<$BlogRSDURL$>

30.6.03

"Campo de forças virtual" previne terrorismo

Investigadores estão a desenvolver um sistema que evita que aviões comerciais se desviem das suas rotas entrando em zonas de exclusão aérea eleminando assim atentados terroristas como o de 11 de Setembro. O sistema é bastante simples e consiste na instalação duma base de dados de zonas proibidas no software actual de navegação dos aviões. Leia mais sobre o assunto aqui.

MMS: novo tipo de furto

As autoridades japonesas estão preocupadas com a proliferação dos chamados "roubos digitais" através de MMS. O caso mais comum consiste nas japonesas tirarem fotos de páginas de revistas de modas e enviarem-nas para as suas amigas tornando desnecessária a compra das ditas revistas. Se a moda pega, basta seguir a aglomeração de homens de telemóveis na mão numa livraria para descobrir onde fica a secção de adultos :-)

27.6.03

O teste: real ou gerado por computador?

As imagens gerados por computador já são difíceis de distinguir das imagens reais. Para testar a sua capacidade de distinguir estas imagens tente preencher este questionário.

Windows, Linux ou tosta mista?

Naquele que é de certeza um mod dos mais originais, houve quem mudasse o aspecto do seu PC para o de uma tostadeira eléctrica!

26.6.03

IBM ganha pontos na nanotecnologia

A News.com informa que a IBM conseguiu criar espostaneamente cristais compostos por moléculas que podem ser usadas na microelectrónica. A promessa desta tecnologia é a de sempre: substituir os actuais componentes electrónicos por outros de muito menor dimensão. O que já não é pouco :)

Supercomputador Português atrasa-se

Como não foi alvo de nenhuma última actualização nos últimos seis meses, o supercomputador da Edinfor passou da posição 161 para a 296 na lista dos Supercomputadores mais rápidos do Mundo.

25.6.03

Novo instrumento produz sons inéditos

A BBC revela que investigadores construiram um novo instrumento musical que, dizem, produz sons impossiveis de ouvir no mundo natural. Ouvir para crer ;-)

Primeiro país sem fios

Informa a CNN que a população inteira do pequenio país Niue tem ligação à Internet sem fios! Um exemplo a seguir...

É um bom condutor? Prove-o à sua seguradora!

A Silicon.com menciona um sistema perturbador: as seguradoras podem premiar os bons condutores após monitorizarem remotamente o seu tipo de condução!

24.6.03

Outro protótipo de telemóvel para jogadores

A 3G Newsroom divulga outro desenho de telemóvel que concorre com as consolas de jogos portáteis. Interessante...

Amazon bate (outro) recorde

Segundo a Wired, a Amazon deu-se bem com o envio por correio de cerca de um MILHÃO de exemplares do quinto livro da saga Harry Potter . Parece que a única falha foi que alguns sortudos receberam os livros antes do tempo previsto :-)

23.6.03

Unixes há muitos, seu palerma!

Todos os técnicos deste país devem decerto conhecer a sapataria Linux e os populares extintores Unix. Mas sabiam que existem muitas e variadas marcas Unix espalhadas pelo Mundo? Confira nesta página :-)

Para mais tarde olhar

Apesar de não ter um grande aspecto esta câmara permite aos utentes gravar e visionar o que lhe apareceu à frente dos olhos. Aquela rapariga piscou-lhe mesmo o olho? Para ter a certeza só precisa de fazer rewind :-)

Impressora de ossos!

Um novo tipo de impressora pode "imprimir" em 3D ossos artificiais que podem ser implantados cirurgicamente. Os detalhes dste espantoso avanço da Medicina pode ser consultado na New Scientist.

20.6.03

Revelados preços da PSX portátil

Apesar do desmesurado interesse dos media, a Sony tem conseguido manter segredo das características técnicas da sua consola portátil a lançar daqui a um ano. O pouco que se sabe, esclarece o Times of India, é que os preços dos jogos podem ser muito inferiores aos da Game Boy Advance. Viva a concorrência!

Vêm aí as baterias do Século XXI

A The Register tem duas notícias interessantissimas sobre novos tipos de baterias: uma fala de usar micro-motores e outra de carregamento sem fios!!! A não perder.

18.6.03

Um telemóvel diferente

A MyOrigo lançou um novo telemóvel com características inéditas. Entre elas a capacidade de mudar de orientação do écran e uma forma inteligente de navegar em documentos de grande dimensão. Leia mais sobre este assunto na PC Pro.

Dois sistemas operativos podem acabar com vírus?

Segundo o New York Times (nota: necessário registo gratuito para aceder), foi emitida uma patente que consiste em usar no mesmo PC dois sistemas operativos em simultâneo de forma a acabar de vez com o problema dos vírus.

O conceito é simples: apesar de partilharem os recursos, os sistemas são estanques mas apenas um deles tem acesso à Internet - de forma a limitar os estragos caso venha algo mau pela linha.

17.6.03

Concentração instantânea convocada por email

As chamadas "Smart Mobs" (multidões inteligentes) estão a entusiasmar os "blogueiros". Através de email ou SMS, os interessados comparecem num determinado local e ficam por lá uns minutos - o suficiente para fazer novas amizades, decerto. Leia sobre este assunto aqui.

Écrans de plástico ganham terreno

Ao fim de muitos anos sem sair dos laboratório, a tecnologia de monitores plásticos OLED parece estar pronta a tomar conta do mercado. Depois dos mercado dos telemóveis, a tecnologia vai combater com os LCD pela supremacia no monitores graças ao seu maior contraste, baixo custo e um muito menor consumo.

Veja aqui os últimos protótipos OLED, incluindo um monitor de 24" da Sony.

Divirta-se com os ladrões

A insegurança é um tema cada vez mais actual. Para equilibrar as coisas, porque não pregar uma partida aos meliantes?

Foi o que fez este indíviduo: encheu a caixa dum PC com cimento e "esqueceu-se" dele à entrada de casa. Um desafortunado e persistente gatuno ainda acartou com o "computador" durante um quarteirão antes de desistir e abandonar o equipamento...

16.6.03

Veja as últimas fotos dos estádios do Euro

O site Portugal 2004 foi totalmente remodelado e inclui muito mais informação sobre o Euro 2004. Recomendo o visionamento das fotos dos estádios, sobretudo deste :-)

13.6.03

Analógico mais analógico não há!

Vejam aqui um tipo de relógio "analógico" com um design clássico ;-) Recomendado!

Teclado que poupa espaço

A FrogPad está a comercializar um tipo de teclado que pode ser usado apenas com uma mão e que poupa imenso espaço. A ideia parece-me excelente mas temo que o tempo de habituação a este novo dispositivo não seja pouco...

Espelho com acesso à Internet

A Philips anunciou que vai lançar em 2005 um novo tipo de espelho de casa de banho que permite aceder à Internet. òptima ideia para poupar uns minutos de manhã!

12.6.03

"Poeira inteligente" ao virar da esquina

Parece algo tirado dum livro de ficção cientifica mas está cada vez mais próximo: componentes electrónicos tão pequenos que podem ser confundidos com poeira. Leia sobre o estada da arte deste assunto no The Feature.

Spam: de simples incómodo a um problema sério

A Silicon.com tem uma série de artigos muito interessantes sobre o spam. Num deles prevê-se o fim do spam em três anos (aleluia!), noutro demonstra-se que as firmas começam a levar o spam mais a sério que os hackers!

11.6.03

TV no telemóvel

Mais outra daquelas ideias de uso mais que duvidoso: a Samsung lançou um telemóvel que permite ver televisão!

Dois usos para os telefones com câmera

Se não sabe o que fazer com o seu novo telélé topom de gama com máquina fotográfica integrada, recomendo a leitura deste artigo e a consulta deste site (alguém tinha de o fazer, mais cedo ou mais tarde :))))

9.6.03

Antena a partir de disquete

Mais outra utilização para as anacrónicas disquetes: antena para um ponto de acesso Wi-Fi.

And the Webby goes to...

Os vencedores deste ano do Webby Awards foram anunciados na passada quinta-feira.

Numa rápida consulta dos sites vencedores pode-se ter uma noção da prosperidade da World Wide Web. Mesmo que a nivel de dinheiros a situação não seja famosa...

6.6.03

Satélites ajudam cegos

A Better Humans menciona um novo serviços Espanhol que ajuda os cegos a navegarem dentro das cidades. Recomendado!

Falta de email pior que divórcio

Investigadores fizeram um estudo que concluiu que a falta de email pode criar mais stress do que o divórcio! Leia esta e outras conclusões na Silicon.com.

5.6.03

Faça o seu próprio gravador de vídeo digital

A Wired publicou um artigo sobre um "carola" que desenvolveu o seu próprio gravador de vídeo digital (consultem aqui o respectivo site).

Além dum interface digno de registo, o sistema permite gravar até quatro programas em simultâneo!

Investigadores criam Internet a velocidade Turbo

A New Scientist revela que um novo protocolo de rede denominado Fast TCP poderá acelerar radicalmente a velocidade de acesso à Internet.

A grande vantagem da nova tecnologia é que usa as infra-estruturas actuais sendo apenas necessário instalar novo software nos equipamentos de rede.

4.6.03

Governo dos Estados Unidos quer saber a sua vida

Segundo a Geek.com, o governo dos Estados Unidos está à procura de voluntários dispostos a ver a sua vida gravada!

Esta invasão de privacidade incluí o registo de localização, gravação de tudo o que vê, emails, etc, etc, etc... Assustador :-(

Razões para não comprar um LCD

Se está a popupar dinheiro para comprar um monitor LCD num futuro próximo, leia aqui as explicações técnicas para os problemas destes monitores face aos antiquados raios catódicos.

PC de levar no pulso

Estão prestes a ser lançados dois relógios inteligentes que permitem correr programas e mesmo aceder à Internet.

Se a ideia lhe interessa, veja a oferta da Fossil e da Microsoft.

3.6.03

É oficial: spam representa maioria do email

Pode ler-se aqui que o aborrecido spam passou a representar mais de metade de todo o email enviado :-(

Um problema a necessitar duma solução urgente...

Europeus: vamos a caminho de Marte

Foi ontem lançado o foguete com as naves Europeias de exploração do Planeta Vermelho. Leia a página especial sobre o assunto na Space.com.

Microsoft declara fim do Internet Explorer

Diz a News.com que a Microsoft não vai lançar novas versões do seu browser passando este a ser incluido nos sistemas operativos futuros.

O mais curioso é que a firma declara que a razão para este procedimento é a maior segurança que se obtém quando se embrenha o browser no código do sistema operativo. Mas... mas... sendo o IE o buraco de segurança que todos sabemos, nada como o integrar no Windows para tornar este sistema menos seguro!!!

2.6.03

Parque temático "paranormal"

Abriu na Suiça um parque temático sobre as "grandes mistérios" da Humanidade. Hilariante :-D

Mercado livre de ideias

Teve uma ideia excelente para um novo tipo de produto ou serviço mas não sabe como a desenvolver? Nesse caso, aconselho a visita ao Premises, premises onde pode compartilhar com outros a sua ideia duma forma segura e obter conselhos e (quem sabe?) financiamento.

Armamento por alimentos já!

Como nem só de tecnologia vive o Homem, cá vai uma excelente ideia proposta por Lula, presidente do Brasil: usar os impostos sobre armamento e aproveitar esta receita para financiar o combate à fome.

Leia a notícia no site da SIC.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?