<$BlogRSDURL$>

16.6.07

Meo: o serviço certo ao preço errado

Já vimos isto em algum lado: a PT faz um grande alarido com o lançamento do seu novo serviço triple-play meo e os jornalistas tecno-incultos não se cansam de apregoar o serviço "inovador e revolucionário", a verdadeira "TV do futuro".

Não me interpretem mal, apesar de trazer pouco de novo, o meo parece-me atraente mas há coisas que me preocupam:
  1. Preço alto: tirando as promoções de lançamento, o meo vai custar 62.40€/mês com o aluguer de equipamento incluído. Isto é mais do que a concorrência. Não seria suposto uma oferta integrada ser mais barata que os serviços em avulso?
  2. Secretismo: tirando o débito, não é dada nenhuma informação técnica sobre a qualidade da TV. Usará compressão MPEG2 ou MPEG4/H.264? Qual a capacidade do disco rígido? Quais são as fichas de saída? Já agora, qual o modelo da box usada?
  3. 8Mbps: a concorrência há algum tempo que ultrapassou a barreira dos 20Mbps no acesso à Internet. Porquê então lançar um novo serviço com débito inferior à oferta actual?
  4. TV digital: no site a PTC afirma que dos 8Mbps, 2Mbps estarão sempre disponíveis para o acesso à Net. Isto quer dizer que os canais de TV nunca vão ocupar mais de 6Mbps no total. Como o serviço dá para 2 TVs independentes, isto significa que cada canal ocupa 3Mbps. Se fôr usado MPEG2, isto quer dizer que, mais uma vez, vamos ter uma oferta de TV digital com qualidade claramente inferior à velhinha analógica.
  5. HDTV: ter TV de alta definição seria excelente mas a dúvida mantém-se: no satélite é normal apanhar HDTV com bitrates acima dos 20Mbps. Como ficará a qualidade encolhendo a emissão para 3 ou 6Mbps?
Perante este cenário, os potenciais clientes do serviço parecem-me limitados, pelo menos por enquanto. Só estou a ver aderirem quem está zangado com o operador de cabo actual e não se importa de pagar mais para mudar e os incautos que alinham no discurso da "TV do futuro" e "qualidade digital".

É curioso notar que a velha cantilena da TV interactiva (um dia todas as TV vão ser assim, diziam) parece ter deixado de ser eficaz e foi eliminada do discurso oficial.

Etiquetas: , , , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?