<$BlogRSDURL$>

19.12.03

Não gosta do seu presente? Devolva-o!

Se lhe derem um presente neste Natal que apenas serve para incentivar o capitalismo selvagem, siga o exemplo da página What A Crappy Present.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
As Impressões voltam no início do próximo ano!

Comunidade Open Source ajuda Microsoft (?!)

Coitada da Microsoft que nestes tempos de crise não tem gente suficiente para tapar os inúmeros buracos de segurança que tornam a nossa vida um pouco mais interessante e com mais adrenalina. Felizmente a comunidade Open Source está atenta e decidiu dar uma mãozinha - segundo esta notícia vários programadores voluntários decidiram tapar um grave buraco de segurança do Internet Explorer! Não estou a brincar!!!

ASIMO em acção

Nesta página estão uma série de novos filmes com o impressionante robot ASIMO. Vale bem a espera pelo carregamento dos ficheiros!

18.12.03

AMD na crista da onda

Depois de algum tempo na sombra da sua rival Intel, a AMD voltou a reclamar para si o título de fabricante os CPUs mais rápidos. Depois das excelentes benchmarks dos novos Athlon 64, que bateram qualquer Pentium-4 ( mesmo a série especial que saíu com cache adicional e um preço de fugir!), a AnandTech testou lado a lado o Opteron e o Xeon - versões multiprocessador do Athlon e Pentium-4, respectivamente. O Opteron bateu em larga escala o Xeon em todos os testes. O que é de realçar dado que o Opteron custa apenas entre um terço e um quarto do Xeon!

Outra notícia ainda melhor para o fabricante: segundo a Geek a Microsoft está a preparar um versão do Windows específica para o Athlon que elimina de vez com os problemas de segurança que envolvem os buffer overflows.

17.12.03

Telemóvel: o novo receptor de rádio e TV?

A The Feature analisa um novo produto que consiste em receptor para PC que capta emissões streaming enviados por qualquer telemóvel com GPRS.

Mesmo esquecendo por momentos os evidentes problemas de fiabilidade e qualidade da tecnologia, será que alguém estará disposto a gastar uma fortuna num serviço para PC que pode facilmente ser obtido directamente na Web ou, em muitos dos casos, nas vulgares transmissões hertzianas ou por cabo?

Estado da Arte em publicidade personalizada

A Wired faz um balanço das tecnologias existentes de publicidade personalizada e o que ainda está para ver. Como os leitores deste humilde blog já sabem, um painel publicitário em Londres responde às acções dos traseuntes.

O perigo desta tecnologia é a potencial quebra de privacidade. Imagine o que seria ir a um sítio onde nunca esteve e reparar num painel publicitário a cumprimentá-lo pelo seu nome próprio! Assustador :(

16.12.03

Inteligência artificial marca pontos no Senhor dos Anéis

Para tornar mais realista uma batalha com 20 mil orcs foi criado um programa que permitia a cada um tomar as suas próprias decisões. Resultado: os maus da fita decidiram fugir quando viram que a coisa estava má para o seu lado - tal como qualquer pessoa com bom senso faria! A cobardia virtual é mais uma prova da sofisticação dos algoritmos de inteligência artificial actuais.

Sombra: o orgão que nos faltava

A BBC divulgou o resultado dum estudo que conclui que a nossa sombra é vista como parte integrante do corpo para o nosso cérebro!

15.12.03

Captura de Saddam: a t-shirt comemorativa

Veja aqui. Sem comentários :-|

O seu teclado tem teclas a mais?

Se é um SMS-dependente e acha o teclado dos telemóvies mais amigável que o dos PC, a solução para o seu problema está neste blog.

Acho uma ideia idiota trocar um teclado de tamanho decente por um diminuto semelhante ao dos telemóveis mas há malucos para tudo ;)

"Querida, encolhi o disco rígido"

Segundo a Yahoo, o fabricante Toshiba está a desenvolver discos rígidos com um raio de apenas 0.85" (aproximadamente 2,16cm). O objectivo é lançar modelos de 2 e 3GB num mercado ainda virgem: os telemóveis!

12.12.03

Open Source: depois do software, vem aí o hardware

O movimento Open Source continua e começa a invadir outros mercados. Recemente foram publicadas as especificações completas do OpenRISC: a implementação de hardware dum computador!

11.12.03

Um raio de Sol no meio da cidade

O que fazer ás zonas degradadas e abandonadas da cidade? Segundo alguns cidadãos de Detroit mencionados no New York Times (necessário registo gratuito) nada melhor que voltar às origens rurais.

Foram já convertidos em pequenas hortas cerca de 15 hectares e 40 jardins públicos abandonados. Decerto o arquitecto Ribeiro Telles não poderia concordar mais com esta intervenção urbana :-)

Roubo em directo... num blog!

Estava uma alegre blogger a actualizar a sua página quando apareceram uns meliantes que a assaltaram. Como não se lembraram de desligar-lhe o telemóvel, o assalto ficou registado para a posteridade.

Será este o primeiro assalto capturado num blog? Não sei mas as coisas podem começar a ficar realmente interessantes quando os bloggers começarem a publicar fotos de assaltos em curso com os seus telélés...

10.12.03

Robot/carro futurista

Foi recentemente apresentado o Hallucigenia - um robot com oito rodas independens que mantém a cabine horizontal mesma na subida de encostas.

Veja aqui alguns vídeos deste interessante robot e, de caminho, veja aqui outros designs de robots que podem vir a mudar o Mundo.

As fotos do ano

Com o aproximar do fim do ano começam os balanços. Um simples cibernauta fez esta compilação das melhores fotos que encontrou na Web. Vale a pena visitar!

Desumanidade

Não me costumo imiscuir na política nesta humilde página mas não resisto a aconselhar fortemente a leitura desta notícia para verem o calibre moral daqueles que governam o mundo :-((((

9.12.03

Doom 3: está quase!

Ansiosamente esperado há alguns anos, está para breve o lançamento do jogo Doom 3. Enquanto tal não acontece, dê uma vista de olhos ao site oficial recentemente aberto.

Capacetes inteligentes para ciclistas

A News.com tem um interessante artigo sobre um novo tipo de capacete para ciclistas que, tal como acontece com os pilotos de caça, projectam informação à frente dos olhos.

O capacete permite que o ciclista saiba a sua posição e velocidade sem tirar os olhos da estrada.

5.12.03

Space Invaders: compre já!

Diz a Reuters que o clássico jogo das arcadas Space Invaders vai estar disponível para o público em geral. Não, não estou a falar dum joguinho para PC mas sim da versão dos anos 80 com móvel e tudo!

E o preço é uma pechincha: 2772 dólares :-|

Bronzeado com implante

Um simples implante pode produzir um bronzeado capaz de atrair os membros do sexo oposto mais exigentes. Pelo menos é isso que uma firma farmacêutica promete numa notícia da BBC.

4.12.03

Toshiba lança "tinta invisível"

A Toshiba apresentou um novo tipo de toner para impressoras que pode ser apagado!

Depois de imprimir documentos com a denominada tinta "e-blue" basta aquecer o papel para este ficar limpo. Note-se que a tinta não desaparece mas fica apenas transparente. À primeira vista, esta parece uma excelente ideia mas há problemas graves com o conceito. Leia por exemplo os comentários sobre o assunto na Geek.

3.12.03

Spammers contra-atacam

Segundo a Silicon.com os nossos amigos spammers mudaram de táctica e passaram ao contra-ataque. Agora enviam o recibo duma encomenda de material pedófilo em nome do destinatário e dão como email de retorno um site de anti-spam.

Há mesmo pessoas capazes de tudo :-(

Timex apresenta relógio com GPS

A MobileMag noticiou o lançamento por parte da Timex dum relógio que permite obter a distância e velocidade através da tecnologia por satélite GPS.

Apesar de implicar o uso dum pequeno transmissor à cintura, QUERO UM!!! JÁ!!! ;-)

Sites tugas de qualidade

São sites nacionais e vêm referidos no jornal Publico e merecem ser divulgados:
- História da Energia - início dum repositório de tudo que tenha a ver com energia e electricidade em Portugal. Não se esqueça de ver e ouvir os anúncios!
- Portal de astronomia - o primeiro site nacional com efemérides astronómicas. Verifique se ocorreu algo de relevante no dia do seu nascimento.



O que é Nacional (por vezes) também é bom :)

2.12.03

Peixe fluorescente brevemente à venda

Vai ser lançado no mercado um pequeno peixe genticamente alterado de forma a brilhar no escuro! Confira aqui os pormenores.

Escolhido sucessor do DVD. Guerra continua?

Lê-se na Yahoo News que o DVD Forum escolheu o formato HD-DVD como sucessor do actual DVD.

Esta escolha representa uma grande derrota para a Sony e Philips que propunham o formato rival Blu-Ray. Estas mesmas firmas viram negado o seu formato DVD+RW pelo DVD Forum mas isto não impediu que o formato controle uma fatia importante do mercado sendo a tendência actual de prevalecer sobre o formato "standard" DVD-RW. Veremos se o mesmo se vai passar de novo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?