<$BlogRSDURL$>

19.3.03

Proibido envio de fotos privadas por telemóvel!

Em mais demonstração de como os legisladores não compreendem a tecnologia, as autoridades Italianas impuseram uma série de regras absurdas na transmissão de imagens MMS por telemóvel.

Além de proibir liminarmente a pornografia (um facto inédito), todos os intervenientes nas fotografias devem ser informados se estas vão ser publicadas na Internet e podem opor-se à publicação. Pior ainda, é proibida a emissão de "cenas de vida privada"! Se for a Itália nem pense em enviar fotos do seu bébé aos seus amigos, seu fora da lei! ;-)

O mais pequeno sintonizador de TV do mundo?

A Sony mostrou um prot´totipo dum sintonizador de TV para PDA que reside num minúsculo cartão Memory Stick.

No entanto, o fabricante ainda não revelou se este produto verá a luz do dia. É capaz de pensar que não deve haver muitos interessados em tornar o seu pequeno PDA numa TV portátil. E com razão, na minha opinião :)

18.3.03

Cabos brilhantes

As caixas dos PC estão cada vez a ficar com aspecto mais radical mas o que dizer dos tristonhos cabos? A Akasa decidiu diminuir este problema da Humanidade ao lançar cabos de floppy e IDE que brilham!

Que desperdício idiota de dinheiro.... QUERO UM!!!

Novo robot doméstico

Lentamente, a profecia de um vir a termos robots nos nossos lares vai ficando mais próxima: pode ler-se aqui sobre um novo robot que efectua uma série de tarefas domésticas, desde vigilância até servir de controle remoto.

O mais interessante é que o robot tem um módulo GSM que lhe permite recber instruções do dono, onde quer este esteja.

17.3.03

Envie uma mensagem às estrelas

A iniciativa privada Team Encounter vai lançar uma pequena nave inter-estelar movida a vento solar.

Descubra no site como pode enviar uma mensagem ou o seu próprio DNA. Será que os extra-terrestres vão perceber as anedotas de louras? ;)

Transparência acima de tudo!

O AnandTech fez uma análise de três caixas transparentes para o PC. É de ficar com água na boca :-P

Mistérios Marcianos adensam-se

A nave Odyssey , actualmente em órbita ao redor de Marte, tem revelado dados surpreendentes que põem em causa grande parte dos nossos conhecimentos do planeta Vermelho.

14.3.03

Rede pessoal passa de promessa a realidade

As chamadas redes locais pessoais (ao que os Ingleses chamam "PAN" - Personal Area Network) há muito que é apresentada como uma tecnologia futurista. O The Register informa que a Samsung e outros fabricantes estão a lançar uma série de produtos para tornar as PAN realidade.

Se não sabe no que consiste, considere que vai pode colocar em rede uma mini-impressora, telemóvel, auscultador, leitor MP3 e quejandos. Tudo em bolsos diferentes da sua roupa e a comunicar entre si por rádio!

Portugal sem TV digital terrestre

Tudo indica que vai ficar sem efeito a licença de emissão para TV digital terrestre, informa o Negocios.pt.

No entanto, parece que o patrão do grupo PTDP está mal informado: ao justificar os sucessivos atrasos atribuiu culpas ao pioneirismo do projecto - "o primeiro da Europa", afirmou ao Publico.

Caro João Pereira Coutinho, se me estiveres a ler fica a saber que o DVB-T Britânico arrancou no final de 1998 através do projecto Ondigital (agora chamado ITV Digital). E a seguir a esse seguiram-se outros...

13.3.03

Máquina de lavar que resmunga

Uma das curiosidades na feira CeBit são as máquinas de lavar que falam. Só tenho um comentário a fazer: porquê?!

Intel ganha aposta

A indústria de semicondutores há muito que louvava as características do processador para portáteis Banias - agora rebaptizado de Pentium-M.

Mas, como se pode ver no Anandtech, os ganhos de energia não significam uma perda de velocidade: um Pentium-M a 1.6Ghz equivale a um Pentium-4 de secretária a 2.4GHz consumindo, no máximo, menos de um terço da energia!

Memória artificial

O Guardian revela que investigadores vão testar um chip que permite restaurar a memória aos doentes com danos no cérebro por causa de demência, epilepsia ou ataque cardíaco.

12.3.03

Difusão de TV por telemóvel

Segundo o The Register, a indústria está a trabalhar numa nova norma que permita aos telemóveis de terceira geração captar emissões de vídeo.

Esta característica, que não deve ser confundida com o videotelefone, permitirá aos telemóveis comportarem-se como um vulgar televisor.

Microfone.. de colocar no ouvido!

A Samsung produziu aquele que considera ser o mais pequeno auricular de telemóvel do mundo que tem a particularidade do microfone estar incorporado junto à orelha!

11.3.03

SETI entra em nova fase

A New Scientist revela que o projecto SETI vai entrar numa nova fase onde se vão analisar com mais cuidado os 150 sinais de rádio mais prometedores.

Será desta que os nossos colegas no Universo vão ser descobertos?!

PlayStation 3 já este ano?

Previsto originalmente para 2005, o lnançamento da nova consola da Sony pode acontecer já este ano, informa a Bloomberg.

Não duvido que o fabricante consiga produzir as consolas nessa data mas será comercialmente necessário enquanto a PS2 continua a dominar o mercado e a X-Box continua a grande distância?

10.3.03

Afeganistão entra no Século XXI

Finalmente uma notícia agradável: a BBC informa que o Afeganistão lançou finalmente o seu domínio de topo .AF.

Recorde-se que o acesso à Internet era proíbido durante o reinado dos medievais Taliban.

Site Português quebra privacidade

Segundo a SIC, o site de vendas Giga 2000 foi fechado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados por este recolher e utilizar dados privados dos seus utilizadores duma forma ilegal.

É de aplaudir esta iniciativa. Sem uma fiscalização adequada, não é possível aos consumidores fazerem compras online com confiança.

Era bom que os orgãos fiscalizadores não parassem por aqui e dessem uma reprimenda aos sites de vendas que apresentam formulários para introdução de dados pessoais sem nenhuma espécie de protecção...

7.3.03

USB sem fios

Em mais uma medida para acabar com os inestéticos cabos, a CableFree começou a comercializar um adaptador USB para impressoras que comunica com o protocolo rádio Bluetooth.

Depois de instalado em qualquer impressora USB, esta pode ser usada por qualquer equipamento num raio de 30 metros bastando a estes possuir um (barato) adaptador Bluetooth.

Batido recorde de velocidade da Internet

A BBC refere que investigadores enviaram pela rede Internet2 6,7GB de informação a uma distância de quase onze mil quilómetros em menos de um minuto - o equivalente a 932Mbps!

A isto é que se pode chamar banda larguissima :-)

6.3.03

China revela planos Lunares

As autoridades da China revelaram os contornos do seu projecto espacial. O objectivo final é criar uma mina permanente de Helium-3 na superfície da Lua.

O He-3 é usado em várias indústrias, entre as quais a médica e a aeroespacial, mas o seu grande potencial reside em servir de combustível para centrais de fusão nuclear.

Segundo este relatório da NASA o potencial energético do He-3 lunar corresponde a dez vezes mais que todo o petróleo e gás natural da Terra!

Sony anuncia primeiro gravador de laser azul

Um mês depois de começaram a ser atribuidas as licenças para fabrico de equipamento com a tecnologia "Blu-Ray" - o sucessor do DVD - a Sony anunciou que em 22 de Abril vai lançar o primeiro gravador do formato.

Recorde-se que estes discos semelhantes ao CD armazenm 23GB em cada lado.

5.3.03

Gatos pretos têm sorte

A Wired revelou que afinal os gatos pretos têm sorte: a pigmentação escura está associada a uma maior resistência a diversos tipos de vírus.

O mais pequeno servidor Web do Mundo?

Diversos projectos reclamam para si o título do mais pequeno servidor Web. Mas nada pode bater esta máquina - um servidor do tamanho da unha do dedo mínimo!

As características deste servidor anão consistem num relógio de 4MHz, 1KB de memória para o servidor Web mais 256 bytes para implementar o protocolo TCP/IP. Segundo os criadores, a versão final a comercializar não será maior que uma caixa de fósforos - já com fonte incluída!

3G ajuda vitimas de asma

A The Feature informa que uma das primeiras aplicações para o 3G (telemóveis de 3ª geração) será o controle dos sofredores de asma.

Um pequeno sensor ligado ao paciente envia ao médico assistente medições em tempo real. Assim, o paciente poderá ser alertado pelo seu médico antes mesmo de sentir os síntomas dum ataque de asma.

3.3.03

Fantasmas... de laboratório

Li na Scientific American este interessante artigo sobre actividades paranormais e a actividade cerebral.

Cientistas conseguiram produzir "experiências paranormais" em pessoas sob a influência dum camp magnético. Vale a pena ler sobretudo para quem acredita no Oculto...

Estupidez tem remédio!

Uma boa notícia: cientistas revelaram à New Scientist que a estupidez pode ser curada!

Segundo estes, a estupidez é uma doença genética e poderá ser criado um tratamento para emendar o problema. Esperemos que seja verdade e que alguns políticos não se esqueçam de tomar os medicamentos...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?