<$BlogRSDURL$>

25.10.07

Alta definição: e viva a guerra! 

A luta pelo sucessor dos DVD protagonizado pelo Blu-Ray e HD-DVD pareceria à partida ser má para todos: os consumidores arriscam-se a gastar dinheiro em algo inútil, os produtores de conteúdos arriscam-se a investimentos sem retorno e os fabricantes de equipamento arriscam-se a vender pouco enquanto não for declarado um vencedor "oficial".

Muitas vezes se tem referido o paralelo na luta dos anos 80 entre o VHS e o Beta. Mas uma analogia mais certeira e adequado aos nossos tempos foi a guerra recente entre os formatos DVD-R e DVD+R. A existência de dois formatos concorrentes atrasou a adopção de ambos até que... os fabricantes começaram a adoptar ambas as tecnologias! Embora nunca tenha sido declarado um vencedor, é algo perfeitamente irrelevante: qualquer equipamento e software feito nos últimos anos suporta ambos os formatos e desapareceram os temores de incompatibilidades.

Na alta definição já se começa a desenhar o mesmo cenário com o anúncio de leitores e gravadores dual-format. Enquanto não chegam, ambos os lados da trincheira usa o custo como a principal arma. O abaixamento de preços do hardware tem sido muito mais rápido do que no caso dos DVD o que pode resultar na "morte" das populares rodelas DVD muito antes do que se esperava. É caso para dizer: e viva a guerra!

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?