<$BlogRSDURL$>

28.6.02

823 metros, 429 cliques, 1952 tecladas

Hoje não estou em forma. O meu rato apenas andou o correspondente a duas voltas à pista e o meu uso do teclado nem deu para aquecer as falanges.

Se, tal como eu, gostaria de medir o seu desempenho ao volante do seu PC, aconselho-o a puxar o Modometer - um software pouco pesado que contabiliza a utilização do computador separadas por aplicação.

Emulador de jogos para trintões

No final da década de 70 apareceram os primeiros videojogos portáteis que, na prática, não passavam de LEDs que piscavam.

Felizmente, os possuidores de PDA já podem matar as saudades com o emulador LEDhead. Imprescindível para sente nostalgia dos seus tempos de adolescente (Nota: os mais novinhos podem obter um emulador de Gameboy aqui).

Tecnologia sem fios... na TV por cabo

A News.com informa-nos que a Pulselink vai empregar tecnologia rádio UWB em sistemas de cabo.

Recordo que o UWB é uma polémica tecnologia de transmissão de alta velocidade (100Mbps actuais mas pode chegar ao 1Gbps) que usa uma extensa fatia de espectro para enviar sinais de muito baixa potência.

27.6.02

OpenOffice nas bancas

O Gildot informa que a revista Exame Informática deste mês inclui no CD a suite OpenOffice.

Para quem não conhece, trata-se duma suite parecida com o MS Office 99% compatível com este e com um preço imbatível: zero! Comprem a revista e experimentem que vale a pena.

Nanomemórias em 2004

A Rolltronics anunciou à imprensa que em 2004 vai começar a comercializar Nanomemórias (NanoMem) cujo custo de produção é apenas um quinto das memórias actuais.

O baixo custo deve-se ao inovador método de fabrico: é usada uma rotativa para "imprimir" as células de memória como se de um jornal se tratasse. O fabricante garante que numa placa PC Card é capaz de encaixar 64GB de informação!

Bola de cristal que tudo vê

A Actuality Systems lançou uma bola de cristal para visualização de imagens 3D!

Como se podem ver nos ficheiro PDF da página, o modo de funcionamento é bastante simples e os resultados parecem impressionantes. Para os amantes do ocultismo: não, a bola de cristal não permite ver o futuro ;-)

Aprender a andar

Por muitos ziliões de polígonos que tenham os jogos actuais, um aspecto não tem apresentado melhorias: os movimentos dos personagens são finitos e pré-gravados.

De acordo com esta notícia da BBC, esta limitação pode estar a chegar ao fim. A NaturalMotion diz ter "ensinado" personagens virtuais a movimentarem-se duma forma natural.

26.6.02

Rádios locais fornecem acesso à Internet?

A Anacom (ex-ICP) divulgou hoje que as rádios locais vão poder emitir de forma digital usando a tecnologia DAB.

Além de qualidade sonora comparável ao CD e melhor utilização do espectro rádio-eléctrico, o DAB permite interacção com o "ouvinte" e, inclusivé, pode permitir o acesso à Internet. Será que as rádio locais das zonas mais desfavorecidas se vão tornar ISPs?

O Grande Olho no Céu

Os detalhes das fotografias tiradas por satélite fazem-me sentir que somos intérpretes relutantes dum "reality show" a nivel mundial. Consultem, por exemplo, a excelente qualidade de algumas das melhores imagens da Space Imaging.

A foto da minha zona nesta página permitiu-me descobrir o meu bairro. Já com o excelente Terraserver identifiquei com facilidade o meu prédio... antes de tornarem a pagante$ o visionamento de imagens de alta resolução...

Uma mão-cheia de flash

A tecnologia flash da Macromedia promete tornar a enfandonha Web mais parecida com a animada TV. Infelizmente, esta tecnologia por vezes é usada de forma incorrecta dificultando a navegação dos visitantes ou tornando os sites mais pesados.

Não é o caso dos sites a concurso no "Flash Film Festival 2002". Visite os sites dos concorrentes e vote nos seus preferidos.

25.6.02

Um lar verdadeiramente digital

Existem pessoas que fazem no seu tempo livre as coisas mais insólitas. Por exemplo, um tal de Matthew McClintock anda a fotografar e catalogar todos os objectos na sua casa!

O rigor com que se ocupa desta tarefa é tanto que não se esqueceu de mencionar a localização da revistas pornográficas escondidas!

Portugal com futuro negro em termos ambientais

O investigador Filipe Duarte Santos publicou um livro sobre o futuro climático no nosso país nos próximos 100 anos onde as conclusões não podiam ser mais catastróficas: aumento de temperatura em 3 ou 4 graus, aumento do nível do mar em 50 cm, forte diminuição da precipitação, falta de água, etc. Traduzindo por miúdos: estamos a caminho de nos tornarmos um deserto.

Notícia da Lusa sobre o assunto pode ser lida aqui.

É oficial: o Universo é bege

Segundo a CNN, a cor do Universo passa a ser um tom de bege baptizado de "Cosmic Latte".

A cor foi determinada fazendo uma média da soma de toda a luz recebida no nosso planeta. Um primeiro cálculo que deu como resultado a cor púrpura tinha sido originado por um erro de software.

24.6.02

Memória orgânica revolucionará computadores?

Investigadores produziram em laboratório um tipo de memória estática 3 milhões de vezes mais rápida que as actuais!

A memória consiste em duas camadas de substâncias orgânicas separadas por uma fina película metálica. As novas RAM mantém o seu conteúdo durante "dias a semanas". O mais interessante é que os cientistas afirmam que a nova tecnologia é mais barata de produzir que as actuais e são fabricadas de forma semelhante!

A confirmar-se, isto pode significar o fim das memórias flash, discos rígidos e outros tipos de armazenamento. Detalhes aqui.

A culpa foi do campo magnético!

Tal como os Portugueses, os Russos têm mau perder. Mas, ao contrário de nós, preferem justificar os desaires com alta tecnologia. Veja-se este artigo onde um conjunto de hackers russos afirmam que a derrota da sua selecção no Campeonato do Mundo se deveu ao campo magnético!

Depois do homem-aranha, a cabra-aranha?

Uma firma canadiana de engenharia genética adicionou genes de aranhas a embriões de cabras! A intenção é tentar que as cabras assim criadas produzam um tipo de leite capaz de criar fibras mais resistente para uso em vestuário.

Mais informações podem ser lidas aqui.

21.6.02

Insecto de metal

Os cuidados a ter com a preservação das florestas dificulta a vida a quem tem de deslocar a elas. Para reduzir ao minímo os distúrbios á fauna e flora florestal os Filandeses criaram um género de insecto metálico.

Recomenda-se o visionamento dos videos para se aperceberam da espantosa forma de movimentação deste transporte que mais parece vindo dum filme de ficção cientifica!

Confessionário por SMS

Já é um lugar comum dizer que a Igreja tem de acompanhar os tempos para sobreviver. Uma prova disso é uma igreja na Suécia que efectua confissões por SMS!

Os detalhes podem ser lidos aqui.

Comida rápida aumenta desejo sexual!

A MDN notícia que a ingestão de comida rápida por parte das raparigas levam-nas a aumentar o seu apetite sexual.

Uma boa notícia para os candidatos a "machões": um Big Mac é mais barato que as bebidas alcoólicas usadas para o efeito ;-)

Boro substitui silício?

Esqueçam os nanotubos, o futuro da microelectrónica parece ser o Boro, dizem investigadores da Universidade de Washington.

A curto prazo, o Boro pode ser usado nas interligações no interior dos chips onde alguns fios atingem diâmetros na ordem das dezenas de nanos e estão prestes a atingir o limite a partir da qual passam a ser dominados por fenómenos quânticos.

20.6.02

Robot foragido!

Um robot "inteligente" fugiu pelos próprios meios duma competição e só foi apanhado junto a um parque de estacionamento onde esteve prestes a ser atropelado!

Os detalhes desta história incrível podem ser lidos aqui.

Supercomputador português sobe no Top

Acabou de sair o Top 500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo.

A única presença tuga pertence à Edinfor e encontra-se no lugar 164, uma subida de quase 100 lugares em relação ao ano transacto. Uma breve reportagem ao interior (literalmente!) deste grande computador, encontra-se aqui.

TV em 3D sem óculos

A Stereographics concebeu uma forma barata de ver imagens 3D no televisor sem recurso a óculos especiais.

O ponto forte da sua tecnologia DDD é a compatibilidade com o sinal 2D actual. Mais informações podem ser lidas aqui.

Gravador de CDs e imagens

A Yamaha apresentou no Japão o primeiro gravador de CDs que também "imprime" imagens, o CRW-F1.

As imagens são produzidas no espaço do CD que não é utilizado e podem ser de qualquer natureza. Uma excelente ideia!

19.6.02

Implante o telemóvel na boca

Cientistas Britânicos dizem ter criado um telemóvel que se instala como um implante dentário, diz-nos a News.com.

O som das chamadas é transmitido por vibração óssea até ao ouvido interno permitindo ter conversas verdadeiramente privadas. Os cientistas não mencionam como se marca um número e se corremos o risco de marcação acidental quando estivermos a comer...

Em definitivo, este é um gadget que não me atrai!

Viaje até Marte!

Dada a impossibilidade de viajar em pessoa, tem agora a possibilidade de pelo menos enviar o seu nome à superfície de Marte! Nesta página da NASA, os visitantes são convidados a colocar o seu nome que será queimado num CD e enviado na missão Mars Rovers no próximo ano.

SMS na linha fixa

Há muito que seria de esperar: os ingleses da Logica vão vender telefones da rede fixa com suporte de SMS. Veja aqui os pormenores.

Com a total digitalização das redes telefónicas, esta funcionalidade deve ser bastante simples de implementar pese embora as delicadas negociações entre os operadores de móveis e rede fixa.

18.6.02

Impressões... na Digito

Saíu hoje na Digito a primeira prosa duma colaboração regular de moi-meme nesta publicação. No arranque, um fabulástico texto sobre comunidades virtuais :-)

Lâmpadas alimentadas por rádio!

Segundo esta notícia, a Fusion Lighting está a preparar-se para lançar uma nova lâmpada alimentada em parte por rádiofrequência!

Esta promessa de energia ecológica tem, contudo, um preço a pagar: baralha as redes sem fios Wi-Fi.

Ultrapassado este problema, pode ser que no futuro apareçam frequências de rádio usadas exclusivamente para envio de energia de grande potência! A EDP que se cuide!

Mesa de discos rígidos

Com a rápida obsolescência do material informático, é cada vez mais importante reciclar os monos. Vai daí, este moço lembrou-se de fazer uma mesa unicamente com discos rígidos a que não falta um sitio onde meter os copos (leitor de CD-ROM)! Vale a pena visitar.

Disco voador nuclear

A pouco e pouco vão sendo colocados no domínio público alguns dos maiores segredos do Guerra Fria. Um deles é o disco voador nuclear revelado pela publicação Popular Mechanics.

O avião super-secreto tinha como finalidade espiar e bombardear com cargas nucleares o território da União Soviética a partir duma altura de 500 Km. Tudo indica que o seu formato redondo deu azo a alguns avistamentos de OVNI.

Somos um país rico

Um artigo no El pais afirma que Portugal tem os preços de ADSL mais caros da Europa!

Infelizmente, em relação a custos de telecomunicações, estamos sempre no pelotão da frente: linhas dedicadas, acessos dialup, etc. Definitivamente, aceder à rede é um luxo por cá. O anterior governo pareceu ignorar este problema e o actual não parece estar sensibilizado para estas situações.

17.6.02

Não saber perder

Depois da desgraça de sexta-feira, a nossa selecção voltou a ser notícia um pouco por todo o mundo graças à sua recepção na chegada. Pela primeira vez o site oficial do Campeonato do Mundo falou sobre este tipo de assunto. Leia aqui.

Da fama de caceteiros, batoteiros e maus perdedores já não nos conseguimos livrar no mundo do futebol :-(

Palms ajudam ao tuning

Cada vez existem mais adeptos do tuning - modificações efectuadas a carros de série para os tornar mais potentes. O PocketDyno permite a estes verificar a perfomance do seu automóvel... a partir dum Palm!

O produto, misto de software e hardware é muito simples e consegue medir o tempo dos 0 aos 100, aceleração, potência aproximada, etc.

Teletransporte dá passo de gigante

De acordo com esta notícia, uma equipa de cientistas Australianos conseguiu teletransportar um feixe laser! Após a teletransportação dum único fotão há 3 ou 4 anos, este feito representa mais um passo decisivo para o objectivo supremo: teletransportar matéria.

Os amantes da ficção científica escusam de ficar entusiasmados: ainda não existe ninguém que tenha a miníma ideia de como enviar algo mais complexo que um simples electrão. O famoso "Beam me up, Scotty" do Star Trek pode nunca acontecer.

14.6.02

Os poderes terapêuticos dos palavrões

Um livro recente do Dr. Matt Schweitzer afirma que proferir palavrões é bom para a nossa saúde. O Dr. mostra-se particularmente preocupado com a situação nos Estados Unidos onde, pasme-se!, começa a ser raro ouvir asneiras nas ruas.

Segundo o Dr. Schweitzer, esta repressão dos nossos instintos pode levar a depressões e outros problemas do fóro mental. Mais informações podem ser lidas aqui.

Crashes violentos

Uma firma inglesa de seguros fez um Top 10 das mortes de computadores portáteis. A divertida lista pode ser consultada aqui.

12.6.02

Crise? Qual crise?

O mundo dos negócios é por vezes paradoxal: quando
todo o bicho careta que tinha .COM no nome facilmente obtinha financiamento, actualmente parece que ninguém quer apostar na Internet numa altura em que as dotcoms entraram nos lucros.

A prová-lo estão os últimos dados da Shop.org. Uma parte substancial das dotcoms obteve lucro em 2001 - tendência que se vai acentuar este ano.

As vendas online cresceram no ano passado 21% e para este ano as previsões apontam para os 41% (valor, aliás, consentâneo com os resultados do 1º trimestre).

Não dá para entender o fabuloso mundo dos negócios...

Sony prepara robot... medicinal!

Após 12 anos de preparação, a Sony parece estar disposta a lançar no mercado o Q-taro - um robot esférico com funções medicinais!

O Q-taro segue o dono e monitoriza sinais vitais como a temperatura do corpo. Um pequeno vídeo do robot pode ser visto aqui.

11.6.02

Bot atinge a maioridade

O bot Cyc alcançou 18 anos de vida desde a sua primeira implementação.

Este programa de inteligência artificial foi educado com 1.4 milhões de noções do mundo fisíco de forma a ter um conhecimento do mundo que o rodeia e não cometer os erros de senso vulgares nos mais sofisticados agentes inteligentes.

Por altura do seu 18º aniversário, o seu código foi posto em regime de Open Source e os webmasters são convidados a usar esta potente ferramenta nos seus sites.

Apesar da evolução que representa o Cyc, ainda estamos longe de criar o HAL 9001...

"Não negue uma ciência que desconhece"

Desde que o Homem adquiriu o dom da fala que enganar os mais crédulos é uma das formas de promoção pessoal. Mesmo no século XXI sucedem-se os fenómenos de pseudociências e fraudes cujo único objectivo é a obtenção de lucro.


Felizmente existe a Internet e felizmente existe o Committe for the Scientific Investigation of the Claims of Paranormal. No site desta organização existem artigos e links sobre os mais variados temas paranormais, destacando-se o Hoax Watch onde são desmascaradas as mais recentes fraudes.

Recomendado para quem acredita nas profecias do Nostradamus, medicinas alternativas, OVNIs e fantasmas!

10.6.02

Segredos da Guerra Fria

A revista Science publicou uma série de acontecimentos verídicos com alguns dos maiores segredos da Guerra Fria.

Altamente recomendado para quem gosta de ler relatos históricos.

Ingleses deliram com as M-Parties

Os jovens ingleses andam entusiasmados com as chamadas Mobile-Parties. O funcionamento é simples: os interessados registam-se numa base de dados e, sempre que estiver marcada uma festa, recebem informações no telemóvel sobre como atingi-la.

Parece simples e óbvio mas tornou-se extremamente popular em tempo recorde. Mais informações aqui.

7.6.02

Scooby Doo é demoniaco!

Bem me parecia que cães inteligentes era coisa do Demónio! Segundo este elucidativo (e hilariante) artigo, os desenhos animados Scooby Doo tentam seduzir as crianças a fazer um pacto com o Diabo!

Referências a homossexuais, drogados, trocadilhos ("dog"="God" ao contrário), lésbicas e espiritismo. Há de tudo nesta aparentemente inocente diversão.

Este artigo vem da mesma "inteligência" que deu origem ao apontamento "Ateus, pagãos e comunistas: eis os informáticos" publicado neste blog no dia 23 de Abril.

Não digam que não vos avisei. E, já agora, não esquecem a contribuição para a igreja caso vão ver o filme :-)

Motherboard à moda antiga

Foi colhida com alguma surpresa a última press release da Asus que mencionava o lançamento duma nova motherboard... com válvulas!

Calma! O fabricante não substituiu os transistores por vávulas! O modelo AX4B-544tube apenas incorpora válvulas nas suas saídas sonoras para agradar aos teimosos dos audiófilos que juram a pés juntos que estas soam melhor do que qualquer som digital.

6.6.02

B'jecas à saúde do Mozilla

Ao fim de mais de quatro anos de intenso trabalho, saíu a versão 1.0 do Mozilla - o melhor browser deste planeta.

Para comemorar o evento estão a ser planeadas 143 festas em todo o globo. Portugal não pode à regra realizando-se uma maratona de b'jecas e uisquis num dos bares da Expo no dia 14 pelas 22 horas. O organizador é o ricardomesquita@netcabo.pt.

É bem possivel que também apareça por lá.

Segway/Ginger à venda na eBay?

Apareceram ontem em leilão duas trotinetes Segway na eBay, aqui e aqui.

Existem dúvidas quanto à sua autenticidade dado que o equipamento só será vendido ao público no final do ano. Mesmo assim, os entusiastas com mais de dez mil dólares para gastar poderão descobrir em primeira mão se o produto existe verdadeiramente :-)

(Actualização dia 7/Julho: a eBay retirou estes items de leilão)

Tempo de recuperar

24 horas após o desastre por terras Coreanas, é tempo de esquecer e partir para outra. Antes disso, aconselho a visita ao The Schmews onde a nossa derrota é tratada com o típico humor britânico :-)

5.6.02

Uma t-shirt inteligente

Inicialmente criadas para fins militares, estão prestes a chegar ao mercado as primeiras roupas "inteligentes" pela mão da Sensatex.

As novas t-shirts SmartShirt, a lançar em Setembro, efectuam a leitura de sinais vitais como o ritmo cardíaco, temperatura ou respiração. Esses dados são enviados por rádio para um PC ou PDA munidos com o respectivo software de análise.

Agora até a sua própria roupa vai saber que está fora de forma :-)

Pagar por drivers?!

Quando li esta notícia, não queria acreditar. Mas fui ao site do fabricante e confirmei: o fabricante Umax está a fazer-se cobrar pelo acesso a actualizações de drivers dos seus scanners!

Perante esta ideia estapafúrdia, só há uma coisa a fazer: boicotar a Umax! >:-(

4.6.02

Patentes idiotas: a continuação

Mais uma vez, apareceu alguém a reclamar uma patente idiota! Trata-se da ExitExchange que afirma deter uma patente datada de 2000 sobre os "pop-under", ou seja, as irritantes janelas que se abrem por debaixo da página Web consultada.

Na News.com é referido que a técnica era comum bastante antes da emissão da patente mas nunca ninguém se tinha lembrado de patentear algo que parecia tão óbvio...

A firma atiçou os advogados sobre alguns dos principais sites que usam a técnica com fins publicitários. A insanidade continua.

PC com um toque pessoal

Nos últimos anos os fabricantes de PC têm-se preocupado com o aspecto da caixa procurando fugir ao vulgar caixote cinzento ou bege (veja aqui o extremo a que essa diferenciação conduziu).

Para alguns isso não é suficiente e procuram colocar a sua marca pessoal no equipamento. Algumas sugestões para tal, estão no Inside Project que, aliás, tem muitos outros artigos de interesse. Gostei particularmente do texto sobre os diferentes usos dum maçarico (ver aqui)!

3.6.02

Concurso de criatividade

Com ferramentas potentes como o Photoshop ou o Paintshop, o comum dos mortais pode fazer edição de imagem com alguma facilidade.

Para por à prova a criatividade dos cibernautas, este site convida os visitantes a editar uma imagem previamente escolhida. Os trabalhos vão desde edição profissional "a sério" até alterações humorísticas propostas por amadores. Vale a pena visitar!

Foi aqui que pediram uma pizza?

As estações de trabalho da Sun foram apelidadas de "pizza-box" devido às suas semelhanças de formato com uma caixa de pizza.

No entanto, alguém quis ir mais longe e meteu mesmo um computador dentro duma caixa de pizza! Veja aqui as fotos.

2.6.02

A maneira rápida de organizar CDs

Hoje acontece-me com os CD e DVD o mesmo que acontecia com as disquetes: parece que nascem do chão e resistem a qualquer tentativa de organização.

Felizmente, alguém teve a excelente ideia de criar um organizador de CD controlado por PC! Basta despejar as rodelas de 12cm para as gavetas que o PC trata do resto.

Um ideia genial! Quero um!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?