<$BlogRSDURL$>

31.5.02

O meu primeiro MMS

Como os operadores começam a tentar convencer os seus clientes que o MMS é o que há de melhor desde a invenção do lápis de côr, decidi experimentar o serviço.

Como o meu telemóvel é um todo-o-terreno com tracção às 4 rodas (ver aqui), arranjei o software adequado na Electric Pocket e combinei uma troca de MMS com um amigo dono dum T68 ainda a cheirar a novo.

Já que estávamos perto um do outro, decidimos trocar os MMS por infravermelhos em vez de pagar uma pequena fortuna ao operador.

Tudo correu como esperado mas o efeito-novidade desapareceu ao fim das primeiras 3 ou 4 mensagens. SMS volta, estás perdoado!

Como não me considero o consumidor médio, isto não significa que vaticine um futuro negro para o MMS. Mas, como os operadores descobriram com o WAP, demasiado hype pode ser prejudicial!

Kartoo: um novo conceito de pesquisa

Após ler uma dica no Gildot, fui consultar o revolucionário mecanismo de pesquisa Kartoo já em língua de Camões.

Para quem não conhece, o Kartoo é um meta-mecanismo de pesquisa que apresenta os resultados duma forma gráfica e agrupados por conceitos. O site é especialmente adequado a quem apenas tem uma vaga ideia do que pretende. Para outros usos, o Google continua a ser imbativel.

Telemóvel mais importante que a carteira

A relação afectiva das pessoas com o telemóvel atingiu niveis inesperados. Segundo a T3, um estudo revelou que. se tivessem que optar, 72% prefeririam perder a sua carteira do que o seu telemóvel!

Outras das conclusões do estudo revela que três quartos das pessoas usam SMS em vez de voz para as chamadas mais "complicadas" :-)

29.5.02

JetNet premeia os habitués

Um sinal da falta de conteúdos Portugueses é consultar a lista de nomeados para os troféus JetNet promovidos pela Telepac.

Além das últimas três edições terem quase os mesmo nomeados, muitos dos recém-premiados são repetentes. Um sinal da fragilidade da nossa Internet que não é de agora :-(

Feira do Livro também online

Em simultâneo com a abertura da Feira do Livro de Lisboa, a editora Gradiva abriu a sua II Feira do Livro Online.

No espirito da feira real, todos os livros são vendidos com desconto. Um exemplo a seguir pelas outras editoras...

CD entra no top antes de ser lançado!

O último CD do artista Eminem apareceu em 2º lugar de popularidade no top da Gracenote mesmo antes de ser lançado!

A Gracenote compila o seu top a partir dos acessos à sua base de dados CDDB que contém a lista de faixas de milhões de CDs. Como a consulta é feita quando alguém mete um CD de áudio no PC, conclui-se que o trabalho do Eminem anda a circular antes de aparecer nas lojas!

Mais detalhes aqui.

28.5.02

Envie um telemóvel de boas festas

Brevemente, em vez de enviar anacrónicos cartões de Boas Festas, poderá enviar um telemóvel, conforme se pode ler aqui.

O telemóvel descartável só pode ser usado uma vez e permite ligação apenas para o número do remetente podendo emitir uma mensagem pré-gravada no seu primeiro (e único) uso.

Biblia dos atendedores

Os atendedores de chamadas são das invenções mais irritantes de sempre. Para obviar o incómodo de ter que falar para uma máquina, algumas das mensagens de abertura optam pelo uso do humor. Neste site está uma colecção de algumas das melhores e mais populares.

27.5.02

Guerra dos Browsers não acabou?

Após ganhar uma luta aguerrida com a Netscape, o browser Internet Explorer dominou o mercado durante anos. Tudo leva a crer que a proclamação de vitória da Microsoft terá sido precipitada...

As críticas positivas de velocidade e características do Mozilla 1.0 e Netscape 7.0, o abandono do IE pela America Online e os insistentes rumores que a Apple vai produzir um browser próprio são fortes sinais que o futuro do IE pode ser mais negro do que seria de prever há pouco tempo.

Ainda por cima, a Microsoft viu-se obrigada a lançar uma actualizaão para o Windows XP que permite substituir o IE por browsers alternativos de forma a cumprir as directivas do acordo obtido no julgamento anti-monopólio.

Há água em Marte!!!

Finalmente uma boa notícia vinda de Marte: foram descobertas enormes quantidades de água no estado sólido junto à superfície do planeta, de acordo com BBC.

Segundo as estimativas da NASA, caso o gelo fosse descongelado, cobriria a superfície do planeta com um oceano com 500 metros de profundidade. Caso a sonda Mars Polar Lander não tivesse sido destruida na aterragem, teria decerto descoberto o depósito de água logo nos primeiros instantes.

A confirmar-se a notícia, parece inevitável uma viagem tripulada ao planeta nas próximas duas décadas!

Bush planeia guerra ecológica

Segundo o Observer, os militares dos Estados Unidos estão a planear outras formas de fazer guerra minimizando os riscos para a suas tropas.

Uma das soluções é o uso de bactérias que devoram o combustivel ou as munições do inimigo. Em estudo está também o uso de spray de Valium... para acalmar o inimigo :-)

24.5.02

Preso inocente obrigado a pagar estadia!

Esta notícia da BBC não tem nada a ver com tecnologia mas é tão insólita que merece uma menção.

Um coitado passou onze anos numa prisão Britânica por um alegado assassínio até que um tribunal de apelo o declarou inocente. Como se isto não fosse mau, o homem recebeu uma factura de mais de 37 mil libras pela comida e quarto tão generosamente cedida pelo Governo de Blair durante esses longos anos!

Os prevaricadores podem estar descansados: o Governo de Sua Majestade não cobra pela estadia pelos presos justamente condenados, só aos inocentes! Sem comentários...

Informação não redundante

A autor do Useless Information garante que tudo o que aparece no seu site é verídico e foi devidamente investigado.

Não sei se acredito nisso em todos os casos mas uma coisa é verdade: dá muito prazer ler algo sobre alguns dos acontecimentos mais estranhos que alguma vez aparecerem na net :-)

23.5.02

Fim dos Ficheiros Secretos

Ao fim de 9 temporadas, Chris Carter decidiu acabar de vez com a popular série televisiva de culto X-Files.

O último episódio foi transmitido nos dias 19 e 20 nos Estados Unidos. Nas newsgroups foram mencionados alguns pormenores do espectacular final onde os indecisos Scully e Mulder juntam os trapinhos de vez!

Jogos da vida real

Imagine a situação: atravessa a estrada, dobra uma esquina e aparece-lhe um zombie pela frente. Agarra na sua espingarda de canos rasos e parte-o em pedaços. Anda mais uns metros e descobre uma grande concentração de monstros. Como não tem munições que cheguem, decide voltar atrás e tomar outro caminho para o seu escritório.

Não, isto não é ficção nem o argumento de nenhum filme. Trata-se apenas do que pode acontecer a quem jogar Arquake!

Consulte na página as outras aplicações para esta tecnologia além dos jogos projectadas para os chamados "wearable computers".

22.5.02

Manifesto pelos direitos dos cronofóbicos!

A discriminação por qualquer razão é sempre eticamente condenável. É o que acontece aos cronofóbicos, como eu, quando somos preteridos em favor daqueles que não padecem deste "mal".

O que é a cronofobia, perguntam? Em bom Português, é o que padecem todos aqueles que se deitam e levantam tarde ou não conseguem manter um horário de trabalho estável.

Um primeiro manifesto pelos nossos direitos está nesta página onde também aparecem casos paradigmáticos da exclusão a que somos sujeitos.

Dell contrata prisoneiros

A crise nas T.I. não está para brincadeiras. Para reduzir custos as firmas têm despedido pessoal ou "deslocalizado" fábricas dos países ditos civilizados para outros com mão-de-obra mais barata. O fabricante Dell teve outra ideia: contratar prisoneiros, como se pode ler aqui.

Curiosamente, esta notícia apareceu no mesmo dia em que a mesma Dell despediu 150 trabalhadores na sua fábrica na Irlanda (vidé notícia).

Será que, a pretexto da taxa de desemprego dos autóctenes, depois dos movimento anti-emigração, passaremos a ter protestos contra o trabalho dos detidos?

Nigéria prende autores de fraude por email

As autoridades prenderam seis responsáveis por actividades fraudulentas por email. Os pormenores estão aqui.

O esquema é sempre o mesmo: por razões variáveis, alguém precisa de movimentar legalmente dezenas de milhões de dólares para fora do país e são necessários voluntários que disponibilizem a sua conta bancária para depositar o dinheiro temporariamente. Em contrapartida, os remetentes gratificam principescamente a colaboração com alguns milhões de dólares. Os tolinhos que acreditam que alguém desconhecido lhes vai dar esse dinheiro são depois obrigados a pagar despesas que podem chegar às centenas de milhares de dólares!

Recebo com frequência emails deste género e confesso que costumo lê-los, ao contrário do resto do spam, dado o seu valor humorístico. É de louvar a atitude das autoridades Nigerianas quando outros países ignoram este problema. Por exemplo, em tempos recebi um email dum suposto ex-secretário de Estado Espanhol!

Arruaceiros, bêbados e violentos: eis os empregados da Vodafone

Não acabou bem a festa que a Britânica Vodafone promoveu aos para os seus 10 mil empregados. De acordo com este artigo da Silicon.com, os vizinhos queixaram-se do barulho da festa, das cenas de pancadaria e dos estragos provocados pelos convivas. A polícia foi obrigada a intervir prendendo dois indivíduos.

Pelos vistos não são só os estudantes que se excedem. Até os "gravatinhas" gostam de divertir... sem limites :-)

21.5.02

Quando os negócios dão para o torto

Não foi só a Enron que acumulou erros de gestão. Mas honra lhes seja feita porque estão no primeiro posto dos 101 momentos mais patéticos do mundo dos negócios.

Nessa página estão listados erros hilariantes. Um dos meus preferidos foi uma loja de vestidos que, para aumentar as receitas rotulou os seus trapos dois números acima!

Desproteger CDs... com um marcador!

De acordo com este artigo, a desprotecção dos novos CDs áudio anti-cópia resume-se a usar um marcador ou fita cola na parte exterior do CD!

A protecção aplicada a alguns CDs para evitar cópias piratas fez com que o seu conteúdo não seja lido correctamente pelos computadores e, no caso dos Macs, chega mesmo ao ponto de bloqueá-los. Como a protecção se situa na pista exterior do CD, basta ocultá-la para ultrapassar o problema! Assim já podemos fazer uma cópia de segurança para uso pessoal consagrada na lei.

20.5.02

Insanidade intelectual

A Pangea Intellectual Properties (não tem website!) afirma que virtualmente todos os sites de comércio electrónico usam tecnologias por si patenteadas na área de criação de apresentações com texto e gráficos e nas transacções online.

Para começar, os advogados da firma processaram 11 firmas de pequena dimensão mas crêm ter argumentos legais para atingir milhões de sites Web.

As patentes mal atribuídas são um problema crónica da Internet mas que raramente chegam aos media dado que as firmas ameaçadas de processos preferem pagar os direitos de autor sem grande alarido.

eBay leiloa viagem à Estação Espacial

Neste leilão da eBay, os licitantes podem candidatar-se a uma "viagem" à Estação Espacial Internacional.

Neste momento, faltam menos de 4 dias para o término do leilão e o item pode ser adquirida por 1,1 milhões de dólares - uma pechincha que nem paga a gasóleo ;-)

Para quem se interessa pelo pormenores, o leilão é duma viagem virtual, ou seja, o vencedor tem um treino igual aos turistas espaciais, veste o fato espacial, experimenta ausência de gravidade e... volta para a casa. Pelo preço não se pode esperar mais, né?

17.5.02

Identificado novo perigo para a saúde!

Segundo este artigo da Ananova, foi identificado um novo perigo para a saúde dos homens.

O problema parece afectar 40% dos homens entre 27 a 40 anos e os danos causados ao bem-estar do indivíduo são dramáticos embora ainda não conhecem vitimas fatais.

Viver do ar

A Mobilewise vai anunciar para a semana um novo tipo de bateria para PDA que se recarrega através do ar!

Caso corresponda às expectativas, este produto tornará obsoletas as pilhas e baterias dos dispositivos móveis. A firma não abriu o jogo quanto à tecnologia usada mas levantam-se duas hipóteses: geração de electricidade através dos campos magnéticos no ar ou, solução menos revolucionária, trata-se duma célula de hidrogénio.

Dia Mundial das Telecomunicações

Celebra-se hoje o dia Mundial das Telecomunicações. Para nos aperceber-mos de como esta tecnologia mudou radicalmente o mundo, recomendo a leitura duma das inúmeras histórias das telecomunicações presentes na Web.

Como é costume, não encontrei nada decente na nossa língua, pelo que aconselho a leitura desta página criada por um grupo de estudantes alemães (o texto é em inglês).

16.5.02

O rap da Guerra das Estrelas

Hoje e amanhã estreia em 74 países o Episódio II da Guerra das Estrelas - outro número para o livro dos recordes.

Para comemorar o evento, nada como ver o excepcional rap da Guerra das Estrelas. Trata-se duma animação em Shockwave com uma hilariante banda sonora.

Ponha o seu browser em ecran inteiro (F11), ligue as colunas e aguarde pelo carregamento da animação. Vale bem a pena!

Maneiras hi-tech de destruição

A RAND lançou um relatório onde se mencionam novas formas de atacar..., perdão!..., "defender-se" do inimigo a partir do espaço.

As principais conclusões estão aqui e são de deixar qualquer militar a babar-se por ter alguns destes "brinquedos". As novas armas vão desde o conhecido laser instalado no espaço até ao menos nobre "Kinetic Energy Anti-Satellite", eufemismo para um satélite que atira calhaus aos satélites do inimigo.

15.5.02

É oficial: os teclados são nojentos!

Segundo esta notícia, os teclados de PC conseguem estar mais impregnados de bactérias do que as tampas de sanita! Só mesmo os telefones os conseguem ultrapassar em sujidão.

Uma solução para resolver o problema é alterar de todo a definição de teclado, optando por uma destas alternativas:
  • Um teclado de limpeza fácil (ver aqui)
  • Um teclado virtual projectado em qualquer superfície (ver aqui ou aqui)
  • Esquecer completamente o teclado e usar apenas o movimento das mãos! (ver aqui)

Aerogel entra nos livros dos recordes

Segundo este artigo, o Aerogel entrou para o livro dos recordes como o sólido mais leve.

O aerogel consiste em 99.8% de ar sendo o restante dióxido de silício e areia. O seu peso é de apenas 3 miligramas por centimetro cúbico - 2 miligramas menos que a versão anterior do sólido.

Dado o seu pequeno peso, a substância é usada sobretudo na indústria aero-espacial e bem recentemente passou a ser usado na nave Stardust como um género de caixa onde são acumulados resíduos de poeira estelar.

Multa para quem não usa a Internet?

O Cancheler do Reino Unido está a preparar uma lei onde é aplicada uma multa às firmas que não enviem as declarações de impostos pela net.

A medida é controversa e tem gerado acesas discussões. Na minha modestissima opinião, em tempos de vacas magras, acho admissível que se incentivem os consumidores a usar serviços que permitem poupar dinheiro ao Estado. Como em qualquer outro ramo, o preço dum produto deve corresponder ao custo em produzi-lo. Em vez das eternas filas nas Repartições de Finanças, é mais agradável e rápido para todos se se usar a net.

Cá em Portugal poderia passar-se o mesmo: deveria haver vantagens palpáveis para quem enviasse as declarações de impostos pela net.

14.5.02

Um relógio muito comunicativo

Apesar do nome, o novo relógio hi-tech da Fossil comunica directamente por infra-vermelhos com os PDA!

Agenda, alarmes, contactos, memos e muito mais passam a ficar acessíveis no seu relógio (apesar de não ser mencionado no site, creio que também dá as horas do dia :)

:-P Nham, nham... que suculento naco de tecnologia... EU QUERO UM!

Cinema digital em ponto-morto

Quando se comprometeu a fazer a prequela da "Guerra das Estrelas", George Lucas anunciou que o Episódio 2 apenas seria visto nas salas de cinema com projectores digitais do tipo DLP.

No entanto, na estreia do "Ataque dos Clones" apenas 23 salas nos Estados Unidos vão usar esta dispendiosa tecnologia. Apesar da instalação dispendiosa, o processo torna muito mais barato projectar um filme: o filme é enviado por satélite para as salas de cinema tornando obosoletas as caras fitas.

Museu de comida de avião

Ele há cada ideia. Chateado com a qualidade da comida a bordo dos aviões, um homem de negócios decidiu abrir um site com fotografias dos menus que podemos encontrar a bordo das mais diferentes companhias aéreas.

Conclusão a tirar: quase todos têm igualmente um aspecto desalador - tirando as honrosas excepções da Thai Airways, Austrian Airlines e dos voos do Concorde.

13.5.02

Acabou a ficção científica em Português :-(

Segundo este post do Gildot, acabou a Caminho Azul - a última colecção de livros de ficção científica na língua de Camões.

A partir de agora quem quiser ler sci-fi tem de saber Inglês :-(
Como disse a propósito o autor João Barreiros com algum pertinência:
"Viva o easy reading! Vivam as vozes das tias loucas! Vivam os romances onfálicos, o Paulo coelho e a Suzana Tamaro. Porque para nós, acabou-se."

Infelizmente, não é só nos livros que se assiste a uma "estupidificação" dos consumidores. A ciência é preterida em favor da pseudo-ciência (veja-se o atenção mediática em torno dos astrólogos e outras fraudes); em vez de TV de qualidade, preferem-se as novelas da vida real e outros subprodutos sem o mínimo de qualidade; etc, etc, etc...

Em vez de acabar com um canal da RTP, este governo deveria abrir um canal de Cultura e Ciência com carácter de urgência. Estamo-nos a tornar num povo rasca!

IBM quer levar jogos online às massas

O projecto Butterfly.net, promovido pela IBM, vai ter como primeira aplicação prática a criação dum jogo online com capacidade simultânea para vários milhões de jogadores!

As novidades técnicas do Butterfly incidem sobretudo nos interfaces de ligação entre diferentes computadores de forma a criar uma rede que se comporta como se tratasse dum único sistema.

O projecto de jogo online vai ser efectuado com recurso a vulgares PCs com o sistema operativo Linux.

Dispositivos anti-gravidade espantam cientistas

Parece saido dum livro de ficção cientifica mas é bem real: já existem dispositivos anti-gravidade!

Os chamados "lifters" levitam após receberem impulsos eléctricos. Ainda nenhum cientista conseguiu explicar o porquê deste estranho fenómeno.

Por enquanto os drifters apenas se conseguem elevar a eles próprios mas se se conseguir melhorar o design, o panorama dos transportes será completamente revolucionado.

Mai informações aqui.

10.5.02

Cemitério... de Palms!

A relação emocional das pessoas com os seus equipamentos electrónicos é terreno fértil para os estudiosos. Um exemplo disso é o Palm Graveyard - um sítio onde se podem carpir as mágoas de quem se vê privado da companhia do seu fiel PDA.

No meio de alguns relatos "dramáticos" (dica: não colocar um Palm ao alcance de cães!), existem algumas histórias curiosas com final feliz.

Outra prova de amor aos Palms está na triste figura deste senhor! :-)

Um teclado transparente e... fácil de enrolar!

Confesso. Sou daqueles que deixam cair as mais variadas substâncias para cima do teclado. Felizmente, existe um teclado que parece ter sido feito especialmente a pensar em pessoas como eu: o Waterproof Keyboard.

Além de ser totalmente estanque (funciona mesmo DENTRO dum aquário!), é transparente e... é flexivel ao ponto de poder ser enrolado. Ou seja, depois de o usar, mete-se no bolso do casaco :-)

9.5.02

Microsoft: segurança em causa

Jim Allchin da Microsoft afirmou no julgamento da sua firma que a divulgação do código-fonte pode provocar problemas de segurança graves ao ajudar hackers a tentar explorar erros de programação no sistema operativo.

À partida, o nosso amigo Jim parece ter ignorado o facto que alguns dos sistemas que são tidos como mais seguros têm o seu código-fonte publicado. O que é realmente importante é a rápida detecção e correcção dos potenciais erros.

No entanto, parece que desta vez tenho que concordar com a firma: Jim deu como exemplo dois erros graves no API do Windows que, caso o código fosse publicado, seriam decerto explorados com incalculáveis consequências.

Defender a não divulgação do código-fonte com o pretexto da falta de qualidade deste parece mesmo ser uma boa estratégia!

Hardcore automóvel

Nós, Portugueses, temos uma atracção mórbida sobre acidentes automóveis. Basta ver a multidão que se junta quando algo acontece nas nossas estradas.

O site WreckedExotics parece feito à nossa medida: tem uma extensa colecção de fotos de carros acidentados. Mas, atenção, lá só aparecem carros de luxo! Ou seja, é um género de justiça social :-|

8.5.02

O primeiro blog telefónico?

Ele há gente para tudo! Neste site está a explicação de como se pode OUVIR o blog dum tal de 0sil8.

A parte curiosa é que o moço actualiza o blog telefónico com exactamente o mesmo software que estou a usar para escrever este texto associado ao sistema de sintetização de voz da Tellme. Para quem se interessa com estas coisas, a norma usada é o popular VoiceXML.

Para que serve isto? Bom... hmmm... deve ter milhentas aplicações mas não me lembro de nenhuma assim de repente. Mas lá que é interessante, lá isso é! ;-)

Sony revela planos para a PlayStation 3

O tremendo sucesso comercial da consola PlayStation levou a Sony a encarar com muita responsabilidade e secretismos os planos da consola sucessora.

Os únicos dados disponibilizados indicam que a PSX3 vai ser 200 vezes mais rápida que a actual (!) e será equipada de origem com acesso à Internet de banda larga. De resto, o silêncio parece ser a alma do negócio e o fabricante tem-se recusado a revelar mais detalhes.

Em principio, a PSX3 só sairá após o decréscimo do potencial comercial da PSX2 - o que coloca o seu lançamento para meados de 2005.

7.5.02

1/3 dos Portugueses online em Dezembro?

A IDC revelou que um terço dos Portugueses vão ter acesso à Internet no final deste ano.

Este número merece-me algumas reservas porque parece usar uma definição de "acesso" muito liberal. O que convinha saber é quantos somos nós, os cibernautas activos que regularmente acedemos à rede e não aqueles que efectivamente têm acesso mas não fazem uso dela. De qualquer das formas, este valor entra em conflito com um detalhado estudo efectuado pela Comissão Europeia onde se conclui que apenas 25% da população usa computador.

Outro resultado controverso é que apenas 2% dos que não acedem à rede têm muito interesse em fazer compras online. Ou tenho amizades muito selectivas ou este valor cheira-me a esturro.

Uma explicação para os resultados algo duvidosos é a pequena amostragem: foram consultadas apenas 967 pessoas.

As conclusões do estudo estão neste artigo da Lusa.

6.5.02

Peru faz frente à Microsoft

É uma tendência que se vem a acentuar: os Estados estão cada vez mais interessados em explorar o fenómeno Open Source.

No parlamento do Peru vai ser proposta uma lei que torna obrigatório o recurso ao Open Source como forma de reduzir a despesa do Estado. Claro que a principal afectada, a Microsoft, não ficou contente com a atitude que Steve Ballmer classificou como "un-American" e esteve prestes a decretar esta atitude como comu... com... comuni... não havia nexexidade.

Neste artigo da The Register está a carta que a Microsoft enviou ao Governo Peruano e a excelente resposta dum congressista.

"Como é que o Universo funciona?"

Todos os dias somos deparados com algo com que não conhecemos. Como nem sempre temos uma enciclopédia actualizada à mão, a Web é uma óptima solução (ver "Sim á energia do Atomica").

Outra alternativa é o excepcional HowStuffWorks que contém inúmeros milhares de explicações sobre tudo o que nos rodeia nas mais variadas categorias.

Imprescindível!

4.5.02

Bloco de apartamentos flutuante

Parece incrível mas é verdade: está a ser construido um barco com capacidade de 50 mil passageiros que dará ao volta ao mundo de dois em dois anos.

O Freedom Ship, que se encontra na fase final de projecto, vai vender as cabines como se de um apartamento se tratasse ficando cada inquilino com a capacidade de viver na mesma até ao final da vida.

Se está interessado, é melhor decidir-se depressa que o navio arranca daqui a três anos!

Mil milhões de horas a procurar cura do cancro

A United Devices revelou que foi ultrapassada a barreira das mil milhões de horas de computação cedidas na pesquisa da cura do cancro.

Recorde-se que o projecto usa os tempos mortos dos PCs para procurar moléculas que permitam eleminar a doença. Se ainda não participa, faça-o já neste endereço.

3.5.02

Mozilla: primeiro crash

O inevitável aconteceu: o browser Mozilla teve o seu primeiro crash. Após dez dias de operação intensa em dois computadores, não se pode dizer que seja uma má perfomance para um programa Windows.

Resta a consolação que o crash foi benigno e não deixou o sistema instável. Já o mesmo não se pode dizer de alguns crashes do IE :-|

Ogg vale a pena

Um dos principais problemas apontados ao formato MP3 é o facto de se ter de pagar direitos de autor aos criadores - o Instituto Fraunhofen. O novo formato Ogg Vorbis nasceu como um sucessor do MP3 a partir da comunidade Open Source (leia-se: grátis).

Ao encontrar uma faixa musical nos dois formatos, pude finalmente compará-los. Apesar do ficheiro .OGG ter menos 1MB que o .MP3, soou tão bem ou melhor que este último. O efeito estéreo no Ogg pareceu-me melhor definido embora tenha ficado com a ideia que existe um ligeiro problema nos altos. Mas pode ser que seja dos meus ouvidos destreinados :-)

2.5.02

NASA planeia reforma do Space Shuttle

Após anos de indecisões e de cancelamentos, a NASA afirmou finalmente que tem um plano para substituir os idosos Space Shuttle.

As novas naves (ainda sem nome) serão muito baratas de operar, mais seguras e poderão ser operadas sem intervenção humana. Infelizmente a agência espacial desistiu da ideia dum foguetão dum único estágio optando por um sistema tradicional de dois estágios onde os recepientes de combustivel são largados pouco após o lançamento.

A NASA espera começar a operar com as novas naves em 2012 - ano em que o último dos Space Shuttle será colocado na reforma.

Philips "pinta" ecrans LCD

A Philips revelou que possui tecnologia para incorporar ecrans LCD em todos os tipos de superfícies.

Através da técnica "estratificação foto-forçada" (não perguntem) vai ser possivel colocar ecrans LCD em paredes, t-shirts ou todos os tipos de objectos.

Os pormenores podem ser lidos aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?