<$BlogRSDURL$>

27.11.03

Promoção do mês: implantes de chips

Segundo a News.com a firma ADS está a dar um desconto aos primeiros cidadãos que quiserem implantar um chip no seu corpo.

Os chips usam a tecnologia RFID e transmitem continuamente um número de série que o poderá identificar nas suas trocas comerciais ou em outras situações onde tenha de apresentar a sua identificação.

Isto é muito hi-tech mas comigo NÃO!!!

Mais perto do nanofuturo

A EE Times menciona mais outro aplicação revolucionário dos nanotubos: armazenamento de massa.

Com tantas notícias empolgantes, parece claro que mais certo ou mais tarde os nanotubos vão aparecer no nosso dia-a-dia. Resta saber se para o ano ou daqui a uma década :)

26.11.03

Ó da guarda! ATM com vírus!

Seria suposto as populares caixas ATM Multibanco terem salvaguardas que impossibilitam a infecção por víroses, certo? Errado! A New Scientist informa que foram detectadas caixas infectadas nos Estados Unidos! (O que não é de espantar dado o sistema operativo usado)

Curiosamente a Diebold esteve recentemente nas bocas do Mundo quando ameaçou processar um estudante e vários sites por estes terem revelado as várias falhas de segurança das suas máquinas de votação electrónica. Altura para pensarem em mudar de plataforma?

25.11.03

Teste a sua "inteligência digital"

Vá ao site da MSNBC e complete o teste de "inteligência digital". O meu resultado de 174 classifica-me como geek assumido :-)

NASA testa com sucesso propulsão de iões

A NASA testou com sucesso um método de propulsão por iões, informa a New Scientist. O teste fez parte do polémico Projecto Prometeu que usará energia nuclear para viagens espaciais de longa distância.

24.11.03

Epson demonstra mini-robot voador

Informa a EE Times que a Epson demonstrou um robot com apenas 8,9 gramas que consegue voar.

Vivendi destrói arquivo MP3.com

Li na Kuro5hin que os chupistasadministradores da Vivendi venderam a marca MP3.com à CNet mas o acordo implica a destruição do arquivo actual de 250 mil faixas musicais - a esmagadora maioria das quais de pequenos artistas que não têm forma de distribuição alternativa.

Esta acção provocatória tem pelo menos uma vantagem: fica cabalmente provado que as grandes editoras musicais estão-se nas tintas para os autores cujos direitos dizem defender com unhas e dentes :-(

Abaixo a barbárie e o capitalismo selvagem! Deixem de comprar CDs! (Vejam alternativas aqui e aqui)

21.11.03

Web no século XIX

E se... a Web fosse criada no Era Victoriana? Esta é a hipótese levantada pelo site B3TA para apelar à criatividade dos seus leitores. Os resultados são verdadeiramente hilariantes :-D

20.11.03

Descoberto novo ingrediente da Natureza

A lista de partículas sub-atómicas já tem umas poucas dezenas de entradas mas ainda há lugar para mais: a BBC informa que foi descoberto uma nova partícula com características peculiares e inesperadas.

Ligue a árvore da natal ao seu PC

A Tomato Chip lançou uma árvore de natal que muda de cor para ligar ao porto USB. É uma ideia inútil e um bocado pateta... QUERO UMA!

19.11.03

Efeitos especiais de trazer por casa

Para quem pretende produzir filmes em video com personagens virtuais já não precisa dum orçamento avultado. Através do novo software da NaturalMotion , qualquer um pode impressionar os amigos ;-)

Pense duas vezes antes de acelerar

Numa medida que pode ser benéfica para a prevenção rodoviária (e seguradoras) mas um desastre para a nossa privacidade, o seu automóvel vai ser acompanhado através da geolocalização incluída no seu telemóvel.

A tecnologia não é nova e já está a ser testada. Se as barreiras legais forem ultrapassadas, não via mais poder passar dos limites de velocidade sem que a sua seguradora (e a polícia) saiba.

18.11.03

Guerra pelo sucessor do DVD a caminho do fim?

Lê-se no Geek que está na fase final a escolha do sucessor do DVD. Tal como aconteceu nos formatos DVD graváveis existem dois campos em peleia e é muito possivel de, independentemente do formato escolhido como norma, irem existir dois formatos concorrentes no mercado :-|

IBM apresenta supercomputador "portátil"

A IBM apresentou um protótipo dum supercomputador de pequenas dimensões (igual ao de um frigorifico!) que atinge a velocidade de 2 Teraflops (2 milhões de milhões de operações aritméticas por segundo).

Apesar do "frigorifico" figurar como o 73º computador mais rápido do Mundo, ele é apenas um das dezenas de componentes dum gigantesco supercomputador que vai atingir 332 TFlops!

17.11.03

Relaxe... sem telemóveis por perto

Veja aqui um dispositivo que parece um telemóvel mas que afinal é um bloqueador de telemóveis num raio de poucos metros. Se está interessado, compre já porque pressinto que este site não vai estar muito tempo no ar :)

14.11.03

Kazaa entra no negócio de distribuição de filmes

Segundo a News.com o sistema de partilha de ficheiros Kazaa vai ser usado para distribuição duma longa metragem indiana a um custo de apenas 2.99 dólares. Poderá este ser o ponto de viragem em que os grandes estúdios passam a encarar o P2P como uma possivel fonte de receitas adicionai e não apenas uma rede de pirataria?

13.11.03

Enviar emails depois de morto

Uma firma está a vender um serviço que consiste em enviar emails a uma série de destinatários depois dos seus clientes falecerem. Leia mais sobre esta mórbida ideia na Wired.

Compre em leilão o seu próprio satélite

Lê-se na Space.com que a firma SpaceDev está a leiloar um satélite na eBay.

O vencedor do leilão dará nome ao satélite e poderá incluir a carga que desejar no satélite. Vou ali abrir o mealheiro para ver se tenho hipóteses :)

12.11.03

Vírus: duas décadas de problemas

Aquele que é reconhecido como o primeiro vírus foi executado por um estudante faz por esta altura 20 anos. Leia um artigo sobre a triste efeméride na Silicon.com.

11.11.03

Tele-etiqueta: como os Américas são diferentes de nós...

A PalmInfoCenter dá a conhecer os resultados dum estudo sobre as regras de etiqueta no uso dos telemóveis nas diferentes partes dos Estados Unidos. Como as coisas aqui são diferentes onde os irritantes aparelhos tocam em qualquer lado... mesmo no cinema e teatro :-(

Outro recorde: transistores a 509GHz

Investigadores da Universidade de Illinois conseguiram o feito de construir transistores que funcionam à velocidade prodigiosa de 509GHz - cerca de 150 vezes maís rápido que os usados nos vulgares computadores pessoais.

10.11.03

Chiu... o PC está a funcionar

Na Wired está uim artigo sobre a nova moda nos PC: os equipamentos silenciosos. Pela minha experiência pessoal, o nivel sonoro emitido por um PC pode contribuir em muito para o bem estar de quem passa muitas horas diante do monitor. Foi por isso que comprei um dissipador passivo da Zalman e ando a ganhar coragem para comprar um fonte silenciosa.

Pequena dimensão, capacidade gigantesca

A PC World anunciou que a Iomega vai lançar um formato de armazenamento com discos de 5 cm. de diâmetro com espantosa capacidade de 35GB! Quero um!

7.11.03

Homens são necessários!

A acusação frequente por parte das mulheres que não somos necessários para nada é altamente injusta. A prová-lo está um estudo citado na MSNBC ;-)

Primeiras fotos da PlayStation portátil

Veja aqui as primeiras fotos da consola portátil PSP da Sony.

O dispositivo, com preços comparáveis ao seu rival GameBoy Advance da Nintendo, vai ser um tudo em um: consola compatível com a PlayStation, tocador de músicas MP3, reprodutor de vídeo, etc. Leia mais sobre a consola na Reuters.

5.11.03

Sharp demonstra LCD com resolução igual ao papel

Pode verificar nesta página um protótipo dum LCD desenvolvido pela Sharp que tem a impressionante resolução de 300DPI (pontos por polegada) - o equivalente ao usado em algumas revistas em papel.

Momento histórico: online ultrapassa vendas dos CD

Segundo a BBC as vendas de downloads de faixas musicais quase que atingirim o dobro das vendas dos CD singles nos Estados Unidos.

Parece inevitável que as vendas de downloads musicais ultrapassem as vendas dos convencionais CD que, lentamente, vão desaparecendo de cena. A questão é saber se isso vai acontecer daqui dois, cinco ou mesmo dez anos.

4.11.03

Microsoft na era dos blogs

Ao contrário do que as relações públicas da fiorma tentam transmitir, a Microsoft não ter por hábito lançar produtos inovadores para o mercado antes deste estar maduro. Uma prova disso é o teste do mecanismo de blog da firma, o Mywallop que por enquanto se encontra apenas disponível para os beta-testers. Na próxima versão do Windows teremos além do "My Music" e "My Pictures" também o "My Blog"?

O mais pequeno PDA do mundo?

Se nãop contarmos com o relógio da Fossil, o novo PDA da Citizen para si o título do mais pequeno do mercado tendo as dimensões exactas dum cartão de crédito.

3.11.03

Chip óptico bate recordes de velocidade

A CNN noticia que uma firma Israelita produziu um chipo óptico com capacidade para efectuar 8 Teraops (8 milhões de milhões de operações por segundo)! Esta velocidade é mil vezes superior ao chip mais potente até ao momento e equivale ao poder computacional dos maiores supercomputadores.

Um CD-ROM por cada habitante do planeta

Em estudo efectuado por investigadores da Universidade da Califórnia citado na BBC afirma que no ano passado foram produzidos em média 800MB de informação para cada habitante da Terra.

Este valor é o dobro do gerado á apenas três anos atrás!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?