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28.8.09

Conteúdos pagos, versão 2.0 

"Sem precisar qualquer data, Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, referiu que a decisão de cobrar pelos conteúdos disponibilizados na web é já uma certeza."
- Valor Online, 16 de Março de 2001


"Uma nova tendência está a desenhar-se nos media: a cobrança dos conteúdos online."
- DN, 28 de Agosto de 2009



Em 2000 e princípio de 2001 - em plena euforia bolsista - empresários, jornalistas e analistas eram unânimes em anunciar o funeral dos conteúdos grátis na Net. Passados oito anos praticamente ninguém paga para ter acesso a conteúdos que pode obter de graça de outra forma (sem contar com os habituais jogos e pornografia, claro!)

Assim, o que mudou para viabilizar um modelo que falhou? Francamente não faço ideia, parece apenas uma tentativa desesperada de contornar a crise...

Desde o início da década, a Web mudou completamente e passou de um modelo de broadcast (um-para-muitos) para um-para-um onde tudo é personalizado. O nascimento dos blogs, agregadores e redes sociais não tornou obsoleta a produção de conteúdos profissionais mas mudou por completo o seu consumo. A origem dos conteúdos tem cada vez um papel mais secundário em relação à sua filtragem - e isso explica em parte a aversão de alguns jornais ao agregador Google News. Este último é visto por muitos como um parasita quando bastará consultar o histórico dos sites para ver que o Google é o seu principal aliado ao fornecer-lhes uma torrente de tráfego considerável sem a qual alguns não poderiam sobreviver.

Depois de mais esta tentativa condenada ao fracasso, será que o assunto voltará a ser falado daqui a uma década?

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