<$BlogRSDURL$>

14.4.07

Compra da DoubleClick: o primeiro grande erro do Google

Após um longo namoro, a Google comprou a firma de publicidade online DoubleClick por 2300 milhões de Euros (ler no Diário Digital).

È fácil de perceber que com essa compra a Google pretende levar mais além o seu sistema de anúncios AdSense/AdWords. Mas comprar a DoubleClick pode ser um erro monumental para uma firma que tem como lema "don't be evil". A DoubleClick é uma das firmas mais detestadas pelos cibernautas. Recordemos que há meia dúzia de anos foram os grandes impulsionadores dos irritantes popups e, mais recentemente, com os seus famosos cookies.

Será que a firma merece essa má reputação? Quanto aos popups, a resposta é um sonoro SIM. Os popups interferem com a navegação e afastam a nossa atenção dos conteúdos das páginas Web - esse foi, aliás, um dos motivos para o sucesso da publicidade leve e pouco intrusiva da Google.

Quanto aos cookies, a resposta não é tão clara. Se visitar vários sites com publicidade da DoubleClick, esta vai "segui-lo" através dos cookies enviados para o browser. A ideia é servir publicidade direccionada apenas para os seus gostos. As opiniões dividem-se sobre se isto é bom ou mau.

A questão é: ao dar mais este poder à Google, que já sabe tanto sobre si, onde fica a fasquia da sua privacidade? Como vai reagir se um dia receber um banner publicitário com o seu nome?

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?