<$BlogRSDURL$>

25.6.07

Uma praga chamada Bluetooth

A segurança durante anos não foi a prioridade nos telemóveis. E isso tem consequências que por vezes são graves, como a recente em Espanha em que um hacker propagava vírus por Bluetooth e mensagens MMS (ler no PDAExpert).

Isto é possível porque os fabricantes ao facilitarem a vida aos consumidores relegam a privacidade e segurança para segundo plano. Através de amigos, têm-me chegado relatos de pessoas que usam os telemóveis de outros para estabelecer chamadas em restaurantes e usam a Internet alheia em quartos de hotel. Decidi, por isso, investigar: a semana passada tive que esperar por uma pessoa num centro comercial e decidi cheirar o que pairava no ar. Num único ponto detectei perto de trinta telemóveis e três computadores com Bluetooth.

Por mera curiosidade e sem fins nefastos, fiz uma amostragem da segurança das ligações. Dos três computadores, um deles deu-me acesso à Internet e, pior, deu-me acesso aos ficheiros! Os telemóveis estavam sempre a aparecer e desaparecer (na prática o Bluetooth tem um alcançe máximo de 20 metros e as pessoas estão a correr dum lado para o outro) mas mesmo assim consegui ligar-me a três telélés onde poderia ter estabelecido chamadas e pelo menos num tenho a certeza que poderia copiar os contactos!

Curiosamente, não consegui aceder ao único lugar onde era suposto ter acesso: uma ligação publicitária da PepeJeans que disponibiliza informação aos detentores de dentes azuis - mas que trataram de proteger com password :-(

Etiquetas: , , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?