<$BlogRSDURL$>

30.1.04

"Foi aqui, meus amigos..."

Consulte nesta página a curiosa história dos videojogos desde os seus primórdios. O professor José Hermano Saraiva não faria melhor :)

29.1.04

Artistas unem-se para acabar com editoras musicais

Lê-se na Wired que uma série de artistas de renome estão a reunir-se para eleminar as editoras da indústria ao permitir aos artistas vender directamente aos consumidores.

Como me recuso a comprar CDs e sou comprador habitual de música por downloads, só posso aplaudir e esperar que se obtenham os objectivos pretendidos.

Veja-se também a propósito deste assunto:
- o "anúncio" do fim dos CD
- vendas de CD descem, direitos de autor aumentam.

MyDoom: virose anti-SCO

Segundo a CNN o vírus MyDoom é o vírus de mais rápida propagação de sempre. No meu caso, já recebi uma meia dúzia de emails com o bicharoco.

O vírus vai desencadear um ataque em massa ao site da pouco popular SCO - aqueles senhores que querem processar toda a gente que usa Linux :-( Como o artigo menciona, resta saber se a salvação do site da firma não reside em sistemas que usam o dito cujo...

Como transformar um Mac num PC

Se tem um PowerPC em casa mas gosta mais dos PC, não deixe de perder o guia passo-a-passo na Overclockers. (Obrigado Bruno pelo link!)

28.1.04

Philips anuncia ecrãs flexíveis

A Philips anunciou os primeiros ecrãs à base de polímeros. Estes ecrãs têm as vantagens de poderem ser enrolados, ter um ângulo de visão e contraste próximo do papel e um consumo energético baixissimo.

Controlador de jogos com ar condicionado

Um dos maiores inimigos dos jogadores é o suor que se gera nas palmas das mãos (dizem...). Para acabar com esse enorme problema, saíu o primeiro controlador de jogos que integra um sistema de ar condicionado! Leia os pormenores na BBC.

26.1.04

Ofereça um novo novo Folder ao seu XP

Se usa o sistema operativo Windows XP, talvez esteja em interessado no leilão dum novo Folder a decorrer na eBay ;-)

Carro "verde" movido a ar comprimido

Estão prestes a começar a serem produzidos em série os novos Air Car - um carro que não produz poluição movido a ar comprimido!

O desempenho do carro é aceitável para quem efectua trajectos citadinos com uma velocidade máxima de 110Km/h e autonomia máxima de 300Km. Para mais informações pode contactar o representante nacional do automóvel aqui.

23.1.04

Confirmado: há água em Marte

Tudo indicava para a existência de água no planeta Vermelho mas finalmente este facto foi confirmado pela sonda Europeia Mars Express. Leia os pormenores na Space.com.

Alta tecnologia de ontem

A loja Vintage Technology é especializada na venda de equipamentos electrónicos das últimas décadas. Aproveite para comprar um computador a sério ou um telemóvel que de certeza não passa despercebido :-)

22.1.04

Casacos para geeks, colecção Outono/Inverno

Já não são novidade as vestimentas que têm atenção às necessidades particulares de quem anda com vários dispositivos electrónicos nos bolsos. Já agora porque não aproveitar para recarregar os seus pinchavelhos enquanto se passeia pela rua? Foi exactamente o que pensaram a ScotteVest e a ICPSolar ao lançarem o primeiro casaco com células fotovoltaicas! Leia o anúncio de lançamento aqui.

21.1.04

Vozes na sua cabeça: demência ou chamada para si?

Segundo esta notícia, a Sanyo foi o primeiro fabricante de telemóveis a lançar um modelo que gera sons directamente dentro da cabeça do utilizador.

Ao enviar vibrações à nossa orelha, estas são captadas pela cóclea e são interpretadas pelo nosso cérebro como se tratasse duma chamada com um aparelho normal com altifalante. Esta é daquelas tecnologias que só vendo... perdão, ouvindo... é que acredito que funcione a 100%.

Veja alta definição agora mesmo

Enquanto o equipamento de TV e conteúdos de alta definição (HDTV) não estão ao alcance do comum dos mortais, eis que a Internet vem em nossa ajuda: o AtomFilms está a divulgar uma série de vídeos "Hi-Def" com 720 linhas progressivas (uma das normas HDTV).

Infelizmente a instalação de software é complicada, só funciona com produtos do Bill Gates e demora o seu tempo (quem se liga por modem é melhor esquecer) mas posso afirmar que as demos são de ficar de cara à banda!!!

20.1.04

Melhor browser com nova versão

Saíu uma nova versão do melhor browser de todos. Se ainda usa Internet Explorer experimente, não custa nada.

Han Solo na sala

Os fãs da Guerra das Estrelas não podem deixar de visitar este site onde se pode ver uma escultura realista do Han Solo congelado em "carbonite"!

Blog do condomínio

Se há toda a espécie e feitio, porque não um blog para condomínios? É isso mesmo que se trata neste site.

De repente as discussões sobre elevadores avariados, lixo na entrada e gemidos a altas horas da manhã do seu prédio podem passar a ser do conhecimento do resto do Mundo :-|

19.1.04

Advogados contra-atacam: cuidado com o seu nome!

Parece uma brincadeira de primeiro de Abril mas infelizmente não é o caso, os advogados da Micro$oft processaram um miúdo chamado Mike Rowe por este ter registado o domínio mikerowesoft.com. Os fatinhos dizem que o nome do domínio e, por arrasto, do miudo, é demasiado parecido com o nome da firma.

A questão que se levanta é: se o rapaz perder o processo, não deverá este processar de seguida os seus pais - os culpados por toda esta confusão? Por este andar, no futuro teremos que ter muito cuidado a dar nomes aos nossos filhos...

Primeiras imagens da Mars Express

Começaram a chegar as primeiras imagens esteoroscópicas (3D) de alta resolução da superfície de Marte tiradas a partir da sonda Europeia Mars Express. Mesmo que a astronomia não lhe interesse, recomendo uma saltada a Space.com e veja a lindissima primeira foto. De caminho, leia aqui as novidades do robot Spirit.

16.1.04

Leve áudio e video para qualquer lado

Depois do enfoque no MP3, os novos dispositivos portáteis estão a alargar a variedade de tipo de ficheiros que conseguem manipular. Veja-se, por exemplo, o suculento Taz-I: um dispositivo portátil que além de reproduzir vários tipos de ficheiros de áudio, também reproduz video - incluindo alta definição (HDTV).

15.1.04

Um Terabyte a preços acessiveis

Um terabyte de armazenamento pode parecer muito para o utilizador normal mas é uma quantidade quase indispensável para quem faz edição de vídeo a sério. Até agora o preço deste "luxo" apenas estava ao alcance de poucos mas o panorama mudou. Veja, por exemplo, a caixa da LaCie: um Terabyte por cerca de mil euros e num reduzido espaço. Fica definitivamente na minha lista de pedidos ao Pai Natal :)

14.1.04

Homens-toupeira: mito ou realidade?

Um livro e respectivo documentário sobre verdadeiros homens-toupeira que viviam nos subterrâneos de Nova Iorque foram recordistas de vendas à alguns anos. No entanto, nem toda a gente acreditou na história e cresce a convicção que parte ou a totalidade da história foi forjada. Leia aqui e aqui mais sobre o assunto.

Construa o seu próprio Pentium a 5GHz

O site Tom's hardware reclama para si o título de recordista mundial de overclocking ao conseguir atingir a bonita velocidade de relógio de 5,255GHz num vulgar Pentium-4!

Como é apanágio deste site, o leitor pode seguir passo-a-passo como construir o seu próprio PC a 5GHz. Não se esqueça é de colocar na lista de compras azoto liquido e um compressor da próxima vez que for ao supermercado ;-)

13.1.04

Papel que é uma pedra!

No ballanço da feira Consumer Electronics Show em Los Angeles, a News.com menciona algumas das principais novidades com destaque para o papel feito de rocha moída!!!

Se um dia chegar a Portugal este papel ecológico, sou comprador :)

12.1.04

Armazenamento 3D pode substituir CDs e DVDs

A Technology Canada fez um apanhado das últimas descobertas na área de armazenamento 3D. E os progressos são impressionantes: já se conseguem produzir cubos com 1 cm3 com armazenamento de 3D.

Será que daqui a uns anitos vamos andar com cubos nos bolsos no lugar das incómodas rodelas?

Que fazer ao domínio de topo dum país que desaparece?

Um dos mais pequenos países do mundo, Niue, pode desaparecer ao ser incorporada na Nova Zelândia, informa a Sunday Star Times.

Este facto levanta um problema sério que ninguém parece ter previsto: depois de desaparecer, o que fazer ao domínio de topo de Internet correspondente? No caso de Niue, o domínio é o popular .NU - daí se explica o interesse que este assunto tem tomado.

8.1.04

Sony anuncia sucessor do Mini-disc

Relata a BBC que a Sony anunciou o Hi-MD, sucessor do formato proprietário Mini-disc com uma capacidade de 1GB.

Quanto a mim, o fabricante perdeu uma oportunidade de ouro com o formato - sem dúvida o melhor formato de armazenamento de dados na altura do seu lançamento. Direitos de autor dispendiosos e o completo alheamento do mercado de armazenamento para computadores condenou-o a um nicho de mercado onde dificilmente sairá. Pelo menos o Hi-MD está preparado desde logo para ser ligado ao bus USB comportando-se como um disco rígido externo. Mas não creio que isso chegue para relançar o formato.

Mais notícias de alta definição

Um dia depois da apresentação do modelo de redprodução de HDTV da Toshiba, a LG lançou aquele que pode ser considerado o melhor gravador de vídeo do Mundo: 200GB de espaço em disco para armazenamento temporário, gravação em discos DVD e nos novos Blu-Ray (27GB) e saída Firewire para edição de vídeo no PC.

Uma caixinha milagrosa destas mais a nova TV LG de alta definição de 76" e atinge-se o Nirvana tecnológico :-)

7.1.04

Ano Novo, Definição Nova

Que tal uma resolução para 2004 que envolva TV de alta definição?
A desculpa para não o fazer, não deve ser falta de conteúdo: quem tem uma antena parabólica, pode apanhar o canal Euro1080 no Astra que emite diariamente conteúdo em alta definição (1080 linhas).
Também não se pode desculpar com hardware porque além de várias placas para PC, pode comprar (só nos Estados Unidos, por enquanto) um leitor de DVD da Toshiba compatível com HDTV, tanto com os discos actuais bem como com a nova norma HDDVD-ROM.

6.1.04

Capitalismo selvagem perde nos tribunais

Uma boa notícia: na Reuters pode ler-se que o tribunal que julgou o informático que quebrou a protecção dos DVD considerou-o inocente de todas as acusações. Uma vitória para todos nós, consumidores!

Capitalismo selvagem processado

Outra boa notícia: segundo a Reuters um grupo de defesa dos consumidores processou a indústria fonográfica por causa dos CDs protegidos contra cópia estragados. Esperemos que ganhem o julgamento parta bem dos direitos de todos nós, consumidores.

Última hora: há vida em Marte!

Acabou de chegar à redacção das Impressões um texto científico sobre as características dos Marcianos - seres com grandes narizes e pulmões potentes. Confira o texto e imagens nesta página.

5.1.04

Acompanhe a exploração de Marte

Veja no site Space.com as últimas notícias sobre o Spirit e as próximas missões a desenrolarem-se no planeta Vermelho.

Construa a sua própria arcada

Esqueça as minúsculas e fracas consolas de jogs, jogadores a sério têm uma arcada em casa! Se a sua bolsa não está recheada, leia nesta página uma forma de construir a sua própria arcada a partir dum PC com Linux.

Não perdoo ao Pai Natal por não me ter trazido isto :-|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?