<$BlogRSDURL$>

30.9.02

Cidade ambulante

Não é o primeiro navio gigantesco destinado à habitação mas este projecto é surpreendente pela escala e formato!

Quando não se renova o domínio a tempo...

A Verisign, a entidade que supervisiona o registo de domínio .com e .net, esqueceu-se de renovar a tempo o seu domínio Netsol.co.uk e logo alguém o registou e colocou uma engraçada canção mesmo a propósito. Vale a pena visitar com o som ligado :-)

Tragédia: louras em risco de extinção!

Diz a BBC que a população loura deverá extinguir-se daqui a 200 anos!

Lute pela diversidade dos seres humanos: case já com uma loura (ou louro) e tenha muitos filhos ;-)

27.9.02

Leitores de DVD vão aceder à Internet

Segundo a ZDNet, vários gigantes da indústria estão a apoiar o novo formato "Enhanced DVD" criado pela InterActual.

Os discos e leitores EDVD vão permitir uma maior interactividade com o espectador permitindo ligação à Internet. Será que chegou a hora de termos filmes e jogos de qualidade com verdadeira interacção?

Carro do futuro sem painel, pedais e volante?

Vi aqui que o fabricante automóvel General Motors apresentou um protótipo sem painel, pedais e volante.

O carro high-tech pode nunca chegar a ser comercializado mas algumas das tecnologias que emprega vão ser decerto utilizadas.

Nokia apresenta primeiro telemóvel 3G+GSM

O modelo 6650 da Nokia vai ser o primeiro telemóvel no mercado que suporta tanto a actual rede GSM bem como as futuras redes de terceira geração. Tem como principal novidade a possibilidade de armazenar 20 segundos de video com a resolução de 128x96.

Leia sobre o assunto na The Register.

26.9.02

Novo jogo põe a Internet de rastos

Segundo este artigo a saída da demonstração do jogo Unreal Tournament 2003 (100MB) teve tanto sucesso que baixou a velocidade da Internet para metade do normal.

Vénus com vida?

A New Scientist publicou que a presença de vida nas nuvens ácidas do planeta Vénus são a explicação mais plausivel para alguns fenómenos inexplicados na atmosfera desse corpo celeste.

25.9.02

Berlindes de segurança

Investigadores do MIT criaram um novo tipo de dispositivo de segurança baseado numa caixa cheia de esferas de vidro!

Como se pode ler na MSNBC, quando um feixe laser incide na caixa, é criada uma mancha aleatória e única que pode ser usada nos algoritmos de encriptação que usam tokens. Além duma protecção superior aos esquemas actuais, o custo de produção da caixa é muito baixo: ronda os poucos cêntimos.

Cientologistas fazem das suas

Segundo um artigo da News.com, a Igreja da Cientologia obrigou o Net Archive a retirar páginas de críticos desta "religião". A igreja é conhecida por usar um batalhão de advogados para ameaçar processar todo aquele que ousar levantar a voz contra si.

Prova disso, é que a notícia "Net archive silences Scientology critic" não chegou a estar no ar 24 horas, sendo retirada decerto por pressão da seita. Para que conste, estes capitalistas que se fazem passar por pios são a encarnação do mal e da ganância! (Act. dia 26/09: o artigo reapareceu aqui).

24.9.02

Dieta dos astronautas melhora

Na First Science está um artigo muito interessante sobre o consumo de Coca-Cola em voos espaciais e no fabrico de cerveja em pleno espaço!

Vamos voltar à Lua!

Ao fim de três décadas de interregno, parece que é desta que o Homem vai voltar a pisar a Lua. Além dos planos da China, os Estados Unidos parecem decididos a voltar ao nosso satélite. Leia os pormenores na Space.com.

Linux no relógio: para quando?

Ao fim de dois anos a entusiasmar os jornalistas em demonstrações, o famoso relógio Linux Watchpad parece ainda não ter data de lançamento :-(

O relógio desenvolvido pela IBM é um computador completo equipado com o sistema operativo Linux e inclui comunicação sem fios Bluetooth. Dá as horas e tudo :-)

23.9.02

Leitores DVD vão ter jogos

Li na T3 que no Natal vão ser criados os primeiros jogos que correm em qualquer leitor DVD tirando partido das suas capacidades de interacção.

Califórnia ilegaliza spam por telemóvel

O envio de spam (mensagens comerciais não solicitadas) começa a ser um problema, mesmo aqui em Portugal. Para prevenir a propagação deste mal, a Califórnia decidiu ilegalizar este tipo de mensagens publicitárias, segundo informa a Silicon.

Uma nova luz

Desde a sua invenção que os LED (Light-emitting Diode) foram apresentados como um substituto das técnicas de iluminação actuais. No entanto, os elevados custos de produção e a dificuldade de produção de LEDs brancos, tem atrasado a sua comercialização.

Segundo este artigo da Wired, esta situação está a mudar com a chegada ao mercado de lanternas de baixo custo e com um duração entre dez a cem vezes superiores ao habitual. Para ver produtos reais, recomendo uma visita à Prescott.

20.9.02

Um Dragão comunicativo

Este equipamento é especialmente indicados para os adeptos do FC Porto: um hub Firewire em forma do dragão Godzilla!

Cartões de crédito sem fios

A News.com afirma que a Visa está a testar cartões de crédito com tecnologia rádio.

Os novos cartões não precisam de contacto fisico para processar uma transacção, á semelhança do que já hoje se passa com o cartão alfacinha Lisboa Viva.

O mais interessante é que o "cartão" propriamente dito pode desaparecer e ser substituido por um pedaço de software a correr num PDA.

19.9.02

Há água noutros planetas!

Astrónomos italianos descobriram vestigios de água em planetas fora do sistema solar. A confirmar-se, é uma óptima notícia para aqueles que acreditam que o Universo está pejado de vida. Leia os detalhes no Yahoo!.

Satélite afinal é lixo espacial

A Space.com revelou que afinal aquele que se suponha ser um asteróide em órbita da Terra afinal não passa de lixo provocado por uma missão à Lua do programa Apollo.

Estima-se em 20% as hipóteses deste detrito colidir com a Lua, o que motivou os cientistas a seguir com interesse a sua trajectória.

Don't panic!

A maior trilogia do mundo (5 volumes!), "The Hitchhiker's Guide to the Galaxy" de Douglas Adams vai dar origem a um filme.

O autor estava a trabalhar no argumento do filme quando morreu o ano passado. O realizador do filme é Jay Roach que dirigiu o "Austin Powers".

18.9.02

Lista de CD corrompidos

Pode consultar aqui a lista de CDs de áudio corrompidos - aqueles que a indústria fonográfica insiste em apelidar eufemisticamente de "copy-protected". A lista está em crescimento e incompleta (falta o último trabalho dos tugas Da Weasel, por exemplo) dependendo da participação dos visitantes para a sua actualização.

Fim do Universo aproxima-se

Segundo cientistas citados no Space.com , o fim do Universo será um "big crunch" - o oposto do Big Bang. No entanto, não precisa de fazer já os preparativos para o dia do Apocalipse: o fim chegará num espaço de tempo que vai do 10 aos 20 mil milhões de anos :-)

17.9.02

Internet no telemóvel: estamos no 19º lugar

O relatório "Internet for a Mobile Generation" da ITU classifica Portugal no 19º posto entre 200 países no que toca ao acesso à Internet por telemóvel.

Uma boa nova para os operadores 3G à beira dum ataque de nervos?

Sun oferece 5700 milhões de euros

A Silicon.com informa que a Sun vai oferecer software no valor de 5700 milhões de euros ao ministérios de educação da Europa.

O produto a oferecer é o Staroffice - uma suite de aplicações concorrente do Office da MS. Pessoalmente, uso e recomendo o OpenOffice (versão Open Source do Staroffice) - o ideal para quem não tem dinheiro para gastar no Office ou tem problemas morais com a pirataria ;-)

Não é preciso avisar!

Uma das características marcantes da sociedade dos Estados Unidos é a "legalite aguda" onde se processam tudo e todos pelos motivos mais corriqueiros. Isto força as firmas a produzir uma quantidade prodigiosa de avisos para evitar litigações futuras. Uma colecção destas advertências está no site Dumb Warnings.

O preferido que me aconteceu: um amplificador potente que comprei nos States tinha por todo o lado avisos em cores berrantes que diziam algo como "Se ouvir esta aparelhagem no máximo durante muito tempo, pode ficar com problemas auditivos" :-)

16.9.02

Comida clonada a caminho

Comida e derivados de animais clonadas deverá aparecer no mercado em breve, informa o Washington Post.

Descansem os mais alarmistas: as autoridades sanitárias dos Estados Unidos ainda não descobriram nenhuma hipótese, mesmo remota, desta alimentação representar algum risco para a nossa saúde.

Boeing planeia super-avião

A Boeing está a projectar aquele que será o maior avião do mundo. Entre as suas impressionantes características está uma capacidade de carga de mais de 1400 toneladas - cinco vezes mais que o actual recordista!

Napster no telemóvel

O The Register tem um artigo interessante sobre uma tecnologia que permite partilhar os MMS, logos e toques entre os utilizadores de telemóveis. A partilha funcionaria da mesma forma que o malogrado Napster.

Podem ver informação sobre o produto aqui.

13.9.02

Levi's anuncia jeans anti-radiação

Embora continuem a faltar provas conclusivas, o perigo para a nossa saúde que representam as radiações dos telemóveis preocupa os consumidores. Para tirar partido disso, a Levi's lançou jeans com um bolso anti-radiação para guardar o seu comunicador.

Foi descoberto o primeiro "smiley" :-)

The Register revela que foi encontrada a primeira referência aos smileys! O :-) foi criado numa lista de anedotas no ano de 1982.

12.9.02

Supercomputador bem humorado (act.)

O que fazer para diferenciar os seus equipamentos no competitivo mercado dos computadores? - este é um problema que todos os fabricantes se deparam. Fugindo às questões técnicas, a Fujitsu empregou uma estratégia pouco comum: decorou as caixas com banda desenhada! (Nota em 17/09: Afinal parece que a história é uma pura invenção dos moços da BBSpot. Mas a ideia de decorar as caixas não deixa de fazer bastante sentido :-)

Terra com segundo satélite natural?

Tudo indica que o nosso planeta tem em órbita uma segunda lua natural. A descoberta foi dada por um caçador de asteróides e ainda não foi posta totalmente fora de questão a hipótese do satélite ser de origem humana.

Confira no Guardian.

11.9.02

O Futuro segundo os Japoneses

O operador de telemóveis Japonês Docomo disponibilizou um excelente vídeo com uma antevisão do que poderá ser a nossa vida em 2010.

Agentes inteligentes, robots, telepresença e outras tecnologias são mostradas... sem nunca esquecer o papel essencial desempenhado pelas comunicações, claro :-)

Palavrões: uma prova da riqueza da nossa língua

Ainda segundo a Silicon.com, a firma responsável pelo registo do domínio de topo kids.us proíbe o uso de (apenas) sete asneiras nas denominações dos domínios.

Aparentemente, a língua Portuguesa é muito mais rica do que a Inglesa no que toca à diversidade de palavrões ;-)

ACORDE! Pela sua segurança...

Cientistas criaram um dispositivo que emite um aviso sonoro sempre que detecta que o condutor dum automóvel está prestes a adormecer.

Segundo os detalhes na Silicon.com, o sistema usa duas câmeras que monitorizam a cara do condutor.

10.9.02

Symbol aposta em projecção laser

A Symbol anunciou o Laser Projection Display: um pequeno dispositivo que projecta imagens por laser com resolução VGA em qualquer superfície.

Segundo o fabricante, ao contrário doutras tecnologias, usando o laser desaparecem os problemas de focagem. Por enquanto apenas está a venda o modelo com 16 tons de cinzento mas em breve estará disponível a versão a cores.

Em leilão: 250 mil jogos!

Em leilão na eBay está aquele que deve ser de certeza absoluta o maior leilão de jogos de video com mais de 250 mil títulos!

Metade dos jogos são anteriores a 1990 e alguns são verdadeiras raridades. Veja aqui o site de apoio do leilão.

Intel quer estender o PC à sala de estar

A Intel criou a iniciativa Extended Wireless PC cujo objectivo é tornar os conteúdos alojados no PC acessíveis na TV, hi-fi e outros componentes residentes na nossa sala de estar.

Ao contrário da Sony e da Philips, que andam entretidas a criar novas normas sem fios, a solução da Intel utiliza o popular Wi-Fi.

9.9.02

Outro edifício com Tetris!

Para que a moda está a pegar: depois do projecto La Bastille, apareceu agora outro com as mesmas características.

Inovações deste novo edifício: a resolução do jogo é maior (leia-se: tem mais janelas), o contraste parece ser melhor e qualquer traseunte pode jogar através do telefone!

Dinamarqueses usam força do vento

Se acham que os planos Portugueses para as energias renováveis é ambicioso, ainda não viram nada: os Dinamarqueses querem usar a força do vento para gerar metade da sua energia!

Leia o artigo sobre o assunto na Slashdot.

6.9.02

Má publicidade Brasileira. Juro!

Por cá, os Brasileiros são tidos como excelentes criativos e publicitários. No entanto, nem todos atingem esse escalão! Veja algumas provas no Juro que Vi.

Tenha cuidado com a drive de CD-ROM

No Gildot está um artigo sobre o potencial perigo para a nossa saúde que representam as drives de CDROM. Já não se está seguro em lado nenhum :-|

Linux já corre na Xbox

O Xbox Linux Project obteve mais outro sucesso ao permitir a uma consola arrancar com o Linux e correr diversas aplicações para o sistema operativo.

Por enquanto ainda é necessária uma pequena alteração interna na consola mas o projecto só terminará quando esta deixar de ser necessária.

Mesmo para quem não gosta de Linux, é fácil perceber a importância dum computador de muito baixo preço além de jogos, permite ainda aceder à Internet, aprender a programar, processamento de texto, etc.

5.9.02

Aumente a sua cultura vendo os Simpsons

Eu bem que desconfiava! Segundo este livro, a série animada Simpsons tem grande valor cultural!

Leia uma análise na TechTV.

Mitos espaciais

Sabia que a gravidade sentida pelos astronautas do Space Shuttle é muito semelhante à nossa? E que, ao contrário do que parece, o tamanho da Lua no horizonte não aumenta?

Estes e outros mitos ligados ao espaço são explicados neste artigo.

4.9.02

Mudar de nome a troco de dinheiro

A Ananova apresentou os primeiros cinco otári... indivíduos que mudaram o seu nome legal para Turok para receberem algum $ dos produtores do jogo de vídeo com o mesmo nome. Há gostos para tudo...

Governo Grego humilha a nação

O Governo Grego baniu todos os jogos de vídeo, segundo se lê na The Register. A justificação para esta ridicula medida prende-se com a necessidade de acabar com os jogos a dinheiro pela Internet.

Esta deliberação incompreensivel está a tornar o governantes Gregos uma chacota dos cibernautas. O que se seguirá? Banir a TV por existirem programas de má qualidade? Banir os jornais por causa de alguns maus jornalistas? Acabar com o futebol por causa dos casos de corrupção?

Os representantes dos Estados deviam ser obrigados a perceber de informática e demonstrarem um quociente de inteligência aceitável :-(

3.9.02

Capa da invisibilidade patenteada

O cientista Ray Alden patenteou uma tecnologia que permite tornar os objectos e pessoas invisiveis, ao melhor estilo da capa de invisibilidade do Harry Potter.

Leia esta notícia no excelente site Optics.org que inclui na mesma página uma referência a uma forma de apagar discos CD-R.

Ligar à Internet requer pedalada :-)

A entidade governamental do Laos Jahi criou um computador para acesso à Internet alimentado por pedais de bicicleta!

Veja aqui o aspecto e inovadoras características técnicas deste produto.

IBM cria ciberlavandaria

A IBM ligou à Internet uma série de lavandarias localizadas junto de Universidades nos Estados Unidos. Os alunos podem assim remotamente ter acesso ao video da lavagem das suas roupas, saber quando acaba a lavagem e verificar se existem máquinas de lavar livres antes de se deslocarem às lojas.

Os detalhes estão na Silicon.

Exército robot em 2020

Informa a Wired que uma entidade militar está a investigar a produção de soldados-robots inteligentes e autónomos. Espera-se que o exército de robots esteja preparado em 2020.

Vamos a ver se não se viram contra os criadores, como no filme Terminator...

2.9.02

Novo tipo de fraude por telemóvel

Como em muitas outras coisas, o Japão é o primeiro país onde as fraudes tecnológicas aparecem. Exemplo disso são os "wangiri" - pessoas com pouco escrúpulos ligam para telemóveis (desligam ao final do primeiro toque) e quem tentar responder à chamada depara-se com um número de valor acrescentado ou liga para os serviços comerciais de algum firma.

Os detalhes sobre esta fraude e a sua forma de combate estão no The Register.

Satélite procura Arca de Noé

Segundo a Space.com, um satélite está a vasculhar a área junto do monte Aratat onde se crê residirem os restos da Arca de Noé.

É talvez a primeira vez que um satélite é usado por motivos religiosos :-)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?