<$BlogRSDURL$>

22.12.06

OPA: autoridades ajustam contas com a PT

A Autoridade da Concorrência (AdC) autorizou a OPA da Sonae sobre a PT. O que à partida parece uma condenável aprovação duma concentração num mercado já de si monopolista, toma outra figura ao ler as argumentação da AdC.

Neste powerpoint aparecem todos os defeitos do mercado actual: falta de concorrência, negócios pouco claros de exclusividade de conteúdos e tarifários, baixa penetração da banda larga, falta de acesso da concorrência às condutas, preços altos, baixa qualidade da oferta, etc, etc, etc...

Ou seja, a AdC ao fim de mais de uma década de guerra com a PT, vai conseguir duma só vez aquilo tudo o que queria - embora nem sempre com o entusiasmo nem com os meios desejados, sublinhe-se.

É irónico que o desmantelar do monopólio PT seja resultado duma acção de compra dum seu concorrente a quem muito mal tratou.

18.12.06

Bill Gates, não nos obrigues a gostar de ti!

"Todas as medidas de protecção anti-cópia (DRM) nos leitores de media são más para os consumidores e impõem restrições inaceitáveis" e "Qualquer pessoa devia ter o direito de fazer rips dos seus CDs de áudio" não são afirmações de algum pirata conhecido mas sim de Bill Gates - o homem mais rico do Mundo e fundador da muito-odiada Microsoft!

Estas incríveis declarações, partindo de quem vêm, devem ser resultado das difíceis negociações que a Microsoft tem tido com as grandes editoras discográficas por causa do seu leitor Zune. O que levou, inclusive, a ceder parte do lucro das vendas dos leitores à editora Universal. Mesmo que o equipamento nunca venha a ser usado para tocar músicas de artistas desta editora...

Apesar das restrições anti-cópia do Zune - que tanto contrariam Bill Gates -, estas são mais liberais do que a dos iPod do rival Apple. Ao contrário deste, pode-se ouvir uma música 3 vezes ou durante 3 dias antes de a comprar. Um género de shareware musical.

É um passo em frente mas desta vez temos que concordar com Bill Gates: a música que compramos não deve ter limites nem regras.

15.12.06

PT contra os monopólios? Deixem-me rir!

Ontem vi parte da entrevista dada à RTP por Henrique Granadeiro, big boss da PT, e juro que me desmanchei a rir quando ele se manifestou contra a excessiva concentração caso a OPA da Sonae tenha sucesso.
Mais, teve o desplante de elogiar o trabalho dos regulares do mercado nos últimos 15 anos na luta contra a concentração excessiva!

Sim, estou a falar do presidente da PT - aquela firma que tem mais de metade do mercado nacional do fixo, cabo, Internet e móvel - caso único no mundo dito evoluído que só tem paralelo em países do 3º mundo.

Sim, estou a falar da firma que anda sempre em pé de guerra com os reguladores - a quem os seus responsáveis não se fazem rogados em acusar de perseguição e ir contra o regular funcionamento dos mercados.

Sim, estou a falar da firma que, indo contra as recomendações da União Europeia e o bom senso, acha que manter o monopólio virtual das redes de cobre e cabo é "normal e bom para o consumidor".

Têm de concordar que isto tem muita piada. Pena não ter gravado o programa para gravar estas declarações espantosas :D

7.12.06

Vista: o último dos Windows?

Dez mil trabalhadores durante cinco anos foi o enorme investimento da Microsoft no Windows Vista que, tudo indica, será o fim da linha Windows.
Um sistema operativo gigantesco genérico como o Windows cada vez faz mais sentido numa era em que tudo está a passar para a Web, incluindo alojamento de dados e aplicações. De futuro prevejo que vão aparecendo apenas umas pequenas revisões e versões optimizadas do Vista quer para tem poucos recursos de computação (PCs baratos e PDAs) quer para os tem em quantidade (empresas).

Fica assim para a história o grande momento alto da família Windows: o lançamento do Windows 95 que gerou uma verdadeira loucura mundial com lojas a abarrotar de gente à espera da meia-noite. Em comparação o Vista foi recebido com apatia e pouco ou nenhum entusiasmo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?