e interactiva a somar ao negócio desastroso de compra dos direitos de transmissão da Liga Inglesa levaram ao descalabro financeiro da firma.

Será esta uma antevisão do que pode vir a acontecer no nosso país?

28.4.02

Olimpiadas à Portuguesa

Desde há alguns anos que Portugal está a considerar a hipótese de organizar os Jogos Olimpicos.
Uma das vantagens dos organizadores consiste na nomeação das chamadas modalidades de demonstração que, caso sejam um sucesso, passam a figurar no calendário olimpico.

O Comité Olimpico Português não perdeu tempo e tem já pronta a lista de modalidades a propor. Consulte aqui.

27.4.02

Sim á energia do Atomica

Calma! Estou apenas a referir-me ao excelente software Atomica que consiste num sistema pericial pessoal.

Basta introduzir uma expressão (em Inglês) que o software devolve o sinónimo, tradução para outras línguas, faz uma pesquisa na Web e tudo o mais que consiga descortinar sobre a mesma. A ideia não é nova mas a base de dados do Atomica parece ser bastante boa.

26.4.02

Você pode ser um criminoso!... (e ainda não o sabe)

O sindroma Big Brother pode atingir novo máximo caso o sistema Cromatica seja aplicado em campo.

Segundo os criadores, o sistema permite identificar situações de criminalidade ANTES destas acontecerem. Traduzindo por miúdos: um programa analisa uma série de TVs de circuito fechado e tenta descobrir algum movimento ou aglomeração fora do normal.

Como a vida imita muitas vezes a ficção, vai estrear em breve o filme "Minority Report", adaptação dum livro de Philip K. Dick interpretado por Tom Cruise, que fala exactamente dum vulgar cidadão que é julgado por um crime que ainda não cometeu.

Anti-virus com 36MB?!

Quando pretendi substituir o meu velhinho e fiel anti-virus Innoculate, fui à casa da McAfee testar o novo VirusScan.

Comecei o download da versão de testes mas... nunca mais chegava ao fim. Reparei então que a $%$%$% do anti-virus tem a gigantesca dimensão de 36MB - o equivalente a duas horas de download num modem analógico!

Não sei que coisas espantosas e inesperadas este software faz para justificar tanto espaço - as definições de vírus não ocupam sequer um décimo desse valor. Depois de guardar durante anos o McAfee numa única disquete, recuso-me a ser cúmplice neste caso grave de bloatware!

Carros voadores ganham velocidade

Desde há várias décadas que o nosso imaginário de futuro envolve carros voadores. No entanto, apesar da viabilidade técnica, inúmeros problemas têm evitado a sua chegada ao mercado.

Neste momento quem parece disposto a arrancar é a Moller com a sua linha de SkyCars. Por exemplo, o topo de gama M400 tem levantamento e aterragem verticais, velocidade máxima de 600 Km/h, altitude máxima de 10 mil metros e um consumo de 15 litros por 100 Km.

Os carros ainda se encontram na fase de certificação das autoridades aeronáuticas mas a firma já aceita encomendas de pequenas dimensões.

24.4.02

Delaware: assassinios com patrocinadores

Segundo a Salon, as finanças do Estado de Delaware (EUA) estão de rastos. A crise é tal que o Estado se viu na contingência de suspender as mortes dos condenados à pena-capital!

Para não adiar por muito mais o envio dos criminosos para o Céu ou Inferno, o Estado tenciona receber contribuições de firmas para financiar o seu sistema judicial ("esta execução tem o patrocínio do detergente X - mata mais pretos")!

Recorde-se que Delaware é um paraíso fiscal e nele têm sede metade das 500 maiores firmas dos país.

Bem-vindos ao Século XXI...

Mozilla: balanço da 1º semana

Desde que passei a usar o browser Mozilla, os crashes passaram a ser um problema do passado.

Continuo impressionado com a rapidez e a quantidade de "features" ao dispor dos utilizadores. Apenas me desiludiu a parte de compatibilidade com o Internet Explorer que, em um ou dois casos, não é perfeita.

Já desinstalei do disco o Netscape e, quando tiver coragem, tratarei de operar a autêntica operação de alto risco que é desinstalar o IE :-|

Body Mouse dá um novo sentido à palavra "ergonomia"

Não via tanto mau gosto desde a boneca do Bin Laden ou as estátuas de Jesus desportivo. O rato Body Mouse é revoltante. Repugnante. Um Hino ao Mau Gosto.

É por essas razões que, se um dia chegar ao mercado, EU QUERO UM :-)

23.4.02

Le Pen: alguém se esqueceu dele

Os domínios lepen.com, lepen.org e outras variantes pertencem a cyber-squatters que têm os domínios à venda por módicas quantias que vão dos 3 aos 5000€.

Este é um sinal da crise na Internet. Nos bons velhos tempos já alguém estaria rico e/ou o site pertenceria a uma organização anti-Le Pen. Assim resta-nos enviar as nossas ofensas e insultos no pouco-intuitivo site oficial.

Ateus, pagãos e comunistas: eis os informáticos

Neste artigo do "estudioso" Dr. Richard Paley estão uma série de argumentos contra a proliferação da teoria da evolução.

Para quem gosta de informática, tem particular piada a parte sobre os Mac onde os "consumidores são convencidos a aceitar o Darwinismo". Razões? O sistema operativo tem o nome de código Darwin e o próprio nome da firma tem conotações com o pecado original da Biblia.

Ah! E os informáticos são todos ateus enquanto a comunidade Open Source é toda composta por comunistas. Mas isso já todos sabiamos :-)

Apesar de este ser um artigo supostamente sério, é de partir o coco a rir. A estupidez humana não tem limites.

Digitalize a sua escrita!

Chama-se Anoto e é uma tecnologia que consiste numa caneta que memoriza o que escreve. Ou seja, digitaliza tudo o que for escrito com ela. EU QUERO UMA!

Mas a espantosa caneta não se fica por aqui! O conteúdo da sua extensa memória pode ser despejado para um computador através dum interface sem fios Bluetooth. A caneta permite também o envio de gatafunhos por SMS e fax.

Infelizmente, esta utilissima maravilha tecnológica só se encontra à venda na Suécia :-|

22.4.02

Programa do Governo: "Improviso e Desconchavo"

Foi com esta expressão que Rui Jorge Cruz, director do suplemento de Computadores do Público, classificou as propostas deste governo para a Sociedade de Informação.

Concordo em absoluto com o contéudo do artigo que pode ser lido aqui.

Avizinham-se dias negros para a Sociedade de Informação ´tuga :-(

Creative actualiza Jukebox

Ao fim de pouco mais de seis meses sobre a última versão, a Creative lançou outro modelo da popular Jukebox.

A Jukebox 3 tem como novidades um disco de 20GB (8000 faixas de áudio MP3), baterias de iões de lítio, menores dimensões, ligação ao PC por USB e FireWire, etc...

Uma análise da maquineta está aqui.

Os mosquitos (também) preferem as louras

Um estudo científico concluiu que os indesejáveis insectos preferem as pessoas com um cabelo claro, em especial as louras. Os mosquitos parecem também preferir as mulheres aos homens (carne mais tenra? :)

As conclusões do estudo podem ser consultadas aqui.

20.4.02

Read all about it!

O jornal semanal "The News" fala sobre os principais acontecimentos nacionais em língua inglesa.

Como os redactores são estrangeiros, é curioso verificar as diferenças para com os media Portugueses, quer em termos de selecção de artigos, quer em termos de redacção.

19.4.02

Pesca grossa

Neste artigo do Washington Post falam duma solução simples e barata para o combate ao roubo de automóveis: plantaram no meio da cidade um carro com localização por GPS e corte remoto do motor.

Depois, é só esperar que os meliantes mordam o isco e apanhá-los com a boca na botija :-)

Quando o dia é fraco...

É difícil ser-se jornalista em dias em que não se passa nada. Daí, nesses dias, promoverem-se a notícia certos acontecimentos que em dias normais nunca apareceriam.

Vem isto a propósito deste destaque dado pela Lusa ao trabalho dum investigador Português que pretende associar metáforas ao comportamento das redes.

Além de ter um interesse muito relativo, já tinha aparecido em revistas há alguns meses...

18.4.02

Linux "à Portuguesa" nas bancas

A distribuição Portuguesa do sistema operativo Linux da Caixa Mágica vai ser distribuido gratuitamente junto com a revista Exame Informática.

Esperemos que o esforço de Paulo Trezentos & Ca. dê frutos e, já agora, que o Executivo de Durão encare este produto 'tuga como uma solução para poupança na despesa pública.

Desculpe, o seu Palm dança?

O trabalho dum coreógrafo e programador resultou num programa de sapateado para os populares Palms.

O Tap consiste num software onde "reside" um aprendiz virtual de sapateado que vai aprendendo com as sessões de treino "ministradas" pelo utilizador. Ao fim dum tempo, o personagem torna-se um profissional do seu mister e pode improvisar coreografias de grande qualidade e sentido estético (pelo menos é o que dizem no site :)

O mais interessante é que vários "dançarinos" podem comunicar por infra-vermelhos as suas coreografias e experiências. Podem mesmo chegar ao ponto de efectuar coreografias sincronizadas entre si.

Arte ou mera curiosidade técnica? Cabe a cada um decidir...

Microsoft sem fios

A MS vai vender teclados e ratos sem fios com a tecnologia Bluetooth.

Apesar de ter graves divergências com o software deles e com a sua conduta empresarial, reconheço que fazem sempre um óptimo trabalho quando produzem hardware. O meu fiel MS IntelliMouse óptico é prova disso.

Quanto a produtos sem fios, só podem ser boas as tentativas de diminuir a confusão de cabos que existe à volta dos PCs :-)

Domínios: cinco meses sem actualizações?!

Os domínios .com, .org e .net expirados não foram retirados da base de dados global pelo menos durante cinco meses. A prova: um domínio que queria registar encontrava-se expirado desde 17 de Novembro passado e só nesta semana ficou livre.

Acrescente-se que o domínio em questão pertencia ao famoso cyber-squatter, NameZero, e, após o meu pedido, o registrar deles (Verisign) disse-me que teria de lhes pagar os 50 dólares para obter o domínio! (Disclaimer: note-se que não sei se o atraso na retirada de domínios expirados se aplicou a toda a Internet ou só à Namezero.)

A este facto junte-se a tremenda confusão de transferência de domínios entre registrars, onde todos impõem regras e preços diferentes, e chegamos à conclusão que algo tem de ser mudado. FWIW, já expressei o meu repudio à ICANN >:-(

17.4.02

Anacom vs. PT: Parte II

A Anacom determinou que a PT Comunicações vai ter de descer o preço das linhas dedicadas. As descidas vão desde os 9% para circuitos de baixo débito até aos 47% no caso dos backbones (usado por grandes firmas e outros operadores).

Esta medida só peca por ser tardia. Não se compreende que tenhamos das linhas dedicadas mais caras da Europa!

Vamos a ver se a actual direcção da Anacom se vai conseguir aguentar no seu lugar durante muito mais tempo...

Governo analógico?

Segundo o jornal Público, as vintes apostas fortes deste Governo têm uma coisa em comum: ignoram as tecnologias de informação! A única excepção vem numa brevissima referência à modernização do Estado.

Parece confirmar-se a noção que o PSD e o PP não têm ideias para esta área que, aliás, creem não ser importante. Espero que as acções futuras me contradigam.

Media Capital fecha cinco revistas

A Media Capital acabou ontem com cinco revistas, das quais duas são da área informática. Sem trabalho ficaram 25 pessoas, a maioria jornalistas.

Não há memória duma firma fechar tantas revistas duma vez e, numa situação normal, seria indicador de graves problemas financeiros.

Parece que a estratégia do Paes do Amaral é ficar apenas com a TVI, as rádios e uma ou outra revista de referência.

A continuar a tendência de fecho das revistas de informática e Internet, dentro de pouco tempo nas bancas apenas estarão as revistas Españolas e Brasileiras :-|

16.4.02

Email? Para que serve?

Neste artigo do Gildot está uma hilariante estória dum moço que enviou um email a perguntar qual o endereço de email dum secretário de Estado e recebeu a resposta passadas 3 semanas... por carta!!!

Este episódio é demonstrativo da ignorância duma camada da população do papel da Internet na dinamização da comunicação (e, já agora, na poupança das despesas). O grave é os mal-informados estarem no Governo.

Vejamos que novos ventos sopram de direita...

ICP/Anacom obrigou PT a descer preços

Mais uma vez o orgão regulador foi contra os interesses da Telecom ao obrigar a descidas até 18% nos preços de interligação com os outros operadores.
Ficamos por saber se estas descidas se vão reflectir nos preços junto do consumidor.
Aliás, os preços dos fixos da PT aumentaram o ano passado mas pouca gente notou porque só se interessa pelo seu telemóvel :-|

Mozilla: à primeira é de vez?

Instalei ontem à noite o Mozilla RC1 (está aqui).
Superou as minhas expectativas: é muito rápido, estável e, aparentemente, é 100% compatível com o IE - inclusivé com o blogger.
Claro que o browser pode ser complicado para iniciados, mas finalmente existe um browser que não parte do princípio que somos todos Americanos parolos.

Algumas das novas features:
- Várias páginas numa só janela (rrrrápido!)
- Controlar a abertura de novas janelas (iupi!)
- Gestor de passwords decente
- Arranque rápido (um dos problemas do Netscape 6)
- Bloquear downloads de imagens de certos sites
- Etc, etc, etc...
Experimentem que vale a pena!

15.4.02

Maluco, doido, estranho... Eis o Madville

Este site de referência contém entradas dos seus utilizadores para os sites e notícias mais estranhas e inúteis de toda a Web. Altamente viciante!

Algumas "pérolas" de hoje:
- Second jellyfish victim dies
- Four-year-old sneaks out of bed to visit pub
- Zoo bans its crocodiles from having sex
- Ever wondered why some support techs appear to be stupid?
- Rich and single women on increase ;-)

Fronteira Electrónica... cadê?

Parece que fui o primeiro a mencioná-lo em público mas o site da Fronteira Electrónica desapareceu. Em vez dele está o site do que parece ser um cyber-squatter de Hong Kong. Misterioso... Vou ver se consigo descobrir o que se passa.

Hmmm... Sê bem-vindo ao meu blog, blah, blah, blah... yada yada, yada

Afinal, criar o blog não deu trabalho nenhum. Só não gostei de ter de usar o IE pq. no Netscape é mentira... >:-(

Pelos vistos, a Microsoft conseguiu convencer os webmasters que têm o monopólio dos browsers. Isso é mau!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?