<$BlogRSDURL$>

3.5.07

HD-DVD: Quando os advogados atacam!

Desde que em Dezembro um hacker conhecido por muslix64 conseguiu derrotar (ou contornar, para ser mais exacto) a protecção dos HD-DVD era uma questão de tempo até os advogados entrarem em acção.

Foi o que aconteceu neste últimos dias em que donos de fórums, sites e até o Google (leiam a carta ameaçadora) foram intimados a retirar toda a informação sobre como fazer cópias de filmes HD-DVD e Blu-Ray.

Obviamente que não vou advogar aqui a pirataria mas mais uma vez o que está a acontecer é uma consequência do facto dos patrões da indústria se preocuparem mais com os lucros do que com os direitos dos consumidores (legais, claro!).

As protecções introduzidas são de tal ordem que muitos dos que hoje estão a adquirir equipamentos audiovisuais não vão conseguir ver os seus novos filmes em alta definição. Aliás, foi exactamente esse o motivo que motivou muslix64 a desproteger os discos que comprou. Faz algum sentido fazer um forte investimento num plasma gigantesco, bom sistema de áudio, leitor HD e depois verificar que apenas consegue ver filmes com a resolução dos DVD actuais?

Os grandes estúdios, tal como as principais editoras musicais, hão-de perceber que não lucram em alienar quem lhes dá o dinheiro a ganhar. Na música, após a revolta dos consumidores, já praticamente desapareceram os CD protegidos e os downloads vão pelo mesmo caminho. Esperemos que a indústria dos filmes seja mais rápida a aprender a lição, para bem dos consumidores.

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?