<$BlogRSDURL$>

25.10.07

Alta definição: e viva a guerra! 

A luta pelo sucessor dos DVD protagonizado pelo Blu-Ray e HD-DVD pareceria à partida ser má para todos: os consumidores arriscam-se a gastar dinheiro em algo inútil, os produtores de conteúdos arriscam-se a investimentos sem retorno e os fabricantes de equipamento arriscam-se a vender pouco enquanto não for declarado um vencedor "oficial".

Muitas vezes se tem referido o paralelo na luta dos anos 80 entre o VHS e o Beta. Mas uma analogia mais certeira e adequado aos nossos tempos foi a guerra recente entre os formatos DVD-R e DVD+R. A existência de dois formatos concorrentes atrasou a adopção de ambos até que... os fabricantes começaram a adoptar ambas as tecnologias! Embora nunca tenha sido declarado um vencedor, é algo perfeitamente irrelevante: qualquer equipamento e software feito nos últimos anos suporta ambos os formatos e desapareceram os temores de incompatibilidades.

Na alta definição já se começa a desenhar o mesmo cenário com o anúncio de leitores e gravadores dual-format. Enquanto não chegam, ambos os lados da trincheira usa o custo como a principal arma. O abaixamento de preços do hardware tem sido muito mais rápido do que no caso dos DVD o que pode resultar na "morte" das populares rodelas DVD muito antes do que se esperava. É caso para dizer: e viva a guerra!

Etiquetas: , ,


11.10.07

Vista: o maior fracasso da Microsoft 

Era suposto neste momento a Microsoft estar a inundar a comunicação social com estatísticas entusiasmantes das vendas do Windows Vista. Em vez disso o Vista está a revelar-se uma enorme decepção - talvez o maior fiasco de sempre da firma dadas as expectativas e avultado investimento.

Os problemas começaram antes do lançamento com features que foram desaparecendo para cumprir prazos de lançamento deslizantes. Ao todo, o Vista implicou o esforço de milhares de pessoas e seis anos de desenvolvimento.

O produto final foi uma decepção para muitos: requisitos de hardware altíssimos, melhorias evidentes na segurança mas à custa de irritantes interrupções e, sobretudo, poucas inovações que justifiquem a migração do actual Windows XP.

Como resultado a firma fundada por Bill Gates teve que adiar a "morte" do XP e facilitar o downgrade do Vista para o XP - algo que nunca tinha feito. Para acabar com a humilhação, o novo SP3 para o XP introduz algumas das novidades do Vista tornando assim ainda menos atraente a mudança

Por tudo isto parece cada vez menos provável que o sucessor do Vista, apelidado de Vienna ou Windows 7, veja a luz do dia.

Entretanto, entre as minhas amizades começa a engrossar o número daqueles que optaram pelos Mac. E eu próprio já estive mais longe de fazer o switch...

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?