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16.5.09

Quem quer pagar pela pirataria? 

A pergunta pode parecer absurda mas a resposta é surpreendente: muitos de nós. Senão vejamos:

  • Nova legislação mais apertada na Suécia levou o famoso Pirate Bay a criar um serviço pago para garantir o anonimato dos utilizadores. Centenas de milhares aderiram logo nas primeiras semanas.
  • Tudo indica que o site de alojamento de ficheiros Rapidshare está a ganhar uma fortuna com o serviço pago que permite tráfego ilimitado.
  • Leitores multimédia com disco rígido para ligar à TV estão com vendas impressionantes. Este fim de semana perguntei numa loja localizada numa grande superfície qual a diferença de vendas destes dispositivos em relação ao leitores Blu-Ray e ele disse-me que não há comparação, as vendas de Blu-Ray são ínfimas ao passo que os discos multimédia dispararam no último ano. Conheço quem pague por DVDs para depois os despejar no leitor, mas escusado será dizer qual a forma mais popular de encher um disco de 1TB...

Estes três sintomas têm em comum que os consumidores estão a gastar dinheiro para consumir produtos culturais sem que os detentores de direitos de autor recebam um tusto. Perante estes fortes sinais que o seu modelo de negócios está errado, o que decide fazer a indústria cultural? Continuar a ir atrás dos "piratas" - muito dos quais são os mesmos que garantem a sua subsistência.

Se não mudarem de atitude rapidamente, não estará longe o dia em que a única razão para comprar uma rodela de plástico de 12cm seja copiar para disco... e partilhar com os amigos.

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