<$BlogRSDURL$>

31.8.02

Dataplay entusiasma indústria

O New York Times tem um artigo interessante sobre o interessante sobre o formato Dataplay.

Os gigantes da indústria fonográfica estão a empenhar-se para que este formato substitua o CD a médio prazo.

30.8.02

Parar asteróides com airbags

Pode parecer uma anedota mas não é: cientistas propuseram proteger a terra de asteróides com a abertura de airbags gigantescos. Verifique na T3.

29.8.02

Extraterrestres: as receitas

Neste site pode ler como capturar extraterrestres e as diferentes formas de os cozinhar :-)

Carro movido a açucar?

A CNN revela que cientistas conseguiram realizar a extracção de hidrogénio a partir de glucose (açucar). O açucar pode assim tornar-se o substituto da gasolina nos automóveis.

Movimento anti-google

A Salon tem um artigo muito interessante sobre um indivíduo que se manifesta contra o mecanismo de pesquisa Google.

A sede do seu "movimento" anti-Google fica no site Google-watch. Escusado será dizer que discordo de praticamente tudo o que ele diz. Segundo ele, o Google valoriza os grandes sites em favor de outros mais pequenos mas mais dinâmicos. A boa posição aqui da vossa Impressões Digitais parece provar exactamente o contrário :-)

Sony aplica eutanásia ao Betamax

Li na Silicon que a Sony só vai fabricar mais 2 mil leitores de vídeo Betamax antes de acabar de vez com o formato.

Para os mais esquecidos, o Betamax é o tal formato que combateu e perdeu para o VHS apesar de muitos o considerarem superior. Leia no Urban Legends o relato desta guerra.

28.8.02

Sangue por SMS

A Cruz Vermelha Filandesa teve uma ideia simples mas brilhante: criou uma base de dados com os telemóveis de todos os dadores de sangue e contacta-os por SMS sempre que fôr necessário recolher o líquido da vida do tipo de cada dador.

Confira na The Feature.

Playstation com acesso à Internet

Ao fim de quase dois anos de promessa, a Sony finalmente lançou o adaptador da PlayStation 2 que permite ligação à Internet por banda larga ou linha telefónica.

O adaptador custa 40 dólares nos Estados Unidos e, aparentemente, ainda não está à venda na Europa. Leia os detalhes no Yahoo.

Começou a guerra pelo sucessor do DVD

À semelhança do que aconteceu com os regraváveis DVD-RW e DVD+RW, passaram a existir duas tecnologias rivais para suceder ao DVD.

Segundo a Geek, a NEC e Toshiba propõem um modelo com 40GB enquanto os principais rivais propõe um formato com 54GB.

Tal como aconteceu com os formatos de regravação DVD, esta rivalidade pode atrasar por vários anos a adopção da tecnologia.

27.8.02

Uma luva que fala

Investigadores Australianos estão a desenvolver luvas que traduzem movimentos gestuais em palavras. As luvas permitirão a surdos comunicar com quem não conhece a linguagem gestual.

Os detalhes estão no Beyond 2000.

Procure o Bóbi no seu telemóvel

De acordo com a Reuters, uma firma Finlandesa criou um sistema de georeferenciação para animais domésticos. Quando o Bóbi ou o Tareco fugirem, basta usar o telemóvel para descobrir o seu paradeiro!

26.8.02

e-Commerce à Portuguesa

De vez em quando decido comprar online em sites Portugueses. Faço-o uma ou duas vezes por ano desde há bastante tempo. Desta vez escolhi o conhecido Voxpop.

Que tonteria a minha! Os problemas começaram com a encomenda: depois de meter o meu Visa nada aconteceu! Apercebi-me que era dos habituais bugs no Javascript e mudei de browser, o que resolveu o problema.

Na dúvida tentei descobrir se a minha encomenda não teria sido registada duas vezes e, azar!, depois de feita a encomenda ela perde-se no éter. Pelo menos, desta vez recebi uma email de confirmação passados alguns minutos.

Por último, o tempo de resposta é o habitual por cá: 15 dias, 2 dos quais atribuíveis aos CTT.

Para mim, tem sido sempre penoso e demorada a compra nos sites nacionais. No entanto, sou comprador online compulsivo e nunca tive razões de queixa dos sites estrangeiros. Não admira que as lojas online tugas estejam às moscas...

Al Pacino contracena com actriz virtual

No seu último filme, S1m0ne, Al Pacino faz o papel dum produtor que cria uma actriz virtual que se torna uma estrela sem a imprensa descobrir que ela não existe.

Na Wired está um artigo sobre o processo de criação da actriz para o filme.

Novo método de protecção de CD

A Technology Review tem um artigo sobre um novo método de protecção de CD. Consiste um embutir um smartcard dentro do próprio CD cuja presença é necessária para aceder ao mesmo.

23.8.02

Detalhes dos novos Palm aparecem na Web

Apesar da tentativa de embargo da Palm, começaram a aparecer na Web informações sobre o novo modelo m900 - o primeiro equipado com o Palm OS 5.

Assim, há uma semana apareceu uma imagem (aparentemente dum primeiro protótipo) enquanto que na InfoSync apareceram écrans do browser Web do m900.

Computadores sem relógio

O conceito dos processadores assíncronos (sem relógio) vem dos anos 60 mas só agora parece que se vai tornar realidade. Usando esta tecnologia, os componentes transmitem imediatamente os seus resultados em vez de esperarem por uma transição de relógio. As vantagens de velocidade são óbvias.

O NY Times tem um artigo sobre o assunto (necessário registo grátis).

22.8.02

Escrever com os olhos

Cientistas inventaram uma forma de escrever usando apenas os movimentos do olhos. Confira no Independent.

Ponha um erro no seu peito!

Alguém tinha de o fazer: a Errorwear está a vender uma linha de t-shirts com os erros informáticos mais comuns.

Além dos écrans azuis do Windows (nas versões 9x, NT 4 e 2k), pode ainda comprar curiosidades como um erro do jogo Pac Man. Delicioso!

Xbox acede à Internet... com Linux

O Xbox Linux Project lançou a primeira versão deste sistema operativo para a consola de jogos Xbox... da Microsoft!

A versão 0.1 incorpora os principais serviços de rede permitindo, por exemplo, comportar-se como um servidor de Web. A ligação à Internet chehou meses antes da Microsoft lançar o seu serviço Xbox Live. Note-se que esta primeira versão necessita duma modificação interna na consola mas em breve sairá outra onde isto não é necessário.

21.8.02

Indústria fonográfica continua "terrorismo"

A indústria fonográfica, através da sua representante RIAA continua a sua táctica infame de "terrorismo legal": depois de ameaçar processar os indíviduos que tenham faixas musicais pirateadas, depois de pedir ao Governo dos Estados Unidos para tentar danificar os computadores dos piratas, virou-se agora para os ISP e meteu a reu rebanho de advogados a processar a torto e direito todo os operadores que não bloqueiem o acesso dos utilizadores suspeitos. Veja os detalhes aqui.

Entretanto, a Information Wave Technologies começou aquilo que se pode tornar um movimento: bloqueou o acesso da RIAA à sua rede. Espero que este exemplo seja seguido por todos. Vamos correr com a RIAA e seus advogados da Internet!

Mão cibernética próxima da realidade

Um dos grandes problemas em produzir um andróide parecido connosco é o tipo de movimentos produzidos pelas nossas mãos.

No entanto, um passo de gigante foi passado com a criação da Shadow Hand - uma mão cibernética que se aproxima muito da realidade.

Elevador espacial avança a bom ritmo

A Space.com tem um artigo sobre o elevador espacial - um elevador que vai da superfície da Terra até uma altitude de 100 mil quilómetros!

O público em geral tomou conhecimento do conceito durante os anos 70 na obra Fountains of Paradise de Arthur C. Clarke. A obra de ficção cientifica é hoje tida como bastante provável. Além dos custos, o único problema é a produção de cabos de nanotubos que, actualmente, não passam das dezenas de centimetros (há dois anos não passava de escassos milimetros).

A vantagem deste elevador é o baixissimo custo para enviar cargas em órbita geoestacionária e para além do nosso planeta. O lançamento dum satélite consiste em carregar no botão do último andar :-)

20.8.02

Aplicação Palm revoluciona o mercado

Bom... confesso que exagerei um pouco no título... Mas recomendo aos felizes possuidores de Palms uma visita à Handango onde está um despretencioso e grátis jogo feito por este vosso humilde criado :-)

Torre com mil metros de altura arranca na Austrália

Li na T3 que estão prestes a começar os trabalhos numa torre com mil metros de altura!

A torre tem como objectivo gerar energia para duzentos mil lares a partir da luz solar.

Governo Americano diz que Linux é bom demais

A agência governamental dos Estados Unidos NSA diz-se arrependida de ter produzido uma distribuição Linux segura, o SE Linux. A razão para tal, segundo a Geek é ridícula: ao mesmo tempo que a agência produziu uma versão segura para os seus cidadãos, forneceu também esta poderosa ferramenta para terroristas e outros meliantes.

Tok! Tok! Tok! Estes Américas são doidos!

19.8.02

Actualização: Caixa multibanco no túmulo!

Há coisas que só podem vir do outro lado do Atlântico: para evitar as desbaratação da sua herança, um rancheiro decidiu colocar uma caixa multibanco junto do seu túmulo e distribuir pelos seus herdeiros cartões de débito com limite de levantamento só válidos nessa caixa! Confira no SFGate.

(Actalização dia 21: afinal p-a-r-e-c-e que esta notícia foi apenas um boato, a SFGate retirou-a do ar até a conseguir confirmar)

NASA procura ler a mente dos terroristas

Segundo o Washington Times, a NASA está a desenvolver um sistema que permite "ler" os pensamentos de potenciais terroristas nos aeroportos.

Desastre de terceira geração

Atrasos, problemas técnicos, problemas financeiros e indiferença do mercado. Tudo isto tem atingido as firmas com licenças de telemóveis de 3º geração, o UMTS.

O panorama é tão negro que há quem aconselhe a desistir de vez da tecnologia. Leia sobre este assunto na ZDNet.

Corrida à "partícula de Deus" sem vencedores

Por muito que se saiba hoje sobre o Universo, uma pergunta continua por responder: porque é que existe a matéria?

A teoria actual mais popular é que a matéria é formada pelas partículas Bosões de Higgs mas esta nunca foi detectada. A Wired tem um excelente artigo sobre este assunto.

16.8.02

Linguagem é um vírus

Bom, a linguagem não é bem um vírus, como alguns filósofos dizem, mas parece que resulta de duas mutações genéticas ocorridas há 200 mil anos que conferiu aos nossos antecessores uma forte vantagem sobre os seus rivais.

Leia os pormenores no Washington Post.

Visão electrónica

Lembram-se de há algumas semanas atrás aparecer uma notícia sobre um novo método de dar visão aos cegos? No Geek este assunto é abordado de novo e é dada a razão porque o país escolhido foi Portugal.

14.8.02

Impressões na Digito

A segunda crónica deste vosso humilde escriba apareceu hoje na Digito. Espero que se divirtam a ler o texto deste mês: "Pela desconsolidação!"

Dragão sem sentido de humor

Os detentores da marca "Godzilla" ameaçaram processar o criador do blog Davezilla devido à semelhança do nome e do pequeno réptil nesta página pessoal.

O resultado foi o esperado: o Dave tornou-se numa das pessoas mais conhecidas da Internet e os japoneses "Toho Co., Ltd" passaram a ser conhecidos como vilões.

É preocupante ver o nível disparatado a que chegam as questões de direitos de autor.

Mude de nome, ganhe dinheiro!

Definitivamente, os publicitários ainda conseguem surpreender-me! Os criadores do jogo Turok decidiram fazer uma campanha de divulgação inédita na Grã-Bretanha: ao mudar o seu nome legal para "Turok" ganha automaticamente prémios!

Os detalhes na T3.

Um novo tipo de teclado

Os teclados representam talvez o componente de PCs onde existem mais proposta não-convencionais. Um exemplo é o protótipo dum teclado para uma só mão que permite digitar texto sem necessidade duma superfície lisa.

Não é o primeiro teclado deste género mas as características parecem ser as perfeitas para os aficionados dos PDA.

13.8.02

Museu para programadores

Quem é programador e anda nestas andanças sabe o importante papel desempenhado na década de 80 pelas ferramentas da Borland.

Felizmente a Borland, orgulhosa do seu passado, criou um museu onde se podem puxar versões "arqueológicas" do seu software e ler sobre os pontos mais marcantes da história da firma.

Multiusos do armazenamento

Para quem precisa transferir vários GB de um lado para o outro, o novo Archos Multimedia Jukebox é uma excelente solução.

Com 20GB de armazenamento, o equipamento permite colocar ficheiros MP3, gravar vídeo no formato MPEG-4, tirar fotografias e armazenar os conteúdos de placas Compact Flash e Smart Media (útil para quem tem uma câmera digital). Quero um!

Segway não é o mesmo que Ginger?

Afinal parece que a trotinete Segway não é o mesmo que o famoso projecto revolucionário Ginger!

Bob Metcalfe, entre outros, afirmou que o Ginger que lhe foi mostrado tem pouco a ver com o trotineta que vai ser lançada para o público daqui a pouco tempo. Os pormenores estão no Ginger-Chat. Voltam a correr os rumores que Ginger era um hovercraft e não uma trotinete.

Entretanto, como prova que o Segway não é vaporware, leiam aqui a notícia do seu primeiro acidente!

12.8.02

Inventário do futuro

A revista PC Magazine tem um excelente artigo sobre as tecnologias que vão moldar o nosso futuro.

Como o artigo tem a data de 3 de Setembro de 2002, é ele próprio uma viagem ao futuro próximo :-) Vale a pena ler!

Privados retomam corrida ao espaço

Após os problemas financeiros dos Russos e os cortes nos Estados Unidos, a missão de explorar o espaço tem tendência para ficar nas mãos dos Europeus e Asiáticos.

No entanto, os privados também estão atentos e são capazes de revolucionar o lançamento de satélites a médio prazo. Leia no Space Future alguns dos projectos em curso.

9.8.02

Igreja cativa fieis com CRM

Diz a Silicon que a igreja Britância de Reading está a usar software CRM para cativar novos membros para a sua congregação.

Apesar de começar a usar ferramentas do século XXI, a religião Cristã continua a seguir ideias medievais em muitas áreas.

Kasparov perde outra vez?

Kasparova vai defrontar o computador campeão mundial de xadrez. Depois da derrota com o Deep Blue, vai baquear outra vez perante o Deep Junior. Leia aqui os pormenores.

8.8.02

McAfee explora redes peer-to-peer

A McAfee vai distribuir os seus produtos anti-vírus nas rede de peer-to-peer Morpheus e Blubster.

Estas redes, sucessoras do Napster, aparecem mais frequentemente nos media lligadas à pirataria e propagação de vírus mas a sua ubiquidade e número de utilizadores levou a McAfee a optar por este método inédito de distribuição de software.

Telemóveis vão ter 3D

Diz aqui que a ARM está a preparar chips para integrar 3D nos telemóveis do próximo ano.

É uma ideia engraçada mas... faz sentido pensar em 3D num dispositivo com um écran diminuto cuja função principal é fazer chamadas telefónicas?

7.8.02

Ganhe dinheiro com tatuagens publicitárias!

A imaginação dos publicitários não pára de me surpreender: neste site pode inscrever-se para tatuar no seu corpo uma mensagem publicitária temporária ou permanente!

Leva um murro...

... quem colocar um apontador para esta página. Parece ridículo mas há uma tendência crescente para as firmas proibirem outros de efectuarem links para as suas páginas.

Esta ridicula e contra-producente prática é denunciada no site Don't Link to Us!. Outra prova que a estupidez humana não tem limites :-(

PC com múltiplas personalidades

Quem usa vários computadores por dia sente na pele o incómodo de sincronizar os dados entre eles. A IBM parece ter a solução para este problema com o seu Antelope Mobile Computer Core, um pequeno "tijolo" de computação com as dimensões de 7,5X12,5X1,8cm que pode ser usado sozinho como um PDA, como um portátil, como tablet PC ou PC de secretária.

NEC inicia moda dos PC ecológicos

O fabricante NEC anunciou o lançamento dum novo computador ecológico, o Powermate Eco.

O PC tem um baixo consumo energético, é silencioso e produzido com materiais 100% recicláveis. Numa altura em que os CPU e as placas gráficas consomem o equivalente a uma lâmpada, esperemos que os outros fabricantes sigam o exemplo da NEC.

6.8.02

Computadores com cérebro

Um relatório da NSF sobre as novidades tecnológicas nos próximos 100 anos afirma que o nosso cérebro vai ser digitalizado. Leia algumas das conclusões sumarentas na News.com.

"Moletrónica" em 2004?

A agência militar dos Estados Unidos DARPA efectuou um estudo onde se concluiu que a memória molecular poderá chegar ao mercado em 2004.

A tecnologia, baptizada com o nome "Moletrónica", usa uma molécula por cada bit de armazenamento o que permitiu obter em laboratório uma densidade de 100 Gigabits por centímetro quadrado.

5.8.02

Identificado outro OVNI

A Space.com revelou a identificação de mais um tipo de OVNI. Parece que os extraterrestres afinal são mais raros do que se pensava :-)

Um site explosivo!

Se gosta de ver explosões, não deixe de ver o LetsBlowItOut - um site especializado em dar cabo de material informático. Imperdível!

2.8.02

MP3 ao Poder

A The Register informa que o registo do partido politico MP3 foi aceite pelas entidades eleitorais da Grã-Bretanha.

Como se pode adivinhar pelo nome, o partido vai lutar pela livre troca de ficheiros. Será que os eleitores vão nesta "música" :-)


Atlas do antigo Egipto

Se gosta de história não pode perder por nada a visita a este site: Theban Mapping Project.

Possui talvez a maior colecção de mapas, informações e links da Web sobre o antigo Egipto. Imperdível!

Editoras de áudio acertam na fórmula?

Demorou muitos anos, provocou inúmeros processos em tribunal mas parece que finalmente as editoras acertaram: o remodelado serviço Pressplay poderá convencer os cibernautas a pagarem para ouvirem música online.

Segundo a News.com, os clientes podem ouvir sem limites as 100 mil faixas do acervo do site pelo preço dum CD por mês.

1.8.02

De volta á Lua

Depois do programa Apollo, o interesse pelo nosso satélite natural decresceu bastante. Esta tendência desapareceu depois do Lunar Prospector descobrir vestigios de gelo no pólo Sul lunar há um par de anos.

Esta semana foram apresentadas dois planos ousados de exploração lunar oriundos da Europa (ler) e Estados Unidos (ler). O Homem vai voltar a assumir o designio de explorador?

Isto sim, é ergonomia!

Muitos de nós têm de passar várias horas por dia sentados em frente a um computador. Para diminuir o desconforto, houve alguém que teve a ideia brilhante de construir uma cadeira verdadeiramente ergonómica.

Mais confortável do que isto, talvez só o sofá feito de mouse pads!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?