<$BlogRSDURL$>

24.7.08

Limpeza a vapor, Google e o declínio 

Praticamente todos os internautas têm qualquer tipo de relacionamento com o Google, seja através da utilização do Gmail, Blogspot, YouTube ou pelo simples facto de ver páginas com publicidade AdSense. A firma tem uma aura de vencedora e parece que todos os projectos em que entra são ganhadores. No entanto, algo parece estar a correr mal nos últimos tempos...

Os projectos mais recentes têm sido um fracasso: o App Engine teima em não produzir sites de interesse, o Google Sites é alvo de bastantes críticas e desconhecido para muitos, o Lively está a milhas do Second Life e tem problemas de estabilidade em vários browsers, etc, etc. Na verdade, há anos que o Google não produz algo com grande sucesso.

Costuma-se dizer que ninguém gosta dum monopólio mas poucas vozes se ouvem contra o total domínio do Google no mercado publicitário online. E dá que pensar quando a poderosa Microsoft assume que quer fazer aquisições para combater o domínio do Google - recorrendo a empréstimo bancário pela primeira vez na sua história!

Perguntará o leitor o porquê da limpeza a vapor no título. O Google anunciou um género de concorrente da Wikipedia chamado "Knol" mas já existe uma firma de venda de equipamentos de limpeza com o mesmo nome e que possuí o domínio knol.com (que deve ter tido uma enchente de visitantes que foram ao engano). Mau planeamento ou displicência?

Etiquetas: , ,


20.7.08

Choque Tecnológico: um caso de sucesso 

Há notícias que falam por si: a classe média está a usar email para pedir comida (leia no DN). Um caso que reflecte o sucesso do Choque Tecnológico deste Governo?

Etiquetas: , , , ,


7.7.08

A "bolha" das Redes de Nova Geração 

Se levarmos a sério algumas notícias das últimas semanas, as Redes de Nova Geração (RNG) vão mudar o Mundo, acabar com a guerra e com a fome no Mundo!

Mas afinal o que são as RNG? Trata-se apenas e só de mudar o cabo que o liga à Internet para outro muito mais rápido feito de fibra óptica. Na prática a capacidade da ligação passa do máximo de 24Mbps do ADSL ou 32Mbps do cabo (por enquanto...) para velocidades estonteantes que podem chegar aos 100Mbps.

É assim tão relevante este aumento de velocidade para justificar todo o entusiasmo em volta das RNG? Claro que não, para a esmagadora maioria dos utilizadores as ofertas mais lentas de 2 ou 4Mbps é mais que suficiente, não será por terem 100Mbps que vão desatar a fazer downloads à bruta.

O que motiva então tanto sururu? A possibilidade de ter IPTV em que o acesso à Net não interfere com a qualidade da TV e vice-versa? A possibilidade de fazer downloads (a pagantes, presumo) de filmes em poucos minutos? As declarações de Beato Teixeira, presidente da Alcatel Lucent, podem esclarecer-nos: «Trata-se de uma revolução talvez apenas comparável à introdução da electricidade ou à massificação dos telemóveis», que pode «pôr Portugal novamente na linha da frente a nível tecnológico» (fonte: Diário Digital).

Dando de barato o facto de vários países, sobretudo os escandinavos, terem há vários anos implementado RNG, estes exageros ficam explicados: os vendedores de equipamentos vão lucrar, os operadores vão ter mais uma arma na luta contra os concorrentes e, sobretudo, podem cobrar mais algum dinheirinho aos clientes. É a Economia, estúpido!

Etiquetas: ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?