<$BlogRSDURL$>

20.1.07

Um Bongo? Um Buntu?

Sou fã e utilizador do Linux como servidor há cerca de uma década. No entanto, em termos de desktop as minhas experiências foram sempre negativas com instalações que ficaram a meio até aplicações que obrigam a um reboot.

Como tenho um portátil velhote entre mãos para "brincar" decidi experimentar a famosa distribuição Ubuntu que, alguns juram, é tão boa que vai convencer muitos a abandonar o Windows.

O meu chaço de testes tem apenas 64MB de RAM, 6GB de disco e um processador Celeron e vinha equipado com o Windows 98.

Puxei a versão alternativa do Ubuntu 6.10 para máquinas com menos de 192MB de RAM, queimei o CD, arranquei pelo CD, dei uma dúzia de Enters, deixei o instalador a copiar os ficheiros e quanto voltei tinha o sistema a perguntar-me por utilizador e password. Seguiu-se o reboot da ordem e eis que entrei pela primeira vez no sistema. Todo o hardware foi reconhecido correctamente, mesmo uma pen, o touchpad e a placa de rede PCMCIA.

O GUI é simplista com barras de tarefas em cima e em baixo (configuráveis, claro está) e vem de origem com uma selecção de aplicações generosas para processamento de imagem, multimédia, produtividade, jogos, Internet, etc.

Mais uma vez tudo funcionou à primeira. O sistema é tão pesado como o Windows 98, ou seja, de vez em quando entretém-se uns segundos a mexer no disco - nada que um upgrade de RAM não resolva.

A única excepção foi o pesadissimo OpenOffice (comparável ao Office da Microsoft). Ao fim de mais de um minuto a abrir levou-me ao desespero e a fechá-lo sem apelo nem agravo. Felizmente existem alternativas mais espartanas em Open Source.

Para concluir, a minha primeira impressão é positiva, os criadores do Ubuntu conseguiram fazer uma distribuição limpa e competente que funciona à primeira. Não é tão bonito como o Windows XP mas em contrapartida exige muito menos recursos.

E pelo preço é difícil arranjar melhor ;)

Etiquetas:


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?