<$BlogRSDURL$>

31.10.02

Microsoft: "Windows 9x e Me são instáveis e inseguros"

Habitualmente, os representantes da Microsoft costumam ser ponderados nas suas declarações. Isso não aconteceu quando a firma justificou o facto do novo Office 11 apenas correr no WinXP e Win2k: todas as outras versões do Windows são instáveis e inseguras! Leia mais sobre esta incrivel revelação na Betanews.

A firma de Bill Gates deu-nos mais uma boa razão para usar o excelente OpenOffice :-)

Anti-matéria leva-nos às estrelas

Se algum dia conseguirmos sair do Sistema Solar, precisaremos dum novo meio de propulsão. Uma das opções é o foguete anti-matéria que gera impulsão através da colisão de matéria de anti-matéria. Leia artigo sobre o assunto na Space.com.

30.10.02

Fim definitivo das disquetes?

As disquetes, um fruto de alta tecnologia dos anos 70, está por fim a ver o seu papel nos PCs ameaçado. As Zip drives e o CDs regraváveis são há meia dúzia de anos a solução preferida para transporte de dados. Apesar disso, os fabricantes teimam em equipar os seus computadores com esta anacrónica tecnologia. O prelúdio do fim desta prática pode ter chegado com o anúncio da Dell que vai gradualmente descontinuar as disquetes a favor duma solução de armazenamento baseada em USB, a Memory Key.

Já não era sem tempo!

A loja do futuro

Pode-se ler aqui na Yahoo! um artigo muito interessante sobre lojas que incorporam uma série de tecnologias futuristas que um dia poderão mudar por completo o acto de comprar.

29.10.02

3G pode substituir cabo e ADSL?

Ainda as redes de telemóveis de 3ª geração estão a dar os primeiros passos e já há quem tenha melhorado o seu desempneho. Pode ler-se na Whirlpool.net que investigadores conseguiram aumentar o débito do 3G de 2.5 para 19.2Mbps, com alterações minímas ao equipamento.

Com esta tremenda velocidade, especula-se que o 3G poderá tornar-se uma solução económica para levar banda larga aos lares, eleminando a necessidade de ADSL ou net por cabo.

Seguros dos dedos

Segundo a T3 um videojogador decidiu por os dedos no seguro! Pode parecer estranho mas se há actrizes que põe as pernas e os seios no seguro, porque não hão-de os jogadores e os informáticos segurar aquilo que necessitam para o seu trabalho?

28.10.02

Próximo passo: TV no PDA?

A Sony desenvolveu os sintonizadores de TV mais pequenos do mundo com consumos tão baixos como 0.8W. Isto deve significar que entre 6 a 12 meses aparecerão no mercado os primeiros sintonizadores para PDA em formato SD ou Memory Stick.

Electricidade "quente"

A firma Research Triangle Institute desenvolveu um método revolucionário de transformar calor em energia. Segundo a firma, vai ser possivel, por muito baixo custo, converter o calor do escape dos automóveis em electricidade.

Esperemos que o elevado calor gerado pelos PCs actuais também possa vir a ter outra utilidade sem ser aquecer a sala :-)

26.10.02

Porcas & parafusos

Ontem não actualizei as Impressões porque o sistema da Blogger este o dia todo em baixo impossibilitando-me de efectuar actualizações. Coisas da alta tecnologia...

24.10.02

Oiça o espaço...

Há mesmo quem se lembre de tudo: no site Space Weather Sounds estão gravações áudio de acontecimentos na nossa atmosfera!

O áudio foi captado a partir de sons de muito baixa frequência que acontecem quando algo disturba a atmosfera, sobretudo oriundo do Sol. Recomendo audição, é uma experiência quase mistica.

Sharp apresenta "computador-em-vidro"

A Sharp demonstrou um computador transparente completamente embutido dentro de vidro. Uma foto deste produto, mais parecido com algo que saiu dum livro de ficção cientifica pode ser visto com mais pormenor aqui.

23.10.02

Bloco promove Open Source

O Tek.Sapo publicou uma entrevista a Daniel Oliveira a propósito da proposta do Bloco de Esquerda defendendo a adopção do Open Source pelo Estado e na universalidade do serviço de banda larga. Leitura recomendada.

Prometo que tão cedo não volto a falar em política :-)

Open Office 1.0.1: 101% de compatibilidade com MS Office

Se usar o Word, é provável que já se tenha deparado com documentos que se recusam a abrir ou empancam a meio. Descobri anteontem que a excelente suite OpenOffice é tão compatível com o Office que abre ficheiros que este não consegue.

Preço imbatível (grátis), estrutura de menus muito parecida com o MS Office e estabilidade levam-me a recomendar este produto. Depois de nos habituarmos a ele, é difícil voltar-mos ao "velho" Office.

22.10.02

Estação de serviço para telemóveis

A firma Britânica Charge-Me teve a excelente ideia de criar autênticos postos de serviço para recarregar telemóveis e PDAs. Esperemos que este útil serviço chegue ao nosso país!

SMS com cheiro

Segundo a Ananova cientistas escoceses estão a tentar transmitir o senso de cheiro aos SMS! Não sei porquê, não me cheira que esta seja uma boa ideia...

Imortalidade no mundo digital

Confesse, todos gostariamos de deixar algo na Terra depois de morrermos. Felizmente, pode haver uma forma de imortalizar a nossa mente por meios digitais, afirmou Ray Kurzweill à CBC Radio.

Pessoalmente, acho bastante provável que daqui a umas décadas a potência dos equipamentos informáticos consiga "capturar" todo a informação do nosso cérebro.

21.10.02

Construa o seu próprio acelerador de partículas!

Entre aqueles que gostam de física, quem não gostaria de poder usar um acelerador de partículas. Felizmente, alguém se lembrou de divulgar a forma de construir um pequeno acelerador doméstico!

Os primeiros écrans do sucessor do Windows XP

Como é costume nestas situações, uma fuga de informação permitiu ao site WinBeta publicar os primeiros écrans do Longhorn - o sucessor do Windows XP da Microsoft.

Google processado

O mecanismo de pesquisa SearchKing processou o Google por este desvalorizar os seus sites nas pesquisas. Ou seja, afirmam que alguém dentro do Google ajustou a classificação das páginas para prejudicar a sua firma.

Vistas as coisas com atenção, não são lineares: o SearchKing baseia-se na troca de links mútuos resultando uma melhoria na classificação de mecanismos de pesquisa que usam a popularidade - como o Google. Ora, este site reserva-se o direito de mexer na classificação dos sites batoteiros que tentam artificialmente aumentar a sua popularidade, categoria onde o SearchKing encaixa que nem uma luva.

18.10.02

Habitat submarino pode ser realidade em breve

Um habitat humano debaixo de água aparece em inúmeros filmes e livros de ficção cientifica mas a verdade é que na vida real não existe nada fr semelhante.

No entanto, a TechTV apresenta um projecto duma base permanente a cerca de 180 metros de profundidade. O curioso é que acesso à base é feita por elevador!

Memória magnética feita de plástico

A Wired publicou um apanhado do estado da arte em termos de "spintronics" - um novo tipo de electrónica que tira partido do sentido de rotação (spin) dos electrões.

A memória magnética encontra-se praticamente pronta para produção em larga escala tendo adoptado a designação comercial de "Magnetoresistive RAM" (mRAM).

17.10.02

Provada existência de buraco negro no centro da galáxia

Pode ler-se aqui a prova que levou os astrónomos a considerar como provada a existência dum buraco negro no centro da Via Láctea.

A pouco e pouco, os segredos do Universo vão sendo descobertos pelos descendentes do macaco...

Ruivos sentem a dor

Segundo a New Scientist as pessoas ruivas têm maior sensibilidade à dor do que a restante população. Será esta uma vantagem ou desvantagem à luz da Teoria de Selecção Natural das Espécies?

16.10.02

PC na sala de estar: a resposta da Via

Após o anúncio dum produto semelhante da Intel, o fabricante Via lançou o seu Interact-TVT, pomposamente apelidado de "Home Entertainment Server".

Dentro da caixa preta está um PC com saída TV que permite arquivar e partilhar áudio e vídeo entre os mais díspares dispositivos, desde o humilde vídeogravador VHS até ao seu poderoso computador. Um excelente produto mas ainda com um preço só para entusiastas: 695 dólares!

15.10.02

Apple e Microsoft trocam conversões

A Apple lançou há semanas a campanha publicitária "Switch" onde apareciam testemunhos de pessoas que trocaram o PC com Windows pelo Macintosh. A Microsoft não perdeu tempo e fez uma campanha de resposta com convertidos de Mac para Windows.

O mais curioso é que o departamento de marketing da firma quis poupar e usou na sua campanha imagens de stock da Getty (um investimento de 49,95 dólares). Hilariante!

Fotos de Marte batem recordes de detalhe

Na Space.com podem ver-se algumas das fotos mais detalhadas da superficie de Marte, algumas com uma resolução de 1,5 metros.

Desta forma nenhum Marciana poderá escapar à curiosidade dos Terráqueos!

IBM desiste de patente de casa de banho

A IBM desistiu de proteger a sua patente dum sistema de reserva para idas ás casas de banhos públicas.

Os detalhes sobre esta autêntica patente de m*r*d*, pode ler-se no Geek.

14.10.02

Fim do rato e teclado?

Os fabricantes do FingerWorks dizem ter criado uma nova forma de introduzir dados no seu PC e acabar de vez com o ratos e teclados tradicionais. Se for tão bom como dizem no site, eu quero um :-)

Energia a partir de restos de comida

A New Scientist revela que investigadores Britânicos produziram uma bateria que pode ser alimentada por restos de comida!

O primeiro modelo usa apenas cubos de açucar por estes não criarem mau cheiros e não produzirem restos. Um cubo de 50 gramas dá para alimentar uma lâmpada de 40W durante 8 horas!

Meio ano de Impressões

Completam-se hoje os primeiros seis meses de vida das Impressões Digitais. Confesso que as aspirações deste site eram (e são) bastante modestas mas em vez dos estrito grupo de conhecidos a quem foi dirigido, está com um média diária de visitantes únicos superior a cinquenta!

Prometo continuar a actualizar este despretencioso blog com aquilo que acho interessante e fica aqui o convite para nos voltarmos a encontrar daqui a seis meses por ocasião do primeiro aniversário :-)

11.10.02

Cão-robot aprende mais truques

Segundo a Ananova, um upgrade de software ao cão-robot Aibo já lhe permite identificar o nome, face e voz do dono. Melhor ainda, já consegue deslocar-se sózinho para recarregar as baterias.

Infelizmente, ainda não é capaz de trazer o jornal ao dono :-)

Maratona de jogos acaba em morte

Lê-se aqui que um videojogador Coreano morreu ao fim duma maratona de 96 horas!

O jovem morreu de exaustão devido a não dormir e alimentar-se devidamente durante os quatro dias.

Curso universitário em Open Source

A universidade MIT disponibilizou gratuitamente no seu site Web todo o material de apoio a 32 dos seus dois mil cursos, informa a News.com.

Entre o material estão livros, vídeos das aulas, testes, etc. Uma excelente notícia para quem quer continuar a aprender e não tem recursos ou tempo para ingressar na universidade.

10.10.02

Via reinventa o PC

O fabricante Via apresentou um conceito de computador: o Hi-Fi PC. Os computadores com esta designação foram pensados para figurar junto das aparelhagens domésticas com um design diferente do comum e têm a capacidade de ler instantaneamente DVD, CD, e VCD.

Ligados a uma TV ou monitor, os Hi-Fi PC comportam-se de resto como um vulgar computador.

Começaram testes de telemóveis de 4º geração

Os japoneses começaram os testes da próxima geração de telemóveis, tendo obtido velocidades de transferência na ordem de 100Mbps na recepção e 20Mbps no envio. Dados os atrasos da 3º geração, esta tecnologia só deverá chegar ao mercado em 2010. Leia os detalhes na 3G Newsroom.

9.10.02

Figuras de Escher em Lego

Neste site estão várias imagens de Escher construídas em peças de Lego e, dizem os autores, sem truques de câmera!

Luta pela sanita mais hi-tech

Segundo o New York Times, diversas firmas japoneses estão a competir para ver qual a que cria uma sanita mais tecnológica.

Entre as inovações figuram um medidor automático de gordura, florescência e uma tampa que sobe e baixa automaticamente :-)

Aperto de mão digital

Basta um simples aperto de mão para transferir dados entre equipamentos a 10Mbps! Segundo investigadores japoneses, através da condutividade da pele é possivel transferir dados em alta velocidade entre equipamentos, por exemplo, PDAs que estejam nos bolsos.

8.10.02

Caneta inteligente chega no Natal

A caneta Io Pen da Logitech vai ser comercializada muito em breve com um preço de 199 dólares nos Estados Unidos.

A caneta utiliza a tecnologia da Anoto já aqui referida e, por alto, consiste numa caneta que "memoriza" a nossa escrita (até 40 páginas A4) e transfere-a para o PC.

Aquisição de sinais nos PDA

Fanáticos da electrónica, rejubilem! A Datastick lançou vários acessórios para PDA que permitem leituras de sinais analógicos e digitais. Apesar da diminuta dimensão, as características técnicas dos equipamentos são adequadas a muitos tipos de trabalhos.

7.10.02

Prémios Ig Nobel foram atribuidos

Na passada semana foram atribuidos os prestigiantes prémios Ig Nobel.

Entre os laureados destaco o estudo sobre o umbigo e o dispositivo de tradução homem-cão. Já a máquina de lavar cães e gatos parece-me mais um instrumento de tortura...

Google a pagantes?!

Segundo o Telegraph algumas funções do popular mecanismo de pesquisa Google vão passar a ser cobradas :-(

Uma má notícia, sobretudo depois dum artigo na Wired mencionar que as pesquisas estão a baixar de qualidade.

Combustivel do futuro já pode voar

Foi ultrapassada uma importante barreira psicológica para a adopção das pilhas de combustivel: as autoridades dos Estados Unidos autorizaram o uso de portáteis com esta tecnologia durante o vôo.

As pilhas de combustível prometem uma autonomia entre duas a dez vezes maior e são ecologicamente perfeitas. Leia os pormenores na Silicon.com e no site de um dos fabricantes.

4.10.02

Sinfonia para telemóvel em Dó Maior

Um dia tinha de acontecer: artistas criaram o primeiro concerto em que os instrumentos são os telemóveis do público! Oiça alguns excertos no neste site.

Protótipo de memória atómica

Lê-se na BBC que cientistas gravaram dados digitais em que bit corresponde a um atómo. O tremendo potencial desta tecnologia resume-se num número: aumentar a capacidade de armazenamento um milhão de vezes!

Oferta de multas de velocidade acaba mal

Para promover o seu último jogo de corridas de carros, a Acclaim ofereceu-se para pagar todas as multas de velocidade no dia do lançamento do jogo na Grã-Bretanha.

Como seria de prever, esta inédita e irresponsável promoção levantou um coro de protestos, a começar pelo Governo do país, como se pode ler na ZDNet.

3.10.02

Dados viajam no tempo

Segundo a InfoSpace, um cientista revelou que teoricamente é possivel que dados de computação viajem no tempo. Se alguma vez concretizar-se esta profecia, nenhum problema seria considerado demasiado difícil para os computadores existentes - seria só uma questão de cálculo da viagem temporal.

2.10.02

Baterias sem fios

Já aqui tinha referido esta tecnologia mas agora parece prestes a entrar no mercado: a MobileWise tem pronta a tecnologia de bateria... sem uso de fios!

O sistema Wire-free consiste num género dum mousepad que funciona como uma bateria que vai armazenando a electricidade do ar e bastará a um PDA ou telemóvel com um adaptador repousar em cima do pad para ficar com energia. Bem-vindo ao futuro!

Indústria fonográfica abre cordões à bolsa

Vitória! As cinco maiores editoras fonográficas e três grandes retalhistas vão pagar 143 milhões de dólares para terminar o processo onde foram acusadas de cartel. As editoras preferiram assim não irem a tribunal onde as suas tácticas sujas de fixação de preços seriam desmascaradas. Infelizmente, o processo refere-se apenas aos Estados Unidos. Aqui na Europa parece acontecer exactamente o mesmo mas nunca ouvi falar de nenhum processo semelhante. Pelo sim, pelo não, vá guardando os recibos dos seus CDs e DVDs. Os pormenores na Geek.

Malucos dos gadgets: preparem as carteiras!

Para quem gosta de gadgets, a Sony lançou dois novos modelos de PDA capazes de agradar a todos. CPU a 200MHz, camera, tocador de MP3, 320x480, bom design, etc. Só é pena ainda não ter opção para ligação GSM/GPRS...

Se não estivesse "comprometido" com o meu Visor, era capaz de cometer uma loucra este Natal!

1.10.02

Papagaio com acesso à Internet :)

Este robot em forma de papagaio permite o aviso e leitura do seu email. Melhor ainda, o vocabulário da ave pode ser melhorado pelo dono. Infelizmente, o bicho é Ingalês pelo que os emails passam a chegar com sotaque ;-)

Sexo: a razão para termos um cérebro grande

Desde o sr. Darwin postulou a Teoria da Evolução que se tinha como garantido que o aumento do nosso cérebro tinha a ver com a vantagem concorrencial sobre as presas e restantes predadores.

Nada disso, disseram cientistas à Space.com! Os homens desenvolveram cérebros monumentais para atrair o sexo oposto! Teoria que, aliás, parece comprovar a noção entre o sexo feminino que os homens só pensam numa coisa :-)

Franceses mandam Apple baixar o volume

O tocador portátil de MP3 iPod da Apple foi retirado de comercialização na França pouco depois da sua estreia. A razão para tal é curiosa: o dispositivo produz sons acima dos 100 dB, tornando proibida a sua comercialização.

O fabricante vai efectuar um pequeno patch de software que impossibilita alançar volumes sonoros acima da lei. Leia os pormenores na News.com.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?