<$BlogRSDURL$>

25.7.03

Impressões vai a banhos

As Impressões começam amanhã a época estival interrompendo por umas semanas a sua publicação. Voltamos na rentreé. Boas férias!

Iomega apresenta novo formato de armazenamento

Depois do sucesso estrondoso das drives Zip, a Iomega tenciona consquistar de novo o coração dos utilizadores de PC com o novo pequeno disco de 1.5GB. Hmmm... para mim não há nada como os mini-DVD para levar no bolso :-)


Recolher obrigatório... para videojogos

As autoridades Tailandesas estão tão preocupadas com o tempo que o adolescentes passam com jogos de video que decretaram um "recolher obrigatório" nocturno em locais públicos! Leia mais sobre o assunto na News.com

24.7.03

Instrumento musical com Linux

Vale a pena ver o vídeo de demonstração deste novo tipo de instrumento que produz sons a partir da movimentação de objectos numa superfície. Tudo controlado por um PC com o sistema operativo Linux, pois claro!

Vídeo de telélé no Telejornal

No Japão, um condutor que assistiu a um aparatoso acidente gravou um vídeo com o seu telemóvel que foi posteriormente transmitido nas emissões notíciosas televisivas. Foi talvez o primeiro caso do género mas é de esperar que se torne uma rotina podendo mesmo pensar-se na criação de programas de TV construidos a partir de imagens e vídeos enviados pelos telespectadores.

Leia mais sobre este assunto nesta página.

23.7.03

Robot só para adultos

A Universidade de Reading na Inglaterra teve de proibir o acesso a este robot por parte de menores de idade. Aparentemente, a gama de expressões do robot é tão realista que tem assustado os mais pequenos.

Para mim isto significa que a robótica deu mais um passo em frente!

Uma caixa eletrizante!

Há algum tempo que não via algo tão original: veja aqui uma caixa de PC com uma lâmpada de plasma. Quero uma!!!

Gravador de vídeo expansível

A Wired publicou um artigo sobre o novo gravador de vídeo digital Telly. Principal vantagem do equipamento: dado que usa o sistema operativo Linux e hardware standard, é expansível quer em termos de software (novos codecs de compressão de vídeo), quer em hardware (disco rígido maior).

22.7.03

Caras sintéticas próximas do real

A Genemation lançou a versão beta do seu software que permite gerar faces realistas no PC. Ao contrário de tecnologias anteriores, o desenho das faces é puramente matemática o que permite criar uma grande variedade de faces e expressões.

Puxei a versão de testes e fiquei muito bem impressionado. Embora ainda existam arestas por limar, as caras têm de facto um aspecto realista. Os actores que se cuidem!

Oh-lá-lá, Franceses dizem não ao email

Num gesto de pura xenofobia linguística, os franceses decidiram erradicar a palavra estrangeira "email" pelo novo "courriel". Até que ponto vai a insegurança dum Governo para chegar a este ponto?!

Leia a notícia completa na CNN.

21.7.03

Chegou a hora dos blogs institucionais?

Em geral, os blogs são vistos como projectos pessoais e sem fins lucrativos. No entanto esta definição está a ser posta em causa pela criação de blogs publicitários e institucionais. Veja, por exemplo, o blog da Fox.

Criador da Apple investe em localização

Steve Wozniak, um dos dois fundadores da Apple, criou uma nova firma que vai usar tecnologia inovadora para localização de pessoas, animais ou bens. Leia os detalhes na PC World.

18.7.03

Batido recorde de 20 anos em jogo de video

Na CNN (!) é noticiado que alguém conseguiu bater o recorde com mais de 20 anos do Donkey Kong! O jogo foi um sucesso de popularidade na primeira metade da década de 80 e ainda hoje se pode encontrar em algumas arcadas.

Blogs na Assembleia da República

Por vezes há surpresas agradáveis: refere o Gildot que o site da Assembleia da República vai alojar blogs dos deputados. Uma forma eficaz para sabermos o que pensam e andam a fazer os nossos representantes.

17.7.03

Tradutor de linguagem de gatos a caminho

A CNN informa que vai sair um tradutor da "linguagem" dos gatos! Os felinos não podiam ficar atrás dos caninos que já têm um tradutor no mercado.

Rato quente, alguém quer?

A página está em Japonês mas vale a pena ver o aspecto desta novidade: um rato que aquece a mão do utilizador. Excelente ideia!

O prmeiro leitor/emissor MP3

O leitor de MP3 Neuros Audio deve ser o primeiro a ter a possiblidade de emitir em frequência modulada! Ou seja, pode ser ouvido pelos possuidores dum vulgar rádio FM no raio de acção do leitor (menos de 7 metros). Acoplado a uma antena e amplificadores decentes, esta pode ser a solução barata para criar uma rádio pirata para o seu bairro ;-)

16.7.03

União Europeia combate o spam

O The Register informa que a União Europeia revelou novos planos de combate ao incómodo spam. Até Outubro de 2003 os estados-membro são obrigados a legislar tendo em vista a ilegalização das mensagens opt-out - ou seja, passam a apenas ser legais os emails comerciais que requerem a prévia aprovação da vítimapessoa.

Netscape: o fim... pela porta pequena

Ainda referido no The Register é o facto da AOL decidir terminar com o desenvolvimento interno do browser Netscape e do seu componente de open source Mozilla.

Este último vai passar a ser controlado por uma fundação composta inicialmente pelos 50 programadores da AOL que tinham a cargo a manutenção do código. O triste fim do Netscape vem numa altura em que este browser é inequivocamente superior em termos técnicos ao Internet Explorer da Microsoft que, por falta de concorrência à altura, não conhece uma nova versão há anos.

15.7.03

Um Terabyte de armazenamento.. em 1970!

É incrível mas é verdade: nesta página pode-se ler como se conseguiu construir uma base de dados com 1 Terabyte (1000GB) em 1970! Vale a pena ler.

Investigadores tencionar criar implantes inteligentes

A criação de implantes cubcutâneos que diagnosticam, tratam e avisam os médicos da presença de doenças é o objectivo dum conjunto de investigadores. A tecnologia parece estar ao nosso alcance bastante apenas juntar num único produto o que de melhor se tem feito nas áreas da nanotecnologia e da medicina. Consulte aqui os detalhes.

Alugar uma vaca pela Internet

Um agricultor com dificuldades no escoamento do seu queijo, lembrou-se de rentabilizar as suas vacas duma forma original: alugando-as pela Internet!

Os clientes poderão ter o prazer de receber em troca todo o queijo produzido pela sua vaca escolhida. O único senão é que terá obrigatoriamente de gastar umas horas no campo a tratar da sua protegida :-)

Leia mais sobre o assunto na Geek.com.

14.7.03

Tecido interactivo

A IF Machines anunciou um tecido capaz de mudar a cor! Conjugado com os sensores para a roupa StitchSwitch, a firma pode vir a produzir roupas interactivas que mudam de aspecto conforme a luminosidade ou o estado do espirito do utente. Muito interessante...

Commodore 64 de volta?

O Commodore 64, um dos mais populares microcomputadores dos anos 80, poderá voltar ao mercado, informa a PC World. Se a marca voltar com a mesma capacidade de processamento, isto significa que o C64 pode voltar sob o formato dum telemóvel :)

11.7.03

Energia através do cabo de rede

Dentro de pouco tempo vão começar a aparecer no mercado os primeiros dispositivos capazes de obter energia pelo cabo de rede Ethernet. Os 15 Watts assim obtidos servem para alimentar pequenos dispositivos como webcams, colunas de som, lâmpadas e telefones. Dentro de pouco tempo será mesmo possivel usar a Ethernet para recarregar as baterias dos portáteis. Leia mais sobre o assunto na Vnunet.

Um pouco de si para a posteridade

Lê-se na Space.com um texto sobre o projecto de cápsula temporal Keo. A ideia é simples: cada um de nós deixar uma mensagem (até 4 páginas A4) para a posteridade que vai ser enviada para a órbita terrestre aterrando daqui a 50 mil anos. Resta saber se os habitantes do planeta na altura saberão ler discos DVD ;-)

10.7.03

Computadores que falam e ouvem: promessa a cumprir em breve?

A News.com publicou um artigo sobre as novidades no que toca às tecnologias que permitem aos computadores ouvir e falar na nossa linguagem. Interessante...

A sua webcam no seu telemóvel

Mais uma das aplicações previsíveis para os telemóveis: o novo serviço EyeSpyFX permite ver em tempo real a imagem duma webcam a partir dum telélé.

Processemos o Mundo inteiro!

Recomendo o visionamento deste hilariante "videoclip". Apesar de ser um cartoon, tem um fundo de verdade: os sabujosadvogados da indústria fonográfica parecem querer processar o resto do Mundo!

9.7.03

Nanotecnologia ajuda medicina

A Scientific American publicou um excelente artigo sobre a aplicação da nanotecnologia à ciência médica. Fascinante!

Estranho mas verdade: Steven Hawking num club de strip!

Isso mesmo, veja a foto no reputado (hu-hum...) tablóide The Sun.

Telemóveis contra mosquitos!

Segundo o Korea Times, um operador de telemóveis vai disponibilizar um software para instalação nos telemóveis que emite um ruido que repele os incómodos mosquitos! Esta é de certeza uma das utilizações dos telélés mais originais de sempre :-)

8.7.03

Estado da arte da camuflagem

A Wired publicou um artigo sobre o estado da arte no que toca à camuflagem óptica. Muito interessante.

Software persegue criminosos

Um software produzido por investigadores Britânicos vai tentar descobrir criminosos a partir das provas recolhidas. Basta informar o computador de todas as provas, procurar responder às perguntas que este achar pertinente e aguardar pela resposta. Parece fácil...

Leia mais na New Scientist.

7.7.03

NASA une humanos e robots

A Spaceflight Now mostra imagens da NASA onde aparecem os protótipos dos robots que vão ajudar o Homem a explorar o espaço.

Mate monstros na TV com uma espada

Os Japoneses têm a mania destas modernices: pode ver-se aqui um videojogo original onde a forma de matar monstros que aparecem na TV consiste em movimentar uma "espada" sem fios. Interessante!

4.7.03

Firma processada por usar o nome "spam"

Segundo o Guardian a firma que comercializa o produto Spam (carne enlatada) está a processar outra que combate o incómodo spam que nos invade as caixas de correio. Vá-se lá perceber isto... (Nota: para perceber a origem do termo "spam" clique aqui)

Outro recorde: chip a 110Ghz

Lê na The Register que a Infineon produziu circuitos electrónicos a 110Ghz - um novo recorde. Segundo o fabricante em breve os circuitos poderão bater este recorde para quase o dobro: 200GHz!

3.7.03

Dataglífos: o código de barras do Século XXI

Leia aqui a descrição dos Dataglyphs - a tecnologia com que a Xerox quer substituir os antiquados códigos de barras.

Coisas estranhas no Espaço

A Space.com fez uma compilação dos 10 fenómenos espaciais mais estranhos. A não perder!

Nanotubos: do laboratório para as nossas vidas

Desde que em 1991 foram descobertos, os nanotubos têm sido investigados para utilização nas mais diferentes áreas. Apesar da dificuldades de produção, começam a aparecer os primeiros produtos com tiram partido das características extremas deste produto.

Por exemplo, em artigos recentes da Geek estão duas: monitores e pilhas de combustível. Em ambos os casos, quando a tecnologia estiver madura poderá tornar obsoletos os produtos actuais.

2.7.03

Se vai viajar, deixe a TV ligada

O TVBrick é um aparelho que permite ver os seus canais de TV preferidos a partir de qualquer parte do Mundo. Basta ligar uma antena ao aparelho e esta faz streaming dos canais seleccionados pelo utilizador ligado à Internet. Brevemente a caixa vai permitir ainda telefone e videoconferência. Outro produto interessante.

Um CD no refrigerante

Segundo a CNN uma cantora está a divulgar o seu último trabalho colocando mini-CD nas tampas de refrigerantes. Uma excelente ideia!

Pixel faz 50 anos

Está quase a fazer meio século em que foi empregue uma tecnologia de visualização à base de pixeis (abreviatura de "picture element" ou elemento de imagem em bom Português). Leia este artigo sobre o assunto onde aparece uma imagem histórica: as primeiras letras compostas de pixeis.

1.7.03

Veja o Matrix em ASCII

Para quem tem idade para se lembrar das linhas de comandos, cá vai um preciosidade: este indivíduo representou as principais cenas do Matrix em caracteres ASCII. A não perder!

Operadores: telemóveis de 3º geração não prestam

Segundo a 3G Newsroom os operadores de telemóveis de 3ª geração consideram que os fabricantes de terminais estão a fazer um péssimo trabalho e ainda não parece existir nenhum modelo que os satisfaça. Entre os problemas dos esquipamentos estão a instabilidade, quebra de chamadas na passagem para GSM e, talvez o mais importante, autonomia muito reduzida.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?