<$BlogRSDURL$>

26.1.07

Aperta o cerco à Apple

A Apple criou um novo monopólio mesmo nas barbas da indústria fonográfica, da rival Microsoft e das lojas online como a Amazon. Talvez a reduzida margem de penetração dos PCs da Apple tenha servido para desvalorizar o crescente poder dos leitores iPod mais a loja de vendas iTunes. Big mistake!

O iPod tem uma margem de mercado na casa dos 80% nos Estados Unidos e o iTunes para lá caminha. São, por isso, monopólios sem sombra de dúvida. E a Apple não se importa em comportar como tal imitando as mais sujas tácticas do rival Microsoft: as músicas de outras lojas não podem tocar nos iPod. Quem compra um iPod fica preso ao iTunes. Quem compra no iTunes fica preso ao iPod.

Felizmente, diversos países Europeus estão a lutar para o desmantelamento deste monopólio (ver Díário Digital). Esperemos que tenham sucesso para bem de todos os consumidores.

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?