<$BlogRSDURL$>

25.2.08

Blu-Ray: a última rodela de 12cm? 

Depois de ganha a batalha pelo sucessor do DVD, começam a aparecer as notícias sobre os possíveis sucessores do Blu-Ray na categoria "rodela de 12 cm".

Mas será que haverá sucessor? Mesmo a impressionante capacidade máxima de 50GB dos discos Blu-Ray parecem raquíticos quando estão à venda cartões de memória flash do tamanho duma unha com dezenas de GB. E, por outro lado, as desmaterialização dos filmes vai ser uma realidade com o surgimento de leitores que fazem o download directo de filmes - quer os estúdios gostem quer não.

Os primeiros sinais desta mudança estão aí: já se podem comprar gravadores de vídeo que lêem e gravam em pens USB e a nova geração de consumidores já está habituada a produtos culturais imateriais não fazendo questão de ter um móvel cheio de caixas de plástico empoeiradas.

Junte-se a isto tudo o facto dos discos se riscarem com facilidade e a notória falta de fiabilidade e curta duração dos actuais discos DVD graváveis e deixa de fazer sentido manter o formato de rodelas de 12cm por muito mais tempo.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?