<$BlogRSDURL$>

16.4.10

Busca visual: o próximo alvo do Google 

Não contente em dominar a busca na Net, o Google anda sorrateiramente a posicionar-se no terreno para um mercado que vai valer biliões: a busca visual.

Este tipo de busca permite obter informação sobre os objectos reais. Basta apontar o telemóvel para um objecto que se quer pesquisar e em poucos segundos aparece toda a informação sobre ele. O entretenimento foi a primeira aplicação desta tecnologia graças a aplicações como o Shazam ou Midomi que identificam uma música, mesmo que seja você a trauteá-la (bom, depende da sua afinação...).

A busca visual assenta que nem uma luva na estratégia de investimento no Mobile da firma e já hoje se manifesta na crescente contextualização dos resultados do Google Images bem como a integração de directórios de firmas no Google Maps. Além disso, a firma lançou discretamente o Goggles que, basicamente, pesquisa toda a informação presente numa imagem. Apesar do Goggles por vezes dar resultados surpreendentes, ainda tem um problema: a base de dados ainda é pequena. É o mesmo que pesquisar por um termo na Net só com 0.1% dos sites indexados. É para suprir esta falha que a firma está a investir, sendo o resultado mais recente a aquisição da PlinkArt - criadores duma aplicação fantástica que retorna toda a informação duma obra de arte só com a ajuda duma fotografia parcial e de má qualidade tirada pelo telemóvel.

A busca visual juntamente com a realidade aumentada significa que - à semelhança do GPS para a localização - nunca nos sentiremos perdidos no mundo real. Está num sítio que não conhece e tem fome? Aponte o telemóvel a um restaurante e saberá o que se come lá, fotografias do interior e o número de estrelas dadas pelos frequentadores. Vai a um jardim e pretende saber que planta está a observar? Basta apontar o telemóvel. Precisa de fazer uma reparação no automóvel e não sabe identificar as peças? Aponte o telemóvel. Não sabe quem é o actor que está a ver na TV? Decerto já percebeu a ideia...

Os exemplos de aplicações para a busca visual são inúmeros e só limitados pela nossa imaginação. Ah, e limitadas também pela velocidade com que o Google consegue investir...

Etiquetas: , ,


1 Comentários:

achei curiosa a sua referencia constante ao telemovel. Demonstra que esse dispositivo vai-se tornar central nas nossas vidas, mais ainda do que ja e' hoje!

By Blogger Vitor, às 3:38 da tarde, abril 16, 2010  

Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?