<$BlogRSDURL$>

2.3.07

O fluxo que pode afogar a rede

Os avisos vêm de todos os lados: a TV online pode afogar a Internet e tornar a navegação na Web mais lenta e pouco fiável.

Actualmente estima-se que mais de metade do tráfego na rede pertence a redes P2P como o BitTorrent e eDonkey mas a rede pode entrar em colapso quando alguns dos utilizadores dessa rede descobrirem que podem ver canais de TV online com qualidade usando software como o Joost e o Babelgum. Ao contrário das redes de partilha, estes usam emissão contínua em streaming ("fluxo"). E, enquanto o download de um filme funciona ao pára e arranca, no streaming o fluxo de dados não pode parar.

Só para dar uma ideia: o Joost ocupa perto de 1Mbps de ligação em contínuo. Isto quer dizer que um filme consome entre 500MB a 1GB de tráfego. Se um dia der um encontro de futebol em directo, vamos voltar a velocidades de acesso que não víamos desde o tempo da banda estreita.

E não pense que estou a falar do futuro longínquo: na Holanda os ISPs já se andam a queixar do acréscimo de tráfego desde que apareceu o software TVU.

Espero bem que esteja enganado...

Etiquetas: , , , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?