<$BlogRSDURL$>

31.3.04

Telemóveis multiusos

Foi lançado no Japão um telemóvel que permite controlar equipamentos áudio e vídeo por infravermelhos, ligar-se a sensores e programável num PC através de ligação USB. Nham,nham... soa bem. Veja os detalhes no 3G Newsroom.

Google mais perto de nós

Se por vezes é obrigado a repetir pesquisas efectuadas previamente, o Google tem uma boa novidade para si: com os novos Web Alerts pode receber por email os novos links que satisfazem uma pesquisa. Um excelente serviço que tenciono utilizar.

29.3.04

Há metano em Marte

Segundo três relatórios distintos, existe metano em Marte. Metano esse que é um forte indicativo da presença de vida (bacteriológica ou outra) no passado.

Finalmente o planeta Vermelho está a revelar os seus segredos aos exploradores Terráqueos :)

NASA bate recorde com 40 anos

O avião não-tripulado X-43A bateu o recorde de velocidade atingindo Mach 7 (sete vezes a velocidade do som). O recorde de velocidade datava dos primórdios dos anos 60 com Mach 6.7. Leia os pormenores na New Scientist.

26.3.04

e-Books vêem aí (a sério)

Apesar de algum entusiasmo inicial, a verdade é que o mercado dos livros electrónicos (e-books) ainda não arrancou. Na minha opinião, tal deve-se em grande parte às características inferiores dos ecrãs actuais em relação ao papel. Finalmente tudo pode mudar com o revolucionário LIBRIé da Sony.

Além dum contraste e resolução quase comparáveis à do papel, o consumo de energia é mínimo e só ocorre quando se "muda de página". Quero um!!!

25.3.04

Mais robots inteligentes

Lê-se na MSNBC o relato de mais uma demonstração do estado da arte da robótica. Impressionante!

Controle de pensamentos de humanos

A CNN revela que cientistas crêem ser possivel controlar o cérebro humano através de pequenos impulsos eléctricos.

24.3.04

Desbloqueadores de conversa

Se é adepto do Homem que Mordeu o Cão, não deixe de visitar esta página cheia de factos feitos à medida para óptimos desbloqueadores de conversa :-)

Tenciona comprar um Pentiu M745?

A Intel sempre criticou a designação dos processadores da rival AMD por estas não corresponderem à velocidade de relógio mas sim a um índice comparativo com os seus produtos.
Tal como no futebol, no que toca ao fabrico de CPUs o que hoje é verdade amanhã é mentira e o fabricante decidiu adoptar um sistema complexo de numeração para os seus próximos produtos que tornam bastante mais difícil discernir o seu real desempenho. Vai ser interessante acompanhar as confusões que por aí vêem...

Leia mais sobre o assunto no The Inquirer.

23.3.04

Novos gadgets na Cebit

A revista ComputerWorld fez um apanhado dos gadgets mais inovadores da feira CeBit. Estou particularmente interessado no disco rígido externo wireless.

Houve água salgada em Marte

O rover Opportunity revelou provas que parte de Marte esteve coberta dum Oceano de água salgada. Crescem assim as probabilidades de ter havido vida no planeta Vermelho. Leia os pormenores no site Space.com.

22.3.04

Só usamos um décimo do nosso cérebro?

Um dos mitos urbanos que teimam em desaparecer é que apenas usamos um décimo do nosso cérebro. Este dado que nunca foi corroborado cientificamente é desmontado por um especialista no site da Scientific American.

Relógio atómico de trazer ao pulso

Parece incrível mas houve mesmo quem conseguisse miniaturizar um relógio atómico para uso no pulso... bom... quase... veja pelos seus próprios olhos ;-)

19.3.04

Tosbiba com o disco mais pequeno

A Toshiba conseguiu que o seu diminuto disco rígido com o diâmetro de 2.16cm figurasse no Livro dos Recordes como o mais pequeno do Mundo. Infelizmente o preço do componente é inversamente proporcional ao seu tamanho :-|

O CPU que veio do frio

Segundo o The Register saiu finalmente o primeiro CPU do fabricante russo Elbrus capaz de competir lado a lado com as ofertas da AMD e Intel.

Duvido que a firma tenha grandes hipóteses mas espero que consiga os seus objectivos para bem dos consumidores.

17.3.04

Canivete Suiço com USB

Nesta época digital o que seria dum canivete Suiço sem armazenamento e ligação USB? Quero um!!!

Rádio pessoal para telemóveis

De acordo com a Reuters, a Sony vai lançar um serviço de rádio para telemóveis personalizado que apenas passa música de acordo com os gostos do utilizador.

Acho muito bem... mas façamos as contas: se a "rádio" usar um stream de 128Kbps (mais ou menos equivalente a um CD) e se os dados forem facturados ao preço actual do GPRS (vidé tarifário da Vodafone) isto dá qualquer coisa entre e 1,15 e 4,60 Euros por minuto! Algum candidato a usar o serviço?!

16.3.04

Robots que tocam trompete

Para demonstrar as capacidades dos seus robots humanóides, a Toshiba mostrou um robot que sabe tocar trompete! O fabricante promete para breve uma orquestra inteira composta por robots.

Use meio giga no pulso

Para diferenciar os seus produtos, os fabricantes de relógios recorrem a funcionalidades que nada têm a ver com os relógios tradicionais. O meu preferido de momento é o USB Watch: até 512MB de armazenamento! Quero um!!!

12.3.04

Policia à procura de dinossauro

A polícia da Papua-Nova Guiné anda à procura duma estranha criatura que algumas testemunhas disseram tratar-se dum dinossauro! A confirmar-se, seria a descoberta do Século :)

Confira os pormenores no The Age.

George Michael: podem puxar que é grátis

Informa a smh que o cantor George Michael vai retirar-se das lides de venda de discos e colocar na Internet todas as suas futuras canções. Grátis!

O cantor justifica-se afirmando que já tem dinheiro que baste. Uma atitude de aplaudir, sobretudo em contraste com palhaçosartistas como a Madonna, Metallica e Eminem que têm ajudado a oligarquia das grandes editoras na suas lutas legais selvagens e imorais. Isto apesar de receberem apenas uma pequena parcela de venda das suas obras em CD e de terem uma fortuna pessoal obscena.

Gadgets do Futuro

Nesta página a NEC mostra alguns dos gadgets que vamos usar no futuro.

São todos muito interessantes, especialmente o P-ISM. Quero um (quando houver)!

11.3.04

Bombeiros experimentam exoesqueleto

Reparei que na Wired vem um interessante artigo sobre o uso de exoesqueletos para ajudar os bombeiros. Apesar da lentidão, vale a pena ver as interessantes imagens e videos.

10.3.04

"Aumente" o seu disco (sem compressão)

Um truque revelado na The Inquirer pode aumentar a capacidade do seu disco rígido podendo mesmo chegar a duplicar (?) o espaço de armazenamento. Hmmm... desconfio sempre quando as coisas parecem ser boas demais para ser verdade mas... algum voluntário?

PC descartável

Depois das máquinas fotográficas e dos telemóveis, eis que chegou o computador descartável!

9.3.04

Gravar etiquetas no próprio gravador de CD

A PC World menciona o lançamento para o final do ano dum gravador de CD e DVD que permite "imprimir" uma etiqueta no lado oposto ao dos dados.

A gravação apenas funciona em discos preparados para o efeito mas o seu custo será quase o mesmo dos CD normais, afiança o fabricante.

Museu da Má Arte

A publicação das colecções de museus é uma das coisas que mais me atraem na Internet. Mas onde estão as peças de qualidade duvidosa que não merecem ser expostas? Para suprir essa falha foi criado o Museum Of Bad Art onde pode encontrar os trabalhos dos artistas justamente ignorados. De visita recomendada.

E você? É tecnosexual?

Gostar muito de tecnologia é apenas o primeiro síntoma de tecnosexualidade. Veja na AlterNet se é tecnosexual... e ainda não sabia!

5.3.04

Banda sonora para chamadas telefónicas

Se ligar a algum chato e pretender abreviar a conversa, tente usar o Soundercover: uma série de ficheiros MP3 para o seu telemóvel com sonds de fundo de diversos lugares. Útil :)

Scanner 3D de baixo custo

Se a digitalização a duas dimensões não é suficiente para si, experimente um dos novos scanners 3D que são mencionados na New Scientist. Hmmm... quero um!!!

4.3.04

União Europeia quer Windows sem Media Player

A União Europeia está a ponderar exigir que o sistema operativo Windows seja vendido sem incluir o Media Player, algo que a Microsoft vai contestar de certeza em tribunal. Leia aqui os pormenores.

É de aplaudir esta decisão. Mesmo que considere que a firma está inocente das acusações de monopolismo, porquê incentivar o uso da tanga do pesadão Media Player quando existem alternativas melhores gratuitas? Experimente, por exemplo, usar o pequeno Media Player Classic (apesar do nome, não tem relação com o M.P. do Windows).

Homem na Lua: parte II

Na Space.com está um levantamento das tecnologias a usar pela NASA no retorno à Lua e consequente saltada ao planeta Vermelho. De leitura recomendada.

Energia a partir dos esgotos domésticos

Investigadores criaram uma pilha de combustível à base de micróbios que produz energia a partir de resíduos liquidos e sólidos. A tecnologia produz energia ao mesmo tempo que limpa a água, lê-se na Wired.

3.3.04

Supercomputadores fazem 40 anos

A Geek fez uma breve retrospectiva dos 40 anos de supercomputadores. Se o assunto lhe interessa, veja aqui toda a informação sobre aquele que foi considerado o primeiro supercomputador com os seus fabulosos 10Mhz!!!

2.3.04

Intel demonstra ligação por fibra

Já há alguns anos que são evidentes as limitações do cobre para executar as rápidas interligações entre chips. A substituição por fibra óptica apresenta-se como uma solução mas só agora a Intel conseguiu demonstrar esta tecnologia que peca ainda pelo alto custo.

Ponha um aquário dentro do seu PC

Para relaxar, porque não meter um aquário dentro da caixa do seu PC? Aprenda neste site como pode fazê-lo você mesmo.

1.3.04

Automóvel que passa multas

Esta deve ser uma das ideias mais estúpidas de sempre: a Toyota lançou um automóvel que debita do cartão de crédito a respectiva multa caso ultrapasse os limites de velocidade legais. Será que alguém vai comprar?!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?