<$BlogRSDURL$>

20.12.02

Os perigos do álcool

Nesta época festiva não é demais advertir para os perigos do consumo excessivo do álcool. No entanto, como se pode ver aqui, nem todos os perigos são habitualmente mencionados nos órgãos de comunicação social :-)

Cumprindo a tradição, as Impressões vão estar em banho-maria durante a época das festas. A extensa equipa que produz, apresenta e traz até si este blog gostaria de lhe desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2003... cheio de tecnologia! ;-)

Satélite controlado pela Internet

Já houve várias experiências nesta área mas o satélite CHIPS vai ser o primeiro a ser controlado a partir de qualquer computador ligado à Internet.

Esperemos que os hackers não descubram o endereço IP do equipamento :-)

A ciência da gorjeta

Usualmente mais preocupado com a descrição de tecnologias, o informativo How Stuff Works mostra o que a ciência nos pode revelar sobre as gorjetas e quais os truques a empregar para aumentar o valor recebido. Vale a pena ler!

19.12.02

Pioneer ainda comunica com a Terra

Apesar de estar a 12,1 mil milhões de quilómetros da Terra, a Pioneer 10 não se esqueceu de comunicar com os seus criadores terrestres, informa a CNN.

A nave foi a primeira a abandonar o sistema solar e encontra-se ao dobro da distância do Sol a Plutão continuando a desempenhar o seu papel de aquisição de dados de grande valor científico.

Létes luque ét de traila

O Arnaldo Schwarzenegger tinha avisado que ía voltar e não nos desiludiu: vejam aqui o trailer do Terminator 3. Infelizmente os fans do musculado robot vão ter de esperar até ao Verão para ver o filme :-(

Façam o favor de ser felizes

Segundo a base de dados de felicidade os Portugueses estão na cauda da Europa comunitária em termos de felicidade mas somos bastante mais felizes que os Europeus de Leste e a maioria dos sul-americanos.

Pelo lado positivo, como a alegria prejudica o desempenho no trabalho, Portugal deve aproximar-se da média Europeia de produtividade :-)

A base de dados, fruto do trabalho de investigadores de 67 países, conclui que não existe uma relação directa entre felicidade e riqueza material ou tipo de regime politico mas alia a tristeza à ansiedade e incerteza face ao futuro.

18.12.02

Previsões para 2003

O Gildot convidou os seus leitores a fazerem previsões para 2003. Apesar de não ter as capacidades videntes da Maya nem acesso ao Oráculo de Bellini, estas foram as minhas previsões:

  1. Já se tornou um cliché mas o wireless vai entrar em força nas nossas vidas. Bluetooth e Wi-Fi vão estar por todo o lado.
  2. No final de 2003, todos os leitores do Gildot com amor-próprio vão ter GPRS mas não querem ouvir falar de UMTS (ver abaixo)
  3. Em Setembro, alguém vai postar no Gildot as primeiras impressões do seu novo telélé UMTS. Os problemas vão ser muitos e o preço ridiculamente caro. Flames galore!
  4. Continua implosão dos conteúdos @pt. Bloco de Esquerda adverte governo e este passa a batata quente para uma (co)Missão. Resultados? Só se for a tempo das próximas legislativas.
  5. Falências de operadores de telecomunicações nacionais continuam.
  6. Número de utilizadores de Netcabo estabiliza ou diminui enquanto os de ADSL aumenta em flecha.
  7. TV Digital terrestre (DVB-T): prevista para Maio, chega só no final do ano e com muitos problemas.
  8. Fim do bege! Os formatos e cores dos PC vão ser cada vez mais diferenciados.
  9. No final de Outubro, o pessoal vai postar no Gildot violentas críticas à Inforpor (esta era fácil! :)
  10. Vão fechar mais revistas de informática tugas enquanto as restantes diminuem de qualidade.
  11. Conteúdos pagos? Onde?! Quem?!
  12. TV-interactiva da TV Cabo: vai ser congelada ou mesmo descontinuada gradualmente.
  13. PC médio no Natal'03: CPU AMD Clawhammer >3Ghz ou Pentium 5 a >3.6GHz, 512MB de RAM, disco de 200 a 300GB, monitor LCD 17", wi-fi e bluetooth.
  14. Após a reestruturação da RTP2, aparece finalmente um programa de altas tecnologias que vale a pena ver.
  15. Uma nota positiva para acabar: a publicidade online vai animar no segundo semestre.
Daqui a um ano, leia aqui o balanço destas previsões :-)

Problemas no disco? Sente-se e fale

Segundo a NCBuy, o trauma de perder informação alojada em discos rígidos é tão grande que uma firma de recuperação de dados teve de contratar um psiquiatra para cuidar dos seus clientes mais difíceis.

Percebo perfeitamente a razão de tal. Quem anda nestas coisas da informática há tanto tempo como eu sabe que pode ser extremamente frustante perder dados numa falha idiota do hardware :-(

OS/2, Windows 95 e 3.x: adeus e um queijo

No final deste ano, a Microsoft vai deixar de dar suporte ao Windows 3.x e 95 cometendo assim eutanásia sobre estes dois sistemas operativos. A Information Week tem um artigo de opinião sobre este assunto. Não deve demorar muito até o Windows 98 seguir pelo mesmo caminho.

Parece que ainda foi ontem que à meia-noite dum dia de Agosto as lojas de informática abriram só para vender o novissimo Windows 95 às multidões que esperavam à entrada...

Ainda recentemente, a IBM decidiu também acabar com o OS/2 de vez.

17.12.02

Ovo multifunções

Cá está outro presente de Natal a que nenhum tecnófilo consegue resistir: um ovo que desempenha as funções de câmera de video, câmera fotográfica, consola de jogos e rádio! Eu quero um!

Armazenamento ao cubo

Como a necessidade de armazenamento de dados não pára de aumentar, a IBM descobriu uma forma original de organizar discos rígidos: num cubo!

No início do próximo ano a firma vai apresentar um protótipo dum cuboi com 3 discos de lado (um total de 27 discos) e uma capacidade de armazenamento de 32 Petabytes. O arrefecimento deste colosso é feito através de água.

16.12.02

Sinais para bons bebedores :-)

Finalmente alguém criou uma linguagem gestual para os apreciadores de alcoól! Aqui pode encontrar todos os simbolos de grande utilidade, sobretudo quando se quer pedir uma nova bebida nas discotecas que teimam em colocar o volume no máximo :-)

Pizza matematicamente perfeita

De acordo com esta notícia um grupo de cientistas estão a tentar criar uma pizza matematicamente perfeita. A espessura da base ou a distribuição do recheio não escapam ao trabalho rigoroso dos investigadores :-)

13.12.02

Acompanhe as obras do Euro'04

No site oficial do Euro 2004 estão todos os detalhes dos novos estádios. Não perca as animações 3D e as fotos de acompanhamento das obras.

Recomenda-se sobretudo uma vista de olhos no estádio de Braga - uma maravilha arquitectónica ímpar.

Telemóveis a pedal

Parece mentira de 1º de Abril mas é verdade: lê-se na Wired que as zonas rurais da India vão ter acesso à rede de telemóveis através de celulas móveis transportadas em bicicletas!

12.12.02

2002 em revista, segundo a Google

O excelente mecanismo de pesquisa Google publicou o seu balanço do ano de 2002, medido através do número de pesquisas.

Recomenda-se a leitura porque alguns dos dados são verdadeiramente interessantes.

Robot humanóide aprende truques

Segundo a T3, o Asimo, o robot humanóide da Honda, já tem possibilidade de reconhecer rostos, instruções orais e gestos.

Pode ser que o robot-mordomo dos filmes de ficção científica venha mesmo a ser uma possibilidade a curto prazo :)

Jeeves contrata mordomos

O site Jeeves lançou um novo serviço onde empregados (humanos, entenda-se) ajudam os clientes a pesquisar material na Web e em inúmeras outras pequenas tarefas.

Um serviço muito interessante para quem tem uma vida muito ocupada. O Jeeves Concierge parece-me condenado ao sucesso.

11.12.02

Computador cinquentão ainda mexe!

O The Inquirer revelou que o computador CSIRAC, construido em 1949, ainda se encontra a funcionar sem problemas!

A máquina, com sete toneladas, tem 2000 bytes de memória, 2500 bytes de armazenamento de massa e tem uma frequência de relógio de 0,001MHz!

Os mais curiosos podem ver o interior da máquina aqui.

Terceira geração só para ricos

A Hutchinson revelou o tarifário do seu sistema de telemóveis de terceira geração no Reino Unido. E não é nada agradável: tarifa mensal de 93 a 156 euros por mês e equipamentos a partir dos 625 euros!

Com estes preços só mesmo os tecnófilos com um bolso abastado e ricos é que poderão tirar partido desta "maravilha" da tecnologia. Resta saber se consultar o email ou ver videos dos golos do Benfica vão ser incentivos suficientes para o comum dos mortais se meter neste investimento.

10.12.02

Biblioteca de 404

No site da 404 Research estão algumas das melhores páginas de erro 404 (página não encontrada).

Chega mesmo ao ponto de incluir um mecanismo de pesquisa!

Australianos "inventam" leis

Lê-se na BBC que um tribunal Australiano determinou que o local de "publicação" de informação na Web é, para efeitos legais, o sitío onde é lida e não o sitío onde é armazenada ou enviada - como o bom senso indicaria.

Se esta directiva for copiada por outros Estados, publicar na Web pode começar a ser perigoso. Quem sabe se algo que publiquei aqui nas Impressões é ilegal no Butão, Tajequistão ou mesmo nas Ilhas Virgens?!

Memória holográfica persiste

Há muitos anos que a memória holográfica é tida como revolucionária acabando de vez com os actuais sistemas de armazenamento bidimensionais.

O facto de, ao fim destes anos, nunca ter aparecido nenhum produto comercial com essa tecnologia, leva a pensar que a tecnologia morreu. Segundo a EE Times não é bem assim e apresenta como provas o financiamento de duas firmas desta área.

9.12.02

Processamento de texto, acesso à Internet e café

Neste site está um PC com uma particularidade única: pode tirar cafés e aquecer água!

Isto sim é um computador multifunções adaptado às noitadas dos informáticos :-)

Blog dum maratonista

Graças à sua tremenda popularidade, existem blogs sobre os mais variados temas, alguns bastante curiosos.

Um desses casos é este blog dum maratonista que foi introduzido em tempo real as suas impressões durante os 42,195Km da corrida!

6.12.02

Redes sem fios localizam intrusos

A Newbury Networks criou um produto que permite às populares redes sem fios Wi-Fi localizar intrusos.

O sistema tem um erro de apenas três metros, mais que suficiente para apanhar meliantes escondidos com o portátil de fora :)

Blusão amigo da tecnologia

Precisa de ideias para uma prenda de Natal para alguém que gosta de tecnologia e já tem tudo o que é gadget? A T3 menciona uma óptima sugestão: um blusão que tem espaço para meter o leitor de CDs, telemóvel e está preparado para passar cabos dum lado para o outro!

5.12.02

Matemáticos resolvem enigma milenar

Há muitos que os matemáticos têm procurado uma fórmula que permita deslindar qual a melhor forma de atar atacadores (!).

O resultado desta investigação, de grande valor para a melhoria das nossas vidas, está no site da New Scientist.

Linha telefónica = energia grátis

Neste site estão à venda uma série de dispositivos que têm em comum o facto de serem alimentados a partir da linha telefónica. Ou seja, a custo zero :-)

Governo de Bush anda de olho em si?

Correm rumores que todas as versões do Windows posteriores ao Win95 têm uma "porta dos fundos" para a agência National Security Agency (NSA) que lhes permite aceder a qualquer computador equipado com esse sistema operativo.

Não é a primeira que estas acusações vêm a lume e a Microsoft sempre tem negado qualquer envolvimento com essa agência governamental.

Não sei se será verdade, mas convém jogar pelo seguro: não use o Windows!

4.12.02

Buraco negro vai engolir a terra

Segundo o Pravda, foi descoberto um buraco negro a seis mil anos-luz - ou seja, na vizinhança do Sistema Solar em termos galácticos.

Se se confirmar que se está a aproximar da Terra a grande velocidade, o nosso planeta vai ser "engolido" pelo buraco negro.

Mas escusam de começar a fazer planos para o fim do planeta: quando ele chegar perto, é pouco provável que o Homem ainda exista!

Tatuagem assisitida por computador

A PalmInfoCenter tem um artigo sobre um pinxavelho macabro: uma máquina de tatuagens controlada por PDA!

Imagino as dores que o programador do dispositivo deve ter passado para testar o seu invento :-)

3.12.02

Memória molecular dá mais um passo

Lê-se na News.com que cientistas conseguiram armazenar 1024 bits em moléculas compostas de 19 atómos de hidrogénio.

O futuro da electrónica aproxima-se a passos largos...

Abater as banhas com a ajuda dum PDA

A StarTrac lançou um moinho ("treadmill", como os Ingleses dizem) que tem como inovação o facto de ter um PDA da Palm a ajudar a controlar os seus sinais vitais e a programar as suas sessões de tortu... perdão, exercício :-)

Uma televisão defronte dos olhos

A MicroOptical é especializada em minúsculos dispositivos que projectam imagens directamente para a retina do utilizador dando-lhe a impressão de ver um écran a flutuar à sua frente.

Até ao momento, a firma tem apostado apenas em certos nichos profissionais mas em breve vai ter disponível um modelo destinado ao grande público com um design atraente, dizem. Ver para crer :-)

2.12.02

Telemóveis de 4º geração prestes a ser lançados

Ainda os operadores andam cheios de problemas para meter as redes de 3ª geração a funcionar, há quem ache que até ao final de 2003 já vai ser possivel usar telemóveis 4º geração!

Leia os pormenores no esclarecedor artigo da The Register.

Horror! Transplantes de face daqui a um ano

Segundo a New Scientist daqui a um ano vai ser tecnicamente possivel efectuar transplantes de rostos. Tenebroso...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?