<$BlogRSDURL$>

27.3.07

Portabilidade de email: uma péssima ideia

O PS está a preparar uma proposta legislativa que permita manter o email quando se muda de fornecedor de Internet (ler no Tek.Sapo). A ideia é semelhante à portabilidade que hoje existe nos telefones e telemóveis.

Para não entrar nas dificuldades técnicas para executar tal tarefa, parece-me uma ideia peregrina numa área onde o Estado não deve intervir. Existem muitas outras coisas nesta área em que o PS se devia empenhar.

Ao contrário dos telefones, não há custos para quem envia um email para endereço incorrecto. Da mesma forma, enviar um email para todos os contactos a avisar da mudança é simples e não tem custos - devo receber um email destes pelo menos uma vez por mês e nunca perdi o contacto de ninguém devido a uma mudança de ISP.

À partida, creio que nenhum ISP que se preze vai reutilizar endereços de email de ex-clientes. Pelo menos nunca ouvi ninguém queixar-se que mal se fez cliente doutro operador apanhou com as mensagens privadas e spam dirigidos a outrém.

Por último, existe uma razão forte para a não-portabilidade: os nossos amigos "spammers". Com tanto lixo que recebemos nas nossas caixas de correio, é bom mudar de vez em quando para eles nos perderem o rasto. Pelo menos por uns tempos.

Etiquetas: , , , , , ,


2 Comentários:

Parece-me uma ideia absurda, realmente!
Estamos todos de acordo, certo?

By Blogger Vitor, às 11:36 da manhã, março 28, 2007  

Não vejo porque é que a ideia é absurda... A justificação dos Spammers é simplesmente surreal - só muda quem quer, ninguém é obrigado!
Por vezes o endereço de email já está tão difundido - CVs, newsletters, registo em N sites... - que não é prático mudar tudo. Não são apenas os amigos que enviam e-mails, pelo que acho esta uma iniciativa de louvar.

By Anonymous Anónimo, às 9:40 da manhã, abril 18, 2007  

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?