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30.3.07

Onde fica o Allgarve?

Não vou sequer entrar na polémica em torno da contraproducente campanha com o infeliz nome de "Allgarve".
Em vez disso, procurei o site oficial da campanha e fiquei com a impressão que alguém deixou trabalho por fazer... Vejamos:
  • allgarve.com está tomado por um spammer de domínios (façam ofertas!)
  • allgarve.net foi registado no passado dia 16 de Março, de certeza por alguém desejoso de lucrar com a popularidade do termo
  • allgarve.pt e allgarve.com.pt estão registados pelo Instituto de Turismo de Portugal mas o servidor Web está inacessível
  • allgarve.biz é um portal de negócios pertencente a um empresário Holandês que colocou logo o domínio à venda (6716 visitantes únicos anteontem)
  • Nos mecanismos de pesquisa o Allgarve não existe
Gostava que alguém me dissesse afinal onde é que fica o tal de Allgarve?!

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27.3.07

Portabilidade de email: uma péssima ideia

O PS está a preparar uma proposta legislativa que permita manter o email quando se muda de fornecedor de Internet (ler no Tek.Sapo). A ideia é semelhante à portabilidade que hoje existe nos telefones e telemóveis.

Para não entrar nas dificuldades técnicas para executar tal tarefa, parece-me uma ideia peregrina numa área onde o Estado não deve intervir. Existem muitas outras coisas nesta área em que o PS se devia empenhar.

Ao contrário dos telefones, não há custos para quem envia um email para endereço incorrecto. Da mesma forma, enviar um email para todos os contactos a avisar da mudança é simples e não tem custos - devo receber um email destes pelo menos uma vez por mês e nunca perdi o contacto de ninguém devido a uma mudança de ISP.

À partida, creio que nenhum ISP que se preze vai reutilizar endereços de email de ex-clientes. Pelo menos nunca ouvi ninguém queixar-se que mal se fez cliente doutro operador apanhou com as mensagens privadas e spam dirigidos a outrém.

Por último, existe uma razão forte para a não-portabilidade: os nossos amigos "spammers". Com tanto lixo que recebemos nas nossas caixas de correio, é bom mudar de vez em quando para eles nos perderem o rasto. Pelo menos por uns tempos.

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26.3.07

Media Markt: afinal quem é parvo?

O site da Media Markt é um exemplo de como algumas lojas - por muito grandes que sejam - não sabem tirar partido das potencialidade da Web. E, como neste caso, não se esforçam nem um tiquinho. Afinal é do senso comum que na Web não se vende nada, né?

Estava a comparar preços dum equipamento áudio e depois de passar por alguns bons sites de lojas (Worten e FNAC, entre outros), dei um salto à tal loja que nos chama parvos na sua publicidade. Já agora, a congénere alemã parece chamar porcos aos alemães que não compram nas suas lojas pelo que o insulto parece ser a orientação da casa-mãe da multinacional. O marketing tem razões que a razão desconhece...

Clicando em "TV e Hi-Fi" aparece apenas uma página com "Sabia que?". O catálogo deve estar escondido algures, pensei. Naaa... o site da loja apenas contém uns poucos artigos em destaque e na área de áudio e vídeo nem sequer um artiguinho para amostra. E o que dizer das informações úteis contidas no "Sabia que"? Citando: "Com o congelamento da imagem tem a possibilidade de fixar a imagem, continuando a ser possível escutar o som." ou "Quer ter um verdadeiro cinema em sua casa? Então adquira um formato Surround Ditigal (sic)". Como podem ver, verdadeiras pérolas lançadas a porcos parvos!

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24.3.07

Tribunal penhora domínios

Pela primeira vez no nosso país, um conjunto de cinco domínios PT foram penhorados por decisão do tribunal de Oliveira do Hospital (ler notícia).

Numa altura em que a Justiça só é mencionada pelos piores motivos, é de saudar esta iniciativa. Pelo menos até os empresários pouco escrupulosos aprenderem a evitar os domínios PT e colocá-los em nome de familiares :(

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20.3.07

Spam: somos os primeiros!

Já desconfiava que algo de muito mau se passava no nosso país e a Symantec confirmou as minhas piores expectativas: Portugal é responsável por 88% do spam (?!) enviado para a Europa, Médio Oriente e África (ler notícia).

A confirmar-se, este número é chocante e inesperado pela sua dimensão. Penso que esta é a demonstração inequívoca da nossa iliteracia (digital e não só). A maioria dos cibernautas nacionais utilizam o Internet Explorer porque têm medo de usar outro browser, pensam que a net começa no Sapo e não sabem como proteger o seu computador. Exagero? Talvez, mas não é por acaso que somos o país Europeu que usa mais produtos da Microsoft e onde o site mais visto em Portugal é o MSN - o tal que vem por defeito nos computadores.

Amanhã já ninguém se vai lembrar deste número e os políticos da casa nem vão sequer preocupar-se com esta "minudência". Fazem mal, se os Portugueses têm o computador infectado e não o sabem, é muito provável que também os seus dados pessoais estejam em risco. Para já não falar da má utilização das tecnologias nas firmas nacionais - algo com que me deparo com frequência.

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15.3.07

Sócrates perdeu contacto com o País real?

Os agricultores que queiram candidatar-se a fundos comunitários terão que fazê-lo via Internet (notícia no Diário Digital). Note-se, não se vão simplificar processos! Os intermináveis e complexos formulários mantém-se, a única diferença é que já não são em papel.

Parece-me que o governo de José Sócrates de tanto falar em Simplex e altas tecnologias perdeu por completo o contacto com o Portugal Real. Estão a ver agricultores com mais de 50 anos (a grande maioria) a preencherem um extenso formulário pela Internet? Até eu, que ando por estas andanças há uns anitos, tenho por vezes problemas em preencher online o IRS (raispartam os erros de "Sessão inválida" e "Sessão expirou"!).

Afinal, o objectivo do Simplex é simplificar processos ou apenas virtualizar a complexidade?

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10.3.07

Turlock (Califórnia) e os Portugueses

Titilada a minha curiosidade pelo último livro de ficção da Clara Pinto Correia, googlei por um pequeno vilarejo chamado Turlock no meio da Califórnia para onde terá emigrado uma comunidade inteira de Assírios.

O sítio existe mesmo (ver site da Câmara Municipal) e a realidade confirma os estranhos factos narrados pela escritora. Línguas mais usadas no município: Assírio, Persa, Punjabi, Espanhol... e Português (estamos em todo o lado!).

Mas o motivo do meu post é outro: o site deste pequeno município com 67.876 habitantes é um monumento à boa organização e conteúdos de qualidade. Debaixo duma capa de páginas Web feitas há dez anos no Notepad (não deve andar longe da verdade) está um manancial de informações estupendo. Contém algumas boas ideias de fazer corar os municípios que investem fortunas em sites com design modernaço e ferramentas de edição de última geração. Para não sair da primeira página: quantos municípios nacionais terão pagamentos por cartão de crédito e vídeo em directo das sessões da assembleia?

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9.3.07

Estranho, a Google quer vender-nos algo?

Para muitos, o anúncio do Google Premier Apps é o primeiro produto pago do gigante. Não é o caso mas talvez seja a primeira vez que a Google faz alguém pagar por algo que antes era gratuito.

Será que a fase do gratuito acabou? Não me parece.

O principal concorrente nesta área específica é a Microsoft e ao fazer-se pagar a Google está a adicionar um factor de credibilidade essencial para quem quer entrar no ambiente empresarial. E a compor as receitas pelo caminho, claro. A Google sabe que não é provável que muitas firmas larguem o Microsoft Office por algo gratuito.

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2.3.07

Ufa... OPA sobre a PT falhou

A Assembleia Geral da PT chumbou a OPA da Sonae (ler no Público). Não se concretizou aquilo que tiraria centenas de Euros do bolso de todos nós e poria o maior operador do país refém de bancos Espanhóis.

Próxima operação: fusão Vodafone-Optimus. Mais uma concentração para "bem do consumidor". Claro.

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O fluxo que pode afogar a rede

Os avisos vêm de todos os lados: a TV online pode afogar a Internet e tornar a navegação na Web mais lenta e pouco fiável.

Actualmente estima-se que mais de metade do tráfego na rede pertence a redes P2P como o BitTorrent e eDonkey mas a rede pode entrar em colapso quando alguns dos utilizadores dessa rede descobrirem que podem ver canais de TV online com qualidade usando software como o Joost e o Babelgum. Ao contrário das redes de partilha, estes usam emissão contínua em streaming ("fluxo"). E, enquanto o download de um filme funciona ao pára e arranca, no streaming o fluxo de dados não pode parar.

Só para dar uma ideia: o Joost ocupa perto de 1Mbps de ligação em contínuo. Isto quer dizer que um filme consome entre 500MB a 1GB de tráfego. Se um dia der um encontro de futebol em directo, vamos voltar a velocidades de acesso que não víamos desde o tempo da banda estreita.

E não pense que estou a falar do futuro longínquo: na Holanda os ISPs já se andam a queixar do acréscimo de tráfego desde que apareceu o software TVU.

Espero bem que esteja enganado...

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