<$BlogRSDURL$>

27.4.08

A quem interessa a TDT? 

Terminou o concurso da TV Digital Terrestre (TDT) e, além da obrigatória PT, apareceu em cima da hora a sueca AirPlus TV. Que, aliás, se queixa da PT por esta não lhes ter fornecido dados necessários para terminar a sua proposta - bem-vinda à peculiar concorrência made in Portugal!

Mas afinal quem são os potenciais clientes da TDT? Quem já tem cobertura pelas rede de cabo, fixa ou satélite só mudará se tiver a ganhar em preço ou conteúdos. Em relação ao preço, as ofertas actuais são caras mas têm uma larga margem para ajustes como resposta à introdução duma tecnologia rival.

Em relação aos conteúdos, a aposta da TDT é num novo canal generalista. Que, a manter-se exclusivo da TDT por muito tempo, está votado ao fracasso. Por exemplo, não é difícil prever o que teria acontecido se a recepção da SIC ou da TVI implicasse a instalação de mais uma antena.

E por falar em antenas... as inestéticas antenas de recepção UHF/VHF foram em parte erradicadas dos centros das cidades. E muitas zonas ditas rurais também já se renderam à TV Cabo por satélite. Como convencer os consumidores e as autarquias a instalarem um mastro nos seus telhados?

Estes e outros obstáculos vão tornar difícil a entrada desta tecnologia nos nossos lares. Temo que estas incertezas ainda vão pesar nos bolsos dos contribuintes...

Etiquetas: , , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?