<$BlogRSDURL$>

31.5.07

Palm ainda mexe

Com a forte aposta da Microsoft nos sistemas operativos para PDA e smartphones muitos vaticinaram o fim da Palm. Em vez disso - apesar desta perder margem de mercado todos os anos - encontra-se bem viva e com vendas saudáveis. Note-se que estou a falar da antiga PalmOne (a que faz os equipamentos) e não da PalmSource que ficou com o sistema operativo aquando da divisão da firma em duas.

Para muitos, a falta de inovação poderia significar o fim da companhia. O que é um facto é que desde o lançamento da linha Treo há meia dúzia de anos que não vem nada de novo daqueles lados a não serem produtos falhados como o LifeDrive.
Quando os abutres (Apple, entre outros) já rondavam a firma à espreita duma oportunidade de aquisição, a Palm surpreendeu ao lançar algo de verdadeiramente novo. Chama-se Foleo e eu quero um!

O que é o Foleo? Um smartphone? Um PDA? Um mini-portátil? Nada disso, a Palm chama-lhe "mobile companion" e é exactamente isso: algo para usar em conjunto com o seu telemóvel.

Grande parte do sucesso do Windows Mobile deve-se ao facto da Microsoft ter vendido a ideia que os equipamentos são capazes de fazer tudo o que os computadores fazem. Puro engano, quem tentar editar documentos do Word ou folhas de cálculo num equipamento sem teclado e ecrã diminuto cedo se resigna apenas a usar o caro pinxavelho apenas como um telemóvel mais esperto.

É exactamente onde o Foleo entra: "empresta" um ecrã decente de 10", teclado de dimensões razoáveis e recursos de processamento aos telemóveis que passam a funcionar apenas como se de um modem se tratasse.

Não é fácil vender um novo conceito (e a Microsoft que o diga com o Windows Tablet) e a Palm vai ter de batalhar para explicar aos consumidores aquilo que o Foleo é e, sobretudo, aquilo que não é. Mas aqui ficam os desejos de sucesso dum fã dos produtos Palm.

Etiquetas: , , , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?