<$BlogRSDURL$>

30.10.03

Melhores fotos da ciência

A ciência é pródiga em produzir imagens de grande beleza. Confirme nesta página onde estão algumas das melhores fotografias. Visita recomendada!

Imprima o seu próprio monitor

De acordo com a News.com, a Xerox desenvolveu tecnologia que permite a impressão de circuitos electrónicos com o mesmo método usado nas impressoras de jacto de tinta.

Espera-se que a médio prazo apareçam os resultados deste técnica com o fabrico de écrans LCD de muito baixo custo. No entanto, no futuro, qualquer circuito pode ser produzido, íncluido um computador inteiro!

29.10.03

Mensagens subliminares melhoram memória

Leia aqui como óculos onde são reflectidas mensagens subliminares contribuem para a melhoria da memória.

Como ser despedido da Microsoft

Bastou o anúncio num blog pessoal que a Microsoft comprou Macs para o autor ser despedido.

Aerodinamismo da Star Trek Enterprise

Uma pergunta que costuma assaltar os fãs do Star Trek é a razão pela qual a Enterprise costuma sempre ficar em órbita dos planetas e não aterra no solo. Será que os construtores da nave não confiavam na sua aerodinâmica ao ponto de a submeter às normas forças de reentrada numa atmosfera?!

Para responder a esta questão - de grande relevância para o futuro da Humanidade - alguém na Universidade de Queensland decidiu colocar um modelo da nave num tunel de vento e estou o seu comportamento a Mach 5 (5 vezes a velocidade do som). O diagnóstico parece ter sido positivo :)

28.10.03

Faces 3D a caminho do realismo

A BBC fez um ablanço das mais recentes tentativas de produzir humanos virtuais. Vale a pena ler!

Alegria! Um spammer foi condenado!

Finalmente, um irritante spammer sentiu as consequências das suas acções criminosos ao ser obrigado a pagar 2 milhões de dólares de indemnização. Leia os pormenores aqui.

Wireless sem energia?!

O aparentemente impossivel foi realizado: segundo a CommDesign vai ser uma lnaçado uma série de produtos de comunicação sem fios que não requerem ligação à corrente ou qualquer tipo de bateria!

Os equipamentos, redes de sensores, são os primeiros a utilizar a tecnologia "colheita de energia" cujos detalhes técnicos vindos a público são ainda escassos. Mas, tal como qualquer boa ciência, aproxima-se da magia :-)

27.10.03

Moblogs acompanham incêndios

Os recentes incêndios na Califórnia foram acompanhados a par e passo por vários bloggers munidos de telemóveis com máquina fotográfica. Talvez a melhor compilação desta fotografias se encontre aqui.

Spam inspira músicas

O spam, irritante publicidade que nos atafulha a caixa de correio, serviu de inspiração a uma série de músicos para criarem uma série de canções. O interessante trabalho está nesta página.

23.10.03

Tudo sobre antimatéria

Parece ser obra dos autores de ficção científica mas a antimatéria é bem real e diariamente criada nos aceleradores de partículas. Para saber mais sobre este assunto, consulte este site - uma verdadeira Biblia da Antimatéria.

TV Digital: o fim das gravações de vídeo?

A CNN informa que a poderosa entidade reguladora FCC tenciona implementar nas transmissões de TV digital um sinal que proíbe a gravação. Ou seja, os consumidores perdem o "previlégio" de gravar os seus programas televisivos preferidos.

Apesar da notícia se referir apenas aos Estados Unidos, pode ser o prelúdio do que pode vir a acontecer aqui na Europa. Estejam atentos!

22.10.03

Videoconferência em grande formato

A Wired.com noticiou que uma firma austríaca concebeu um sistema de videoconferência de grandes dimensões que permite a traseuntes duma cidade comunicar em tempo real com os de outra cidade. Uma grande ideia que pode fazer muito pelo estreitamento de relações entre povos.

Fotografia recursiva

Uma preciosidade de visita obrigatório: visite o site deste fotógrafo que fotografou uma fotografia com uma fotografia que tinha uma fotografia onde figurava uma fotografia ad aeternum...

21.10.03

Nanotubos: das promessas à realidade

A News.com publicou um artigo sobre o estado da arte da ciência dos nanotubos. De leitura recomendada.

20.10.03

Água: as pilhas do futuro?

Desde há vastos séculos que o Homem usa a água como fonte energética, reparemos, por exemplo, nas barragens e nos moínhos de água. Mas a força da água pode vir a ser usado para um fim bem mais portátil: dentro de baterias para os nossos telemóveis, calculadores ou mesmo PDAs.

Leia a notícia na MSNBC.

10 Megabits no nosso corpo!

Segundo esta notícia investigadores conseguiram transmitir dados a uma velocidade de 10Mbps através do corpo humano!

Apesar de não ser novidade, a própria IBM tem um projecto de transmissão de dados por um simples aperto de mão, a grande novidade é a elevadissima velocidade - igual à de um fio de cobre!

17.10.03

Alívio: SCO já pode pagar aos advogados

Descansem todos aqueles que punham em causa a capacidade económica da firma SCO em pagar as avençazinhas aos seus advogados: segundo a News.com a firma assegurou um financiamento de 50 milhões de dólares.

Com este dinheiro a firma já poderá levar a tribunal ou extorquir dinheiro a todos os que usam o sistema operativo gratuito Linux - incluindo aos seus principais clientes, entre eles a IBM e a HP. É de homem, catano! Tudo em prole dos direitos dos cidadãos, como um representante da firma referiu há uns dias. Abençoados sejam!!!

Euros do espaço

Começa na segunda-feira, dia 20, o leilão promovida pela ESA dos Euros que visitaram a Estação Espacial Internacional. Decerto um bom investimento para quem pode investir uns cobres...

Novo recorde de velocidade na Internet

Cientistas Europeus bateram o recorde de transmissão de dados com o brilhante resultado de 5,44Gbps a uma distância de 7000Km! Confira na CBC.

Ganância continua na Verisign

A Verisign anunciou que o impopular serviço Site Finder vai voltar, quer os cibernautas gostem ou não. Aliás, a firma diz que a questão nem se põe porque 84% dos inquiridos num estudo (interno, de certeza) disseram estar satisfeitos com o serviço e a prova da popularidade do site são das dezenas de milhões de visitas - como se estes tivessem alternativa.

Leia estas e outras mentiras no The Register.

15.10.03

China no espaço

Enquanto os Estados Unidos parecem perder o ímpeto pela exploração espacial, a China colocou hoje o seu primeiro astronauta no espaço. Que tem o ordenado fabuloso de cerca de 1000€ por mês :-) Leia, por exemplo, aqui na ABC sobre este feito.

Mozilla na frente

Saíu hoje a versão 1.5 do excelente browser Mozilla. Mais uma forte razão para abandonar de vez o lento e desactualizado browser produzido pela firma de Gates.

13.10.03

Saíu o primeiro portátil com monitor 3D

Ao fim de anos e anos de promessas, saíu finalmente o primeiro portátil equipado com um monitor que permite ver imagens 3D sem óculos especiais. Confira na Wired.

O magnifíco Macaco Telepata

Cientistas conseguiram ensinar macacos a controlar um braço robótico "apenas" com a forma do pensamento. Leia sobre este interessante assunto na CBC.

9.10.03

Microsoft poderá ter de retirar IE de circulação

Depois de perder um julgamento para a Eolasem Agosto, a Microsoft vê-se em maus lençois dado que a Eolas pretende que a firma deixe de por o Internet Explorer a circular até pagar a licença determinada pelo tribunal.

Não morro de amores pela firma de Gates mas o que está em causa é uma cretinice: segundo a Eolas, todos os browsers que suportam plugins infringem os seus direitos de autor (veja na News Factor). É incrível as coisas que se conseguem patentear hoje em dia...

Clínica de recuperação de SMS

Se envia demasiados SMS, anime-se porque já abriu uma clínica que trata desse vício - confira no The Feature.

São uma editora... mas são boas pessoas

A pequena editora Magnatune fez aquilo que para as grandes editoras pode ser considerado um crime de lesa-pátria: colocou o seu catálogo inteiro na net e convida os visitantes a partilhar faixas com os amigos.

Como ganham dinheiro? É simples, além das receitas de licenciamento (para filmes, TV, etc), os utilizadores podem adquirir as músicas que mais gostam do formato que preferirem - à guisa do shareware.

Mais outra razão para a Magnatune valer o seu lema "We're a record label. But we're not evil.": metade das receitas vão directamente para os bolsos dos músicos e não apenas as migalhas que a indústria chupistafonográfica dá aos seus operários.

Vá lá, ajudem os moços comprando (qualquer coisinha - eles merecem...

8.10.03

Tecla de Shift derrota CD "anti-cópia"

Estão as editoras a gastar rios de dinheiro a pesquisar e implementar sistemas anti-cópia nos seus CD (leia-se: estragar os CD, segundo as normas) e bastou um simples estudante experimentar carregar num Shift para derrotar o esquema da BMG! Verifique no The Register.

Um PC cheio de cerveja

Destes não se vêm por aí: reparem neste PC construído a partir dum barril de cerveja :-)

7.10.03

Lâmpadas contra-natura

A ciência tem destas coisas: julgamos que a Natureza se rege segundo certas leis predestinadas e por vezes aparecem surpresas! Foi o que aconteceu a um investigador ao descobrir um possivel substituto das anacrónicas lâmpadas incadescente - segundo as teorias actuais, a sua descoberta nunca poderia funcionar!

Leia mais sobre este intrigante tema na Science News.

Verisign vencida... ou será que ainda não?

Finalmente a Verisign acatou as instrucções para fechar o polémico Site Finder. Mas a autoritária firma promete voltar à carga e lutar pelo "seu" direito de usurpar o controlo dos domínios .com e .net :-(

6.10.03

Robots do futuro à venda hoje

A firma Neiman Marcus lançou uma nova linha de robots de tamanho humano que são verdadeiramente úteis e não meros adereços hi-tech. Quero um... mas primeiro tenho que ver se me sai a lotaria para pagar 400 mil dólares :-|

3.10.03

ACME Indústria e Serviços, S.A.

Se já reparou na misteriosa firma "ACME" que aparece em tudo que sejam filmes animados norte-americanos, pode satisfazer a sua curiosidade ao consultar esta página com o catálogo de produtos da "fábrica" de 1935 a 1964.

"Patrões" da Internet ameaçam Verisign

Como se pode ler aqui, a ICANN finalmente tomou uma medida para acabar com o abuso do Site Finder da Verisign - entidade que controla o registo de domínios .com e .net.

Enquanto isso, houve quem se insurgisse no Gildot sobre uma medida à lá Verisign efectuada pelo Sapo, ou seja, aparecer uma página de erro do ISP em vez do vulgar erro no browser. No entanto, se os Américas da Microsoft e da Verisign o fazem (até agora impunemente), porque não aceitar que o seu fornecedor de Internet também o faça?

2.10.03

Querida, encolhi o PC!

O site Mini-ITX divulgou fotografias das novas motherboards Nano-ITX da Via. Apesar de conter todas as ligações e funcionalidades dos vulgares PC, a motherboard tem a dimensão de 12x12cm!

Versão 1.1 do Open Office

Recomendo fortemente o download da versão 1.1 da suite de aplicações Open Office. Vai para dois anos que uso esta aplicação e não sinto nenhuma falta do Office da Micro$oft.

Europeus rumo à Lua

Mais uma boa notícia oriunda da Agência Espacial Europeia: foi activado com sucesso o motor de iões do SMART-1 com destino à Lua.

Apesar de ser extremamente barato e leve, o motor de iões não bate recordes de velocidade - em vez dos usuais 3 para atingir o nosso satélite, o SMART-1 vai demorar perto de 18 meses...

Vem aí a TV de Ultra Alta Definição

Investigadores Japoneses (de onde mais poderiam ser?) demonstraram um protótipo funcional dum monitor com 4 mil linhas de resolução - um sistema de video apelidada de Ultra High Definition Video (UHDV).

A norma pode vir a tornar-se a sucessora do fracassado HDTV, pelo menos aqui na Europa, tendo sobre esta a vantagem de usar 16 vezes mais pixeis. Ou seja, um DVD deve dar para armazenar meia-dúzia de minutos de UHDV :)

1.10.03

Coca-Cola lança sorteio com ajuda do GPS

Demostrando mais uma vez o seu apetite por altas tecnologias, a Coca-Cola vai lançar um sorteio cujos vencedores serão descobertos através do sistema de navegação por satélite GPS.

A localização é feita através dum pequeno transponder incorporado nas garrafas dos refrigerantes. Não sei porquê mas palpita-me que poderá haver problemas com grupos defensores da privacidade dos cidadãos...

Placard interactivo com mais de 30 metros!

Informa a Reuters que a Coca-Cola montou em Londres um placard publicitário com mais de 30 metros com a particularidade de ser interactivo!

O placard responde a saudações dos traseuntes, muda a imagem conforme o estado do tempo e vai permitir interacção por SMS.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?