<$BlogRSDURL$>

23.12.07

Amazon: o cliente primeiro 

Esta semana recebi uma encomenda da Amazon com atraso de um dia. Como as entregas do site não costumam ultrapassar os 3 dias, mesmo no Natal, já estava a pensar que teria apanhado a empresa em falta pela primeira vez em 12 anos - a minha primeira encomenda foi em Janeiro de 1996 e desde essa altura tenho mantido uma média de 3 a 4 encomendas por ano.

A única vez que tive um problema com a Amazon foi quando me enviaram dois livros iguais (só me tinham cobrado um). Alertados para o problema, a resposta deles foi "O erro foi nosso. Ofereça o livro a um amigo com os nossos cumprimentos". Caiu bem.

Na entrevista de Jeff Bezos, patrão e fundador da Amazon, afirma que acima de tudo continua a estar o serviço prestado ao cliente - mesmo quando isso se reflicta em perdas de receitas a curto prazo. E isso nota-se, pelo menos pela parte que me toca.

Afirmou ainda que todos os empregados têm de passar periodicamente pelos armazéns e call-center. Ele inclusive. Uma americanice para os empresários lusos - estão a imaginar o Belmiro de Azevedo como repositor dum supermercado? Ou um administrador dum banco detrás do balcão?

Feliz Natal e um Próspero 2008!

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?