<$BlogRSDURL$>

2.5.07

Microsoft e o futuro da Web

Tenho estado a acompanhar o evento Mix07 promovido pela Microsoft e devo dizer que estou muito impressionado.

O conjunto de tecnologias anunciado indiciam um futuro risonho para a firma. Destaco apenas a grande estrela do evento: o Silverlight. Após ler alguma da documentação e ver algum código apercebi-me que este não é um rival do Flash (como se tem dito até agora) mas algo muito mais ambicioso: o Silverlight pode substituir o Flash, Java, Javascript e AJAX duma penada. Ou seja, tem o potencial para revolucionar a Web. Aplicações Web como o Google Docs vão ficar obsoletas quando a Microsoft lançar um Word baseado em Silverlight que tenha o aspecto e velocidade de resposta do Word nativo.

É de notar que o caminho que a Microsoft está agora a começar já foi percorrido por outros. Lembram-se da euforia em torno dos "Network Computers"? Ou mesmo das profecias da Sun sobre o futuro do Java?

Descendo um pouco à terra, ficaria contente se conseguisse instalar a versão beta do Silverlight no meu PC - que cumpre todos os requisitos mas mesmo assim o instalador diz que me falta algo (não diz o quê). Enfim, certas coisas continuam na mesma...

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?