<$BlogRSDURL$>

19.6.08

Ciber-iliteracia: uma imagem vale por mil palavras 

Já por diversas vezes mencionei aqui a "Microsoftização" e a epidemia de ciber-iliteracia no nosso país. Mas nada como uma imagem para ilustrar esta convicção: veja-se este mapa de downloads do novo Firefox:



(versão "ao vivo" aqui)

Este mapa reflecte o número de downloads do browser por país num escala de cores que vai do azul para o vermelho escuro passando pelo amarelo e laranja.

Repare-se que na Europa Ocidental apenas nós e a Irlanda estamos amarelados. E países com menor população que a nossa têm valores bastante superiores. É, por exemplo, o caso da Holanda (população: 6 milhões, o quádruplo dos downloads).

Será que por alguma questão cultural obscura os Portugueses não gostam do Firefox? Ou será que muitos nem sequer sabem que existem outros browsers para além do Internet Explorer e/ou não sabem fazer um simples download?

Etiquetas: , , , ,


4 Comentários:

A ilação a tirar pode até ser contrária à sua. Pouco tempo atrás foram detectadoas também graves falhas de segurança no Firefox.São conhecidos também os problemas deste browser com certos sites com active-x. Eu experimentei o Firefox mas fiquei desiludido com a fraca apresentação dos caracteres (fonts) em resoluções alevadas,o que não acontece com o IE7.Também a gestão dos feeds é mais feliz no IE7. O Firefox, apesar de ser uma boa alternativa, acabará sempre por ser ultrapassado pelo IE das próximas versões e corre o risco de ter o mesmo fim do Netscape, ficando apenas a liderar no mundo do Linux onde não tem concorrente.

By Anonymous Anónimo, às 11:10 da tarde, junho 19, 2008  

Não vou comentar a sua opinião pessoal, também acho que o FF não é perfeito.
Mas não vai querer dizer que os cibernautas nacionais são dos mais sofisticados da Europa e estão atentos a questões como a segurança? As estatísticas de infecção de computadores com Troianos e vírus provam o contrário.

By Blogger Miguel Vitorino, às 9:29 da manhã, junho 20, 2008  

Sem falsas modéstias, Portugal é um país de topo na sensibilidade para as tecnologias de informação. Não é por acaso que é um dos países deste planeta com mais telemóveis per capita. A Nokia até escolheu Portugal como um "case sudy" para suas iniciativas.
Porém o cibernauta indígena maioritário procura sobretudo, resmas de gajas, jogos,cracks,mp3, "sacar" e messaging, pouco se importa com virus ou trojans, mais um motivo de piada que uma preocupação. A sofisticação lusa está nos emules, torrents, etc. etc. Gastar meia centena de Euros com o Norton Internet Security ( por exemplo) não está, definitivamente, na agenda do cibernauta luso.
Por isso também não é de estranhar que a maioria dos cibernautas particulares lusos usem versões não legítimas do Windows Xp, já que esse nado-morto e pesadão Vista também não veio trazer grande revolução, bem pelo contrário. Mas há sem dúvida portugueses verdadeiramente sofisticados. Se por acaso é o Miguel Vitorino da saudosa CATS BBS, rendo-lhe a minha sincera homenagem. Ainda a INTERNET usava fraldas, já CATS BBS era a universidade dos cibernautas portugueses. Quem não se lembra do ascii, dos GIF(s), do protocolo zmodem, dos modems usrobotics de 1200 bps e do barulhinho que assobiava nas conexões tão encarecidamente pagas à Telepac de sempre nos idos de oitenta.
Por isso, por favor, não diga mal dos seus filhinhos tecnológicos. Cumprimentos.

By Anonymous Anónimo, às 1:46 da manhã, junho 21, 2008  

Sim, sou o tal "maluco" dos tempos das BBS :-)
Infelizmente, nesta área (como em outras), Portugal é assimétrico: tem uma pequena elite de grande qualidade mas a média é baixa.

Quanto ao factor da adopção dos telemóveis, sou céptico: acho que a sua popularidade teve pouco a ver com a tecnologia em si mas sim ao factor Luxo - que nós tanto gostamos.

De resto, existem vários estudos que ilustram a aversão nacional à inovação e novas tecnologias (está encontrado um tema para um próximo post :-)

By Blogger Miguel Vitorino, às 12:39 da tarde, junho 21, 2008  

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?