<$BlogRSDURL$>

28.11.07

Fónix, que ganda rede, pá! 

Os CTT tomaram a polémica decisão de chamar Phone-ix ao seu novo operador de telemóveis. Isso mesmo, lê-se "fónix"!

Há quem diga que o nome é de mau gosto mas decerto as alternativas modernaças devem ter sido ainda piores. Por exemplo: "bute lá", "bué da fixe", "carago", "catano", "fosga-se", etc...

Uma sugestão para os CTT: despeçam o vosso departamento de marketing antes que o ridículo e risada geral vos prejudique.

Etiquetas: , , ,


7.11.07

Preparem-se, o Android vem a caminho 

Os rumores do telemóvel feito pelo Google não se confirmaram. Em vez disso a firma anunciou esta semana algo de muito mais ambicioso: o sistema operativo para telemóveis Android. E não está sozinha pois conta com o apoio de alguns dos maiores operadores e fabricantes de equipamentos.

A criação duma plataforma comum para telemóveis, ainda por cima em open source, é uma excelente notícia para quem desenvolve conteúdos. Neste momento parece que cada fabricante de telemóveis usa um interface e sistema operativo diferente. O Java atenua as diferenças mas está longe de eliminar o problema. Só para dar um exemplo: é praticamente impossível encontrar um telemóvel que permita ao Java controlar chamadas (norma JSR253, para os mais picuinhas), ou seja, "clique aqui para ligar" é algo que pura e simplesmente não se vê numa aplicação Java.

O Android pode e deve resolver estes problemas e, ao mesmo tempo, dar liberdade aos fabricantes e operadores para personalizarem os seus modelos e torná-los diferentes da concorrência. Este foi, aliás, um dos problemas com a plataforma Symbian que se espartilhou em duas implementações cada vez mais distintas (UIQ e S60).

A Nokia, principal accionista do Symbian, não pôs de parte a sua colaboração no Android. Afinal, a firma Finlandesa é sobretudo vendedora de equipamentos e tem um ambicioso plano para concorrer com o iTunes de Apple. Libertar recursos da área de software para se centrar nestas duas áreas faz todo o sentido.

Lá por ter o Google por trás não quer dizer que o projecto tenha sucesso - veja-se o caso dos falhanços Google Video e Froogle - mas desta vez parece que a firma fez as coisas duma forma em que todos ficam a ganhar. Os executivos da Apple e da Microsoft têm razões para estar preocupados!

Etiquetas: , , , , , , , ,


1.11.07

Ok, Google, ganharam! 

Problemas com o meu email pessoal levaram-me a tomar uma atitude que adiei por muito tempo: mudei-me de armas e bagagens para o google.

O processo foi rápido e sem problemas e agora recebo o meu email no gmail (mantendo o meu domínio) e, finalmente!, consegui uma forma prática e barata de ler as minhas mensagens na rua graças ao cliente Java do GMail. Ah, e desta vez passei a perna aos irritantes spammers com 0 spams lidos e 292 bloqueados!

Os porreiraços do Google oferecem ainda ferramentas de calendarização, hospedagem de páginas, documentos e o Diabo a 4 pelo preço que gostamos: grátis!

Recomendo tornarem-se, como eu, dependente duma única firma? Continuo a dizer que não mas, no meu caso, este casamento resolveu-me uma série de problemas. Google, ganharam, eu desisto, I've been assimilated :-)

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?