<$BlogRSDURL$>

31.10.06

A Web em formato Micro

As tecnologias usadas nos sites Web 2.0 dificultam muito a indexação de sites e podem "esconder" das máquinas conteúdos relevantes. Eis que começam a tomar balanço os novos Microformatos - um género de resumos das páginas Web num formato simpático para os computadores. Será que é este o começo da Web 3.0 e/ou a Web Semântica com que sonha Tim Berners-Lee, criador da WWW?

Para ter um pequeno cheirinho dos microformatos veja os microsumários do Firefox 2.0 e leia sobre algumas das aplicações possíveis em microformats.org.

Observatório da blogosfera tuga

Entrou em fase de testes o "Blogservatório". Parece ter ainda poucos blogs indexados mas mesmo assim já é uma boa opção para quem se quer manter actualizado sobre o que se passa na nossa blogosfera.

26.10.06

Temos campeões entre nós!

Pela primeira vez temos dois blogues nomeados entre os melhores do Mundo (fonte: Público! Trata-se do Diário de um Quiosque e o podComer. Parabéns aos responsáveis de ambos os blogues e boa sorte para a votação. Para mim já ganharam!

19.10.06

Boxes dez vezes pior que droga

Cuidado! Se for apanhado com uma box pirata da TV Cabo, mesmo que desligada, leva com uma multa entre 500 a 3740 Euros! Em comparação, a posse de droga para uso pessoal é punida com 25 a 374 Euros.

Ou seja, para os nossos legisladores, um produto "perigoso" como uma caixa pirata é 10 a 20 vezes mais grave do que a posse de droga!

"Ó sô Guarda, esta box nem funciona, era só para esconder o haxixe" ;-)

16.10.06

Reuters abre delegação em comunidade virtual

A comunidade virtual Second Life é um sucesso tão grande que não tem escapado aos radares das grandes firmas. Depois da Toyota, Sun, Sony e Coca-cola, é agora a vez da "cinzentona" agência noticiosa Reuters abrir uma delegação dentro do jogo.
Pura jogada de marketing e/ou reconhecimento da crescente importância das comunidades online que se geraram nos últimos 2-3 anos? O futuro o dirá.

15.10.06

Sapo não nos dá música

Ontem o Sapo Música estaria a vender faixas musicais a 1 cêntimo. Proposta irrecusável para quem gosta de música, na minha modesta opinião.
Em vez do site lento e sobrecarregado que eu esperava, deparei-me com uma página sem nada. Passadas 24 horas a mesma coisa, tal como na homepage do site mais popular de Portugal.

Enfim, nada de novo. É apenas uma oportunidade perdida para o comércio electrónico em Portugal a juntar-se a muitas outras.

10.10.06

Autoridade da Concorrência investiga Google

Não, não é verdade, mas não deixa de ser preocupante o papel monopolizador que a Google está a ter em várias áreas reforçado hoje com a compra do YouTube. Depositar todos os ovos no mesmo cesto é sempre mau.

8.10.06

Empresas: Cuidado com os Bufos!

Quando vejo campanhas contra a pirataria informática fico com azia. A Assoft, associação que protege os direitos dos autores, ciclicamente envia para a comunicação social números "alarmantes" que pura e simplesmente não fazem sentido. Se um estudante da classe média faz pirataria de software no valor de milhares de Euros isso representa um prejuízo real para as firmas? - a Assoft supõe sempre que o "meliante" só não paga pelo software porque não quer, não porque não pode.


Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Bufos,
precisam-se!

O último anúncio da Assoft é o cúmulo, dá vontade de retaliar oferecendo uma cópia pirata do XP e Office a todos os amigos: depois de alertar para as pesadas multas (agredir alguém parece ser um crime menor comparado com uma cópia de sofware), o anúncio alerta que os responsáveis das firmas podem ser processados. E termina de forma lapidar: "Caso suspeite da existência de software ilegal na sua Empresa deverá entrar em contacto com a Assoft"!

Ou seja, se descobrir um software pirateado na sua firma em vez de o apagar e/ou alertar os responsáveis, é convidado a bufar para a Assoft - cujos advogados decerto esfregarão as mãos de contente.

Uma entidade, seja ela qual fôr, que convida a denúncias, não merece a nossa consideração.

5.10.06

P2P na TV

Os criadores do Kazaa e do Skype vão lançar um software P2P (peer-to-peer) para streaming de vídeo - vidé esta página. As redes P2P são mais conhecidas para partilha de ficheiros e podem vir a ser uma excelente forma de ver TV Digital com qualidade com custos reduzidos - como prometem os autores. Ver para crer :)

1.10.06

Feeds RSS no pópó

Depois de se apanhar o bichinho dos feeds RSS, é difícil passar muito tempo sem saber o que há de novo nos nossos sites noticiosos e blogs preferidos.
Por exemplo, quando está parado no tráfego porque substituir o zapping radiofónico pela escuta dos nossos queridos feeds? É isso mesmo que a Nissan fez com o upgrade do Carwings. Infelizmente o sistema apenas lê em Ingalês. Quem sabe se no futuro, na comodidade do seu próximo pópó, possa ouvir os últimos posts aqui do Impressões Digitais ;)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?