<$BlogRSDURL$>

30.5.03

SMS salva uma vide

Familiares dum indíviduo que precisava duma infusão dum tipo de sangue muito raro conseguiram convencer um operador a lançar uma campanha de envio de SMS à procura de dadores. Resultado: o salvamento duma vida.

Leia os detalhes na Silicon.com.

Ervilhas no espaço

A NASA publicou detalhes sobre os resultados do crescimento de vegetais no Estação Espacial Internacional. Para já, as notícias são excelentes: o crescimento das plantas no espaço parece ser normal.

29.5.03

Estudante entra para a história da astronomia

Por mero acaso, um estudante universitário fez a descoberta dum misterioso corpo celeste que tem intrigado a comunidade astronómica internacional.

Leia o desenvolvimento na Space.com.

Se faltar às aulas, cuidado com o SMS!

As escolas Britânicas estão a notificar por SMS os encarregados de educação das faltas dos alunos, informa a Silicon.com.

Mais outra razão para não faltar às aulas :-|

28.5.03

Esqueçam o 3G, vem ai os telemóveis 3.5G e 4G

Ainda as redes de terceira geração estão na fase de arranque é já há quem proponho sucessores. Numa primeira fase vai aparecer o 3.5G (leia no The Feature) e só depois o 4G (idem.

27.5.03

Banda larga por balão

A BBC notícia que a firma Britânica Skylinc está a lançar um serviço de banda larga enviado a partir de balões!

Segundo a firma, apenas 18 balões são suficientes para a cobertura de todo o território Inglês.

PC transformado em lâmpada de lava

Os populares mods, ou seja, alteração do aspecto dos computadores, veio para ficar. O meu preferido dos últimos tempos é o do PC transformado em lâmpada de lava. Veja as imagens no Overclockers Club.

Supercomputador feito de consolas de jogo!

Para quem tinha dúvidas sobre a potência das consolas actuais vale a pena ler esta notícia: um supercomputador feito de PlayStation 2 com um custo abaixo dos 45 mil euros!

26.5.03

Abrir o carro por telemóvel

A 3G.co.uk publicou uma curta notícia sobre um telemóvel da NEC que permite abrir o automóvel por infra-vermelhos.

Por este andar, a perda dum telemóvel vai-se tornar um drama!!!

Dê uso às suas disquetes velhas

Cada vez menos usadas, as velhas disquetes começam a ganhar poeira um pouco por todo o lado. Veja aqui como pode transformar uma vulgar disquete em algo para impressionar os amigos :-)

23.5.03

Moda chocante

A Wired revelou que foi criado um tipo de fato que envia um potente choque a quem nele tocar.

Depois de ver o vídeo de demonstração, conclui-se que há sempre quem tenha um emprego pior que o nosso ;-)

Terra vista de Marte

A Mars Global Surveyor, nave a orbitar o planeta vermelho, abandonou por momentos o seu trabalho de cartografar Marte para tirar as primeiras fotos da Terra vistas a partir outro planeta.

Consulte o site da National Geographic para ver as fotos.

22.5.03

Descoberta estrela mais próxima do Sol

Foi descoberta uma estrela anã vermelha a apenas 7,8 anos-luz do Sol - uma ninharia em termos astronómicos que a torna a nossa vizinha mais próxima.

Leia os detalhes no site Astronomy.com.

Novo desporto radical: engomar

A Ananova publicou uma divertida história sobre como engomar roupa duma forma radical :-)

Choque eléctrico... sem fios!

A moda do wireless chegou às armas de defesa pessoal! A New Scientist divulgou o trabalho de cientistas Alemães que estão a desenvolver uma arma que envia um choque eléctrico à distância!

21.5.03

Aquário high-tech

O seu PC tem uma caixa grande? Porque não aproveitar o espaço a mais para, por exemplo, colocar lá dentro um aquário, tal como se pode ver aqui? :-D

Esqueça o teclado, coloque uma luva

Existem muitas alternativas ao clássico teclado mas nenhuma me parece tão interessante como esta "luva". Quero uma!

Fonte contra-natura

Tal como um desenho de Escher, esta fonte dá a impressão que desafia as leis da Natureza, ou seja, a água sobe em vez de descer! Simplesmente genial!

20.5.03

nVidia ri de si própria

A nVidia foi ridicularizada por ter lançado uma placa gráfica que fazia demasiado barulho. Revelando um sentido de humor apurado, os empregados da própria nVidia fizeram este video para dar as suas razões para a placa ter de ser ruidosa. Vale a pena ver!

Universidade do Porto é notícia

Leia no Silicon.com um artigo sobre a rede sem fios implementada na Universidade do Porto.

Hitachi coloca 200 filmes num DVD!

O fabricante Hitachi afirma ter desenolvida uma nova técnica que permite armazenar até 200 filmes (400 horas) num único DVD!

Ao contrário dos outros formatos que se assumem como possiveis sucessores do DVD (leia aqui as minhas impressões), a tecnologia dos japoneses não requer o uso de outros lasers de leitura - limita-se apenas a aumentar o número máximo de camadas dos discos.

Leia os detalhes na ZD Net.

19.5.03

Carro a jacto: realidade ou ficção?

Nesta página pode ler-se a história completa dum malogrado condutor que decidiu colocar um jacto no seu carro.

Verdade ou mito urbano? Pelo menos a parte técnica parece-me sólida para merecer alguma credibilidade...

Novo tipo de teclado ergonómico (?!)

Este "maluquinho" criou um novo tipo de teclado que atinge um grau de ergonomia nunca visto. E que, presumo, nunca mais voltaremos a ver :)

Nunca lhe apeteceu subir pelas paredes?

A New Scientist revela que cientistas estão a tentar reproduzir artificialmente os pelos que permitem aos lagartos subir pelas paredes.

Caso atinjam o seu objectivo teremos dentro de pouco uns novos pares de ténis que permitem andar pelas paredes... e pelo tecto :-D

O estranho caso do Mac feito de Lego

O que fazer quando se avaria o LCD dum Mac antigo? Uma das soluções é retirar as "entranhas" e construir uma caixa com peças de Lego, como se pode ler no site da BBC.

16.5.03

Avião marciano em 2007

O primeiro avião a sobrevoar a superfície de Marte deverá ser enviado para o planeta Vermelho em 2007, informa a BBC.

Raios cósmicos arruinam memórias

A miniaturização crescente dos dispositivos electrónicos torna-os cada vez mais sensíveis a fenómenos como os raios cósmicos.

Segundo a EE Times as memórias estáticas (SRAM) estão já a começar a sentir os sintomas deste problema. Será que daqui a uns anos os PC vão ter uma caixa de chumbo para bloquear as radiações maléficas?!

Ethernet: 40GBps daqui a dois anos

Na altura em que a Ethernet completa 30 anos de vida, a Cisco declarou que a norma vai chegar os 40GBps daqui a dois anos!

15.5.03

Rato controla robot

O New York Times revela que cientistas conseguiram que o cérebro dum rato controlasse os movimentos dum robot. Esta é um réstia de esperança para os deficientes profundos...

Wi-Fi numa lâmpada

Pode-se ler aqui como fazer um ponto de acesso à Internet sem fios Wi-Fi tirando partido duma vulgar tomada para lâmpadas!

Veja o trailer do terceiro "Matrix"

Ainda está por estrear no nosso país a sequela do filme Matrix e já se pode ver aqui o trailer do terceiro filme da saga. Promete!

14.5.03

Microsoft indecisa sobre a retrete

Como publiquei há uns dias, a Microsoft tinha anunciado um WC portátil com acesso à Internet.

Tudo oficial, com comunicado de imprensa e tudo! Afinal, ontem a firma afirmou tratar-se duma brincadeira de 1º de Abril - o que é estranho para uma firma desta dimensão e, já agora, com mais de um mês de atraso sobre o dia das mentiras.

Estranhamente, hoje a firma dá o dito por não dito! Leia esta estranha novela no Silicon.com.

Sony ameaça Nintendo

Depois do domínio nas consolas de jogos, a Sony prepara-se para arrasar com a concorrência com uma consola portátil.

Este mercado é actualmente dominado pelo Game Boy. Veremos por quanto tempo...

13.5.03

Basta saber desenhar para fazer páginas Web

Investigadores da Universidade de Berkeley lançaram a ferramenta Denim para criação de páginas Web. Este software permite criar sites inteiros apenas com o recurso a desenhos à mão!

Não se preocupem os leitores desta página que o autor não vos vai obrigar a descodificar os meus gatafunhos :-D

Nanotubos substituem silício?

Os nanotubos poderão vir a substituir as RAM convencionais oferecendo uma velocidade de acesso dezenas de vezes superior e com uma dimensão na ordem do centésimo (!) das memórias actuais!

Leia os detalhes no Economist.

Guerra de formatos no sucessor do DVD?

Segundo a News.com, a Toshiba e a NEC apresentaram um novo formato de discos que se assume como sucessor do DVD.

Este formato vai competir no mercado com o Blu Ray possuindo dois argumentos de peso sobre este: maior capacidade (36 contra 27GB) e a total compatibilidade com DVD actuais.

12.5.03

Escolha o seu robot

Se se interessa por robótica, escolha no catálogo Robodex 2003 o(s) modelo(s) que mais lhe interessam :-)

Hubble bate novo recorde

O telescópio espacial Hubble bateu novo recorde ao captar imagem de objectos mais distantes de sempre, como se pode ler na Sky & Telescope.

Bill Gates sem rede!

A PC Magazine fez uma compilação das melhores/piores (depende do ponto de vista :) citações de Bill Gates, o homem mais rico do Mundo fundador da Microsoft.

Já não é de hoje a tendência para a gaffe do Bill, recorde-se aquela frase basilar: "640KB de memória deve chegar para todos os tipos de utilizadores" :)

9.5.03

IBM na era do Petaflop

A News.com revelou que a IBM está a construir um supercomputador que pode alcançar o Petaflop, ou seja, um milhão de milhões de operações aritméticas por segundo!

Carpete "mágica" multifunções

No mundo em que a electrónica está a chegar a todo o lado. porque nâo tornar as carpetes inteligentes? Informa a Silicon que foi isso mesmo que um fabricante alemão fez!

A carpete permite passar anúncios, ajudar na navegação dentro de edifícios e detectar fogos.

8.5.03

WC com acesso à Internet

A Electric News revela que foi criado um novo tipo de WC portátil que permite acesso à Internet!

Desta vez não estou a falar duma ideia peregrina dum "maluquinho" qualquer: quem desenhou a gerigonça foi nem mais nem menos que a poderosa Microsoft :)

Índia conquista o espaço

De acordo com a Hidustan Times, a ìndia lançou o seu segundo satélite geoestacionário de grandes dimensões.

Se o Ocidente não reagir nos próximos tempos, o lucrativo negócio de lançamento de satélites vai migrar para o continente Asiático.

Papel "digital" ao virar da esquina

Há bastantes anos que se anuncia a chegada dum display com a espessura e contraste como o vulgar papel. Como se pode ler no site da ABC, a tecnologia já existe e parece corresponder às mais optimistas promessas! Só ainda não dá para dobrar :)

7.5.03

Microsoft ainda consegue inovar!

A firma de Gates ainda consegue surpreender pela positiva. Veja, por exemplo, o anúnico do projecto Atenas que promete uma excelente integração com o telefone e outros dispositivos sem fios.

Contratempos atrasam PC a pedais

A Wired narra os problemas com a Lei da Murphy da iniciativa no Laos que tenciona criar uma rede de servidores de Internet... alimentados pela força de pedais numa bicicleta.

6.5.03

Criar arte num PDA

Podem ver aqui aquela que reclama para si o epíteto de primeira obra de arte criada num PDA.

Hmmm... ok... mas chamar "arte" aquilo talvez seja um exagero...

Em tempo de crise, gravata é preciso :-(

Longe vão os tempos em que as firmas tecnológicas tudo faziam para atrair os melhores crânios. Em tempo de crise, voltamos ao tempo em que as firmas conseguem impôr um tipo de vestimenta, mesmo aos maluquinhos da informática!

Leia no The Register o que aconteceu na CA.

5.5.03

Astronautas fazem ciência nas horas vagas

O que farão os astronautas nas horas vagas quando estão na Estação Espacial Internacional? A julgar por este artigo, o mesmo de sempre: experiências cientificas.

Veja como um pouco de água e de arame permitem realizar uma experiência única: a água a comportar-se como borracha!

Mecanismo de pesquisa áudio

A Technology Review revelou que um novo tipo de software permitirá agrupar sons semelhantes. Passará a ser possivel pesquisar no computador qualquer ficheiro que contenha as palavras "blog" ou o apito dum combóio, por exemplo.

Novo actor principal para a Guerra das Estrelas?

O sexto, perdão, terceiro filme da saga Guerra das Estrelas ainda está longe de estrear mas parece que já existe quem se esteja a candidatar a um lugar de relevo no filme. Vesta este filme para perceber do que estou a falar ;-)

2.5.03

Visões do Futuro... de há meio século

Carros voadores, robots e edifícios aerodinâmicos são alguns dos lugares-comums falhados das previsões futuristas efectuadas nos anos 50 e 60. Para rever estas previsões, visite o excelente site Yesterday's Tomorrow.

Proteínas: essenciais à vida, indispensáveis na eletrónica?

A New Scientist revela que as proteínas poderão ser usadas a curto prazo em diversos dispositivos electrónicos.

Segundo parece, é uma questão de tempo até aparecerem discos rigidos e switches que usam proteínas.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?