<$BlogRSDURL$>

12.1.10

Microsoft na Internet: 15 anos de tiros ao lado 

Se estiver com atenção às notícias, deve ter reparado que em 2009 houve cerca de uma dúzia de negócios na ordem das centenas de milhões de dólares relativas a pequenas e médias empresas ligadas à Web. E isto num ano de crise!

São inúmeros os casos em que firmas com poucos meios produzem algo com imenso sucesso e são compradas ou entram em bolsa. É o chamado "modelo de negócios da Web": primeiro faz-se, depois logo se vê como se ganha dinheiro. Um exemplo típico é o Twitter, que praticamente não tem receitas mas mesmo assim anda meio mundo a tentar comprá-lo.

No meio disto tudo, é de espantar que a Microsoft - o maior produtor de software! - ainda esteja a perder dinheiro na Net quinze anos depois do famoso discurso de Bill Gates onde ele anunciou um forte investimento nessa coisa nova chamada "Internet".

Como explicar que passado tanto tempo a Microsoft não tenha ainda descoberto como lucrar com a Net? Parece incompreensível como os monopólios nos sistemas operativos e browsers não foram aproveitados para impor os seus produtos de Net (com a possível excepção do Messenger em alguns países). Chegou mesmo ao ponto de matar produtos ganhadores depois de os adquirir - o Hotmail é o exemplo mais flagrante.

É certo que a Microsoft tem dado muitos tiros no pés mas este insucesso não se explica só por questões de qualidade. Os mapas da Microsoft são pelo menos tão bons como o concorrente do Google e o Bing está a encurtar caminho nas pesquisas, só para dar dois exemplos.

Quanto a mim, o principal defeito da firma é exactamente aquela palavra que os responsáveis de marketing gostam de pronunciar: Inovação. Ou falta dela, para ser mais preciso. A firma continua sem saber antecipar os desejos e necessidades dos cibernautas.

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?