<$BlogRSDURL$>

24.7.08

Limpeza a vapor, Google e o declínio 

Praticamente todos os internautas têm qualquer tipo de relacionamento com o Google, seja através da utilização do Gmail, Blogspot, YouTube ou pelo simples facto de ver páginas com publicidade AdSense. A firma tem uma aura de vencedora e parece que todos os projectos em que entra são ganhadores. No entanto, algo parece estar a correr mal nos últimos tempos...

Os projectos mais recentes têm sido um fracasso: o App Engine teima em não produzir sites de interesse, o Google Sites é alvo de bastantes críticas e desconhecido para muitos, o Lively está a milhas do Second Life e tem problemas de estabilidade em vários browsers, etc, etc. Na verdade, há anos que o Google não produz algo com grande sucesso.

Costuma-se dizer que ninguém gosta dum monopólio mas poucas vozes se ouvem contra o total domínio do Google no mercado publicitário online. E dá que pensar quando a poderosa Microsoft assume que quer fazer aquisições para combater o domínio do Google - recorrendo a empréstimo bancário pela primeira vez na sua história!

Perguntará o leitor o porquê da limpeza a vapor no título. O Google anunciou um género de concorrente da Wikipedia chamado "Knol" mas já existe uma firma de venda de equipamentos de limpeza com o mesmo nome e que possuí o domínio knol.com (que deve ter tido uma enchente de visitantes que foram ao engano). Mau planeamento ou displicência?

Etiquetas: , ,


0 Comentários:

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?