<$BlogRSDURL$>

11.6.09

E você, pagaria 5 cêntimos ao Nuno Markl? 

Apesar da enorme popularidade e grande capacidade em atrair investidores, os sites de redes sociais como o Twitter, myspace ou Facebook tardam em concretizar em receitas todo o seu potencial.

Há pouco tempo o Facebook levantou um pouco do véu sobre a sua estratégia de rentabilização ao apresentar o Facebook Credits - um sistema de micropagamentos.
O sistema é simples: os utilizadores adquirem créditos ao correrem aplicações publicitárias ou - mais importante - comprando-os com dinheiro real. Depois é só distribuir os créditos por quem quiser. Por exemplo, se achar piada à actualização do mural do Nuno Markl poderá recompensá-lo com, digamos, créditos equivalente a 5 cêntimos.

Além de agradar aos investidores, a ideia original que está por trás do Facebook Credits parece ser a de premiar conteúdos de qualidade mas não deve demorar muito até aparecerem aplicações em catadupa que dele tirem partido para movimentar dinheiro bem real.

Assim, com mais de 200 milhões activos, o Facebook "arrisca-se" a ser o primeiro sistema de micropagamentos com sucesso. E não só: se tiver que comprar um artigo em segunda mão, prefere comprar a um estranho no eBay ou a alguém a quem conhece o nome real e rede de amigos?

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?