<$BlogRSDURL$>

17.8.07

Blogosfera: o último reduto da liberdade de expressão? 

A blogosfera é muitas vezes atacada por ser pouco fiável, amadora, manipulável e fonte inesgotável de mentiras e rumores. É um facto que esse é o retrato de uma parte da blogosfera.

Cabe aos cibernautas usarem a cabeça a filtrarem os blogues e autores que lhe merecem mais atenção tendo sempre em atenção qual a mensagem que o autor quer transmitir e qual a sua motivação para o fazer.

O outro lado da blogosfera, aquele que raramente é retratado na comunicação social que prefere "sangue", é o facto de esse ser o meio mais democrático que existe para transmitir ideias. Qualquer um pode fazer a sua voz ouvida. É por isso um poderoso instrumento que fiscaliza e polícia alguns poderes, sobretudo a Comunicação Social e o Político que vêm as suas actividades escrutinadas a pente fino.

Um exemplo recente cá em Portugal foi o trabalho do Zero de Conduta que revelou a manipulação da Wikipedia em computadores do Governo a propósito da licenciatura de José Sócrates. Pode-se não gostar da tendência política do autor mas factos são factos e estão disponíveis a todos.

É para isto que serve a blogosfera!

Etiquetas: , ,


11.8.07

Chegou a silly season 

Deve ser do calor...

Etiquetas: , , , ,


3.8.07

AdC: o xerife que vai acabar com a coboiada? 

Finalmente! A PT apanhou com uma multa de 38 milhões de Euros por não permitir o acesso dos concorrentes a condutas dando razão a inúmeras queixas dos concorrentes. E as multas não vão ficar por aqui: a PT foi declarada culpada no caso das pré-selecções ilegais.

Mas não se pense que a PT é o mau da fita e os outros operadores de telecomunicações são uns coitadinhos incapazes de fazer algo pouco ético. Pelo contrário, parece que vivemos no Oeste Selvagem sem leis onde vale tudo para obter lucros e tramar a concorrência. E nós, consumidores, apanhamos por tabela!

Confiram as diversas acusações que as empresas da área têm sido alvo de forma recorrente: publicidade enganosa, serviço de má qualidade, cobrar tráfego a mais, cobrar por serviços que não foram contratados (aconteceu-me a mim por duas vezes) ou vendedores duma firma a fazerem-se passar como sendo de outra firma. Resultado: 17 mil reclamações de consumidores só em 2006!

Esperemos que a Autoridade da Concorrência - que até agora tinha tido um papel muito apagado na regulação do mercado - ganhe coragem e nos convença que não vivemos num país com o Capitalismo mais selvagem do Ocidente. A bem do funcionamento do mercado, a bem dos consumidores e a bem de Portugal.

Etiquetas: , , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?