<$BlogRSDURL$>

3.4.09

O futuro está nas nuvens 

"Cloud Computing" é daqueles termos que entraram na moda há menos de dois anos e é usado para quase tudo. Geralmente o termo é usado quando recursos de computação estão numa "nuvem" - um sistema complexo ao qual quem se liga pouco ou nada sabe. Nesse sentido, a Internet é uma gigantesca "nuvem".

Na imprensa, este termo é usado por vezes para se referir a uma "tomada" onde se liga qualquer dispositivo de computação para tirar partido de recursos virtualmente ilimitados (armazenamento, capacidade de processamento, etc). Nada de novo aqui, é o conceito de terminal estúpido ligado a um potente sistema central utilizado há mais de meio século. Não são no entanto muitas as aplicações que necessitam de recursos que vão para além dos computadores mais modestos à venda hoje em dia.

No meio de todo o hype, há dois conceitos prometedores que têm tudo para dar certo:

- OnLive: os jogos são a aplicação mais exigente entre aquelas que corremos nos nossos computadores domésticos. Para ter frames-por-segundo aceitáveis gastam-se rios de dinheiro em CPU, RAM e placas gráficas. Faz por isso todo o sentido transferir parte do processamento para um sistema central. Será assim possível correr qualquer jogo com hardware barato. O grande óbice deste serviço poderá ser o tempo de resposta da Net que varia de ISP para ISP e pode ser demasiado grande para a maioria dos jogos.

- CloudPrint: imagine que cada vez que imprimir algo, o documento em vez de ir directamente para a impressora que tem ao lado passa primeiro pelos servidores da HP (ou outro fabricante). À partida parece que não faz grande sentido mas as aplicações são muitas. Imagine mandar imprimir algo no escritório ou PDA e veja o resultado mal ligue a sua impressora caseira. Ou escolher as melhores fotos e imprimi-las directamente num serviço profissional. Ou calendarize impressões para determinados momentos. As aplicações são inúmeras. Resta saber se as preocupações com privacidade não poderão obstar ao sucesso do CloudPrint.

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?