<$BlogRSDURL$>

29.12.09

2010: o ano do Google 

O próximo ano vai ser fulcral para o futuro do Google. A firma adquiriu uma dimensão tal que os seus ganha-pão actuais não chegam e a expansão a novas áreas é inevitável.

Surpreendentemente, uma das áreas onde o Google vai investir é no hardware. O seu telemóvel está quase a sair e para o final do ano teremos um netbook Google. Será esta uma área a investir nos próximos anos ou apenas uma forma de puxar pelos outros fabricantes de hardware? Só o tempo o dirá.

Outra das apostas fortes da firma é nos seus sistemas operativos de desktop e telemóveis. Isto vem confirmar aquilo que já vinha afirmando há uns anos: se há alguém que pode beliscar o monopólio do Windows é o Google e não a Apple ou as distribuições de Linux. Já nos dispositivos móveis, o Android vai ganhar mercado de forma exponencial enquanto o Windows Mobile vai reduzir-se ao mercado empresarial - e mesmo neste vai definhar lentamente. A rápida adopção do Android é capaz de torná-lo o sistema operativo móvel mais usado daqui a poucos meses. Algo impensável no início deste ano!

Nem tudo são rosas no futuro do Google: as firmas ainda não aderiram às suas aplicações e a grande aposta no Wave parece estar condenada ao fracasso (talvez porque poucos percebam exactamente para que serve). Mesmo assim, os seus responsáveis já deram provas que não viram a cara à luta e não vão desistir enquanto houver um mercado por explorar.

Falta saber se a boa imagem da firma não sairá beliscada com campanhas mais agressivas como a recente promoção do seu browser Chrome aos utilizadores norte-americanos que usam o seu mecanismo de pesquisa. Imaginem as complicações legais se tivesse sido a Microsoft a fazer isto...

Etiquetas: , , , ,


1 Comentários:

Mas, que se saiba, os sistemas operativos da Google, Android ou Chrome OS, são Linux.

Onde iria a Google sem o Linux ?

Sistemas que, salvo erro, não pode comercializar por estarem sujeitos a uma licença GPL.

Agora que pode abanar o elefante branco da Microsoft, lá isso pode ...

By Anonymous Anónimo, às 2:47 da manhã, janeiro 29, 2010  

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?